Pela ordem durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a cidade de Palmas-TO pelo aniversario de sua fundação.

Autor
Donizeti Nogueira (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Divino Donizeti Borges Nogueira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem a cidade de Palmas-TO pelo aniversario de sua fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2015 - Página 811
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CIDADE, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).

            O SR. DONIZETI NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PT - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra apenas para fazer um registro que considero importante.

            Hoje, faz 26 anos daquele que pode ser considerado o último evento da Marcha para o Oeste, iniciada por Getúlio Vargas e continuada por Juscelino Kubitschek: o aniversário da nossa capital do Tocantins, a cidade de Palmas.

            Quero registrar com muita alegria que hoje, 20 de maio de 2015, é o aniversário de 26 anos de fundação da nossa querida cidade de Palmas, capital do Tocantins, que reputo ter sido o último evento da Marcha para o Oeste, iniciada por Getúlio Vargas e continuada por Juscelino Kubitschek.

            Planejada para ser inesquecível, a cidade foi criada juntamente com o Estado, pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho;e hoje é uma das que mais crescem no País.

            Lembrando um pouco da história, vale registrar que o nome da capital foi escolhido numa alusão à Vila de São João da Palma, fundada em 1809, nas confluências do Rio da Palma e Paranã, que depois se tornou Paranã, sede do primeiro movimento separatista da região em 1821.

             Ainda um grande canteiro de obras, Palmas substituiu a capital provisória do Estado, montada na cidade de Miracema do Tocantins, e passou a funcionar em 1º de janeiro de 1990.

            Localizada às margens do Rio Tocantins, Palmas foi projetada, investida de modernidade e ambientada em uma filosofia ecológica e humanista onde o homem possa conviver em harmonia com a natureza.

            Hoje, aos 26 anos, nossa capital tem uma população, estimada pelo IBGE, de 265 mil habitantes. Com forte comércio, universidades e uma boa infraestrutura, experimenta um extraordinário desenvolvimento econômico e social e encanta os visitantes pela beleza da Serra do Carmo, da Serra do Lajeado, suas cachoeiras e as praias à beira do lago formado pela Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. É uma série de praias artificiais à beira desse lago.

            Eu gostaria, Sr. Presidente, de registrar aqui esta data e parabenizar nossa capital em sua tão breve trajetória de vida. Gostaria também de parabenizar e homenagear o povo tocantinense, que constrói com seu suor e trabalho não apenas a capital, mas também o próprio Estado do Tocantins.

            Palmas, aos 26 anos, possui um passado nobre e um futuro desafiador pela frente. Estejam certos de que este Senador participará lutando pela construção desse futuro.

            Era o que tinha para dizer.

            Eu gostaria, Sr. Presidente, de pedir o registro deste breve comunicado nos Anais da história do Senado Federal.

            Parabéns, Palmas! Parabéns, Estado do Tocantins!

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2015 - Página 811