Pronunciamento de Flexa Ribeiro em 26/05/2015
Discurso durante a 81ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.
- Autor
- Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
- Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/05/2015 - Página 24
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- SESSÃO, ENTREGA, DIPLOMA, JOSE ERMIRIO DE MORAES, HOMENAGEM, RECONHECIMENTO, PESSOAS, CONTRIBUIÇÃO, MELHORAMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL.
O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores: nesta entrega do Diploma José Ermírio de Moraes, gostaria de me congratular com todos os agraciados: Sr. Albano do Prado Pimentel Franco, Sr. Carlos Alberto Sicupira, Sr. Nevaldo Rocha, Sr. Armando de Queirós Monteiro Filho, Sr. João Evangelista da Costa Tenório.
Em sua generosidade, Albano Franco, simultaneamente à direção de suas empresas, compartilhou com os industriais brasileiros seu talento como defensor das causas desse segmento. E mais: para ampliar sua esfera de atuação, contribuiu para o engrandecimento das políticas públicas brasileiras, pois esse destacado empresário sergipano foi também um dedicado parlamentar, com atuação iniciada ainda em 1967. Somente nesta Casa, tivemos a honra de tê-lo por dois mandatos, encerrados em 1994. Ao Albano Franco, nosso reconhecimento e homenagem dos paraenses.
Igualmente homenageado é o Sr. Carlos Alberto Sicupira que, além de ser uma das maiores lideranças empresariais do País, mantém atuação internacional reconhecida. Apenas uma das empresas em que é parceiro emprega mais de cem mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, as empresas de que participa têm especial destaque nos ramos de bebidas, alimentação e varejo. Não bastasse seu bom exemplo de liderança empresarial, ocupa-se, por intermédio da organização Brava, a apoiar projetos de melhoria da gestão pública. Beto Sicupira é também um dos responsáveis pela Fundação Estudar, uma organização sem fins lucrativos cujo propósito é o de potencializar jovens talentos para que possam agir grande e transformar o Brasil.
Por seu mérito - que o Senado não faz senão reconhecer - está o Sr. Nevaldo Rocha entre os agraciados do Diploma José Ermírio de Moraes. Fundador do Grupo Guararapes e hoje à frente de indústrias, lojas de varejo, centros comerciais e instituições financeiras, ele é um dos modelos nacionais de empresário. Um empreendimento nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, hoje tem presença em todo o Brasil, empregando dezenas de milhares de pessoas e, com isso, afirmando a importância de líderes empreendedores como Nevaldo.
Sendo ele uma das maiores lideranças empresariais deste País, em boa hora o Senado reconhece a maestria do Sr. Armando de Queirós Monteiro Filho. Para termos uma ideia de seu pioneirismo, basta saber que participou da elaboração do projeto que criou, ainda em 1959, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Nordeste, um organismo que seria a semente para a constituição da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Outra prova de sua visão de estadista pode ser constatada pelas iniciativas que teve, quando Ministro da Agricultura, na década de 1960: naquela ocasião apresentou um projeto, a ser enviado ao Congresso, que visava a conjugar a distribuição de terras aos trabalhadores rurais com a mecanização da lavoura e a formação de cooperativas. Nunca tendo deixado de atuar no campo político, Armando de Queirós Monteiro Filho liderou importantes empreendimentos, responsáveis por gerar empregos, financiar outros negócios e inovar nos campos em que atuou. Por isso, pode ser considerado como uma das lideranças que permitiram as transformações brasileiras - incluindo a modernização em vários setores da economia.
Entre os homenageados, com muita razão, está o Sr. João Evangelista da Costa Tenório. Ex-Senador, foi dele a iniciativa de criar este Diploma José Ermírio de Moraes. Ao apresentar o projeto de resolução, João Tenório lembrou a fecunda contribuição de José Ermírio: de sua trajetória como senador pelo PTB, ou como de Ministro da Agricultura de João Goulart; e também dos ataques que sofreu por suas posições progressistas, entre elas a defesa da reforma agrária. Exemplo de "seriedade, empreendedorismo e dedicação ao desenvolvimento nacional". Foram essas as palavras empregadas pelo então Senador João Tenório para seu homenageado. E, hoje, eu as utilizo em relação a esse empresário alagoano. Em seu segmento, o sucroalcooleiro, muito tem feito não apenas por Alagoas e pelo Nordeste, mas por todo o Brasil. Muito obrigado por nos propiciar esta oportunidade de celebrar os líderes empresariais deste País.
Mas não posso concluir sem prestar minhas homenagens ao conselho desse prêmio, que teve a grandeza de conferir essa comenda, in memoriam, ao filho do patrono dessa homenagem. Falecido em agosto de 2014, Antônio Ermírio de Moraes, ao seguir o exemplo familiar, consagrou-se como um dos maiores empreendedores deste País. O grupo que presidia está presente em mais de vinte países, o que demonstra a ampla visão do seu líder por décadas. Cimento, mineração, siderurgia, celulose e papel não são tudo para o grupo Votorantin. Ele também atua em alimentação, em finanças e - com um olho no futuro - investe em biotecnologia, tecnologia da informação e especialidades químicas.
Tenho certeza de que esta homenagem do Senado Federal sinaliza para os valores que apoiamos nesta Casa: empreendedorismo, ousadia, responsabilidade social e espírito público, acima de tudo.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.