Discurso durante a 88ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de matéria publicada no Diário de Pernambuco em que se destaca trabalho pedagógico pioneiro desenvolvido por educador da rede municipal de Petrolina-PE.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Registro de matéria publicada no Diário de Pernambuco em que se destaca trabalho pedagógico pioneiro desenvolvido por educador da rede municipal de Petrolina-PE.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2015 - Página 86
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, MATERIA, JORNAL, DIARIO DE PERNAMBUCO, ASSUNTO, ELOGIO, ATUAÇÃO, PROFESSOR, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MUNICIPIO, PETROLINA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), MOTIVO, AUMENTO, NIVEL, APRENDIZAGEM, MATEMATICA.

            O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta tarde, gostaria de destacar uma matéria veiculada no Diário de Pernambuco deste último domingo. A matéria trazia uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido pelo Prof. Raimundo Nonato, educador da rede municipal da minha cidade, Petrolina, no sertão pernambucano, que conseguiu mudar a visão dos alunos de uma escola municipal sobre a matemática, e de forma gratuita, ajudando os estudantes que têm dificuldade nessa disciplina.

            A ideia surgiu quando o Prof. Raimundo percebeu que os alunos terminavam o ensino fundamental sem saber operações matemáticas básicas. A matemática, então, deixou de ser temida pelos estudantes para ser admirada, graças à técnica e à dedicação do professor.

            Uma vez por semana, no período da manhã, nas horas livres, o Prof. Raimundo Nonato se encontra com os alunos do 5ª ao 9º ano para revisar os conteúdos.

            É quando são realizados simulados, provas com questões de avaliações externas e questões tiradas das Olimpíadas de Matemática, atividades para estimular a aproximação dos alunos com os números.

            Desde 2013, quando o projeto do Prof. Raimundo Nonato foi implementado, verificou-se um aumento, no índice de aprendizado dos alunos da escola, de 14% para 36%, de acordo com a avaliação da Prova Brasil, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

            O objetivo do professor, Srªs e Srs. Senadores, é alcançar, no menor prazo possível, a meta de 70% de melhora nesse índice, até o ano de 2022. Esse objetivo é estabelecido pelo Movimento Social Todos pela Educação.

            A escola onde leciona o Prof. Raimundo Nonato também recebeu duas medalhas de bronze - uma na etapa municipal e uma na etapa nacional - e uma menção honrosa nas Olimpíadas. Também houve aumento dos índices da escola em relação às provas que avaliam a instituição educacional.

            Exemplos como esse, Sr. Presidente, de criatividade e dedicação, é que fazem o diferencial na busca pela melhoria da qualidade de ensino no Brasil e provam que, mesmo em condições muitas vezes precárias, é possível melhorar o ensino e o aprendizado.

            Era o que eu tinha a comentar na tarde de hoje, e quero, mais uma vez, parabenizar o Diário de Pernambuco por essa abordagem e parabenizar o Prof. Raimundo Nonato pela sua dedicação.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2015 - Página 86