Fala da Presidência durante a 81ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.
Outros:
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2015 - Página 11
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros
Indexação
  • DISCURSO, ABERTURA, SESSÃO, ENTREGA, DIPLOMA, JOSE ERMIRIO DE MORAES, HOMENAGEM, RECONHECIMENTO, PESSOAS, CONTRIBUIÇÃO, MELHORAMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL, HOMENAGEM POSTUMA, FILHO, EMPRESARIO.

  O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Convido o Senador Teotonio Vilela,

ex-Governador de Alagoas, para compor a mesa. (Palmas.)

    Srs. Senadores, Srªs Senadoras, Srs. Deputados, Srªs Deputadas, agraciados, convidados, senhoras e se- nhores, anualmente, desde 2010, o Senado Federal confere o Diploma José Ermírio de Moraes aos expoentes da nossa economia, que podem ser personalidades ou empresas - não importa. O que as distingue, a ponto de merecer as homenagens, é a capacidade de empreender, de identi car oportunidades, agregando valor a seu negócio, gerando empregos e colaborando para o desenvolvimento socioeconômico de nosso País. To- das essas virtudes podem ser resumidas na palavra empreendedorismo, que se constitui na força motriz do crescimento econômico. A cada ano, com esse diploma, estamos valorizando aqueles que creem na força do trabalho, na livre iniciativa e na determinação de ver o Brasil melhor.

    Neste ano, iremos conferir o Diploma José Ermírio de Moraes, com muita satisfação e orgulho, a Albano Franco, a Carlos Alberto Sicupira, a Nevaldo Rocha, a Armando Monteiro Filho e a nosso querido conterrâneo João Tenório.

    Agora, em 2015, iremos também prestar homenagem, in memoriam, ao empresário Antônio Ermírio de Moraes, lho de José Ermírio de Moraes, que, como já se disse, dá nome ao prêmio. Antônio Ermírio, que per- demos em agosto do ano passado, foi um daqueles homens que, inspirados no empreendedorismo de seus antecedentes, se rmaram como grandes homens de negócio e que, a partir do que receberam, expandiram ainda mais seus interesses comerciais. Assim foi a atuação de Antônio Ermírio na Presidência do Grupo Voto- rantin, cujas empresas empregam mais de 60 mil funcionários em diversas áreas. Nesta oportunidade, quero lastimar, maisuma vez, a perda desse grande empresário brasileiro e conceder-lhe, postumamente, o Diploma José Ermírio de Moraes, dando a toda família nossos efusivos parabéns.

    O ex-Senador e Governador Albano Franco integra uma das mais importantes famílias de Sergipe, com intensa participação na política e na economia do Estado. Com seu avô, na época em que foi Governador de Sergipe, se tornou o responsável pela construção das principais rodovias que cortam o seu território e pelas adutoras que abastecem de água, ainda hoje, toda a sua população. A lista de postos e cargos já ocupados brilhantemente por Albano Franco é bastante longa, masquero ressaltar o seu desempenho na Confederação Nacional da Indústria, da qual, após 14 anos na presidência, se tornou conselheiro emérito.

    Ooutro homenageado com o Diploma José Ermírio de Moraesé empresário carioca CarlosAlberto Sicu- pira. Sua liderança no setor industrial brasileiro, no ramo de bebidas, é inconteste, e fez com que seu renome ultrapassasse fronteiras. Juntamente com seu grupo empresarial, ele controla ainda um segmento de varejo que conta atualmente com mais de 700 estabelecimentos de venda por todo o Brasil. Quero salientar, porém, em relação a Sicupira, seu apoio a iniciativas que objetivam a melhoria da gestão pública. Exemplo dessa ati- vidade é a Fundação Estudar, dedicada a fomentar o desenvolvimento de lideranças. A instituição já investiu milhões de dólares na concessão de bolsas de estudo para jovens brasileiros. Por tudo que realiza, engrande- cendo o empresariado brasileiro, também os nossos parabéns.

    Nevaldo Rocha, criador e líder do Grupo Guararapes, é outro homenageado com o Diploma José Ermírio de Moraes. Nevaldo iniciou suas atividades em 1956, a partir da instalação de uma pequena fábrica na cida- de do Recife. A aquisição das Lojas Riachuelo, anos depois, foi mais um passo rumo à expansão de seu grupo empresarial que hoje contabiliza cerca de 270 lojas, nasquaismaisde 24 mil funcionáriosemprega. Sua incur- são na construção de um grande shopping em Natal e na criação e administração da maior carteira de cartões de crédito do varejo nacional nos dá também a noção de sua determinação de crescer, de empreender. Éum empresário completo, a quem parabenizamos por tudo que conquistou com o seu trabalho e a quem temos hoje a satisfação de homenagear.

    O empresário pernambucano Armando de Queiroz Monteiro Filho é outro homenageado deste ano. Mesclando suas atividades com a política, Armando Queiroz demonstrou, desde a sua época de estudante na Universidade Federal de Pernambuco, a marca de seu empreendedorismo. A política entrou em sua vida ain- da muito jovem, quando assumiu a Presidência da União dos Estudantes de Pernambuco. Após formar-se em engenharia mecânica, assumiu a Secretaria de Viação e Obras do Estado de Pernambuco. Em 1954, foi eleito o Deputado Federal mais votado em Pernambuco. Participou de duas legislaturas aqui, no Congresso Nacional, atuação que o levou a ser nomeado Ministro da Agricultura, no início da década de 1960. Ainda hoje, atuante e participativo, temosa honra de vê-lo integrando o nosso Partido, apóster passado por outraslegendas. Pelo seu desempenho no empreendedorismo nacional, temos a honra de lhe conferir o Diploma José Ermírio de Moraes. A sua notável trajetória política foi um caminho paralelo que trilhou durante toda sua vida, desempe- nho e exemplo que transferiu para sua descendência. Prova é a carreira empresarial e política que tem também seu lho, Senador Armando Monteiro Neto, de quem temosorgulho de sermoscolegasaqui, no Senado Fede- ral e no Congresso Nacional. Ao homenageado, ao seu lho e a toda a sua família, as nossas congratulações.

    Por último, quero expressar a minha grande alegria de presidir esta sessão solene de entrega do Diploma

    José Ermírio de Moraes e ver, integrando o seleto grupo de diplomados, o meu querido conterrâneo alagoa- no, ex-Senador e caro amigo João Tenório. Com o desejo cooperar com o desenvolvimento de Alagoas, João Tenório ocupou diversos cargos tanto no Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, como na Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas. Aqui, no Senado, tivemos a satisfação de tê-lo como colega, sempre apresentando e apoiando projetosque melhorassem ascondiçõesde crescimento da nossa economia e que também valorizassem o suor dos trabalhadores. Seu exemplo, João, orgulha-nos e nos inspira. Sua vida engrandece a nossa Alagoas. Além de toda a sua atuação legislativa, João Tenório deixou como marca, ao lado desse amigo querido Senador Flexa Ribeiro, a instituição desse diploma que hoje tenho o grande prazer de lhe entregar.

    Parabéns a todos os agraciados. Obrigado, mais uma vez, pelas presenças honrosas dos senhores.

    Nós vamos agora passar a palavra ao Senador Douglas Cintra, Presidente do Conselho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2015 - Página 11