Discurso durante a 94ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a homenagear o Sr. Luiz Henrique da Silveira, Senador da República, falecido no dia 10 de maio último, nos termos do Requerimento nº 499/2015.

Autor
Dário Berger (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Dário Elias Berger
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a homenagear o Sr. Luiz Henrique da Silveira, Senador da República, falecido no dia 10 de maio último, nos termos do Requerimento nº 499/2015.
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2015 - Página 11
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

            O SR. DÁRIO BERGER (Bloco Maioria/PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmo Sr. Senador Renan Calheiros, Presidente do Senado Federal; Exmo Sr. Jorge Viana, Vice-Presidente do Senado Federal; quero, também, homenagear o Governador Raimundo Colombo, Governador do Estado de Santa Catarina; a senhora e estimada amiga D. Ivete, companheira do nosso Senador Luiz Henrique; homenagear a Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o prezado colega e correligionário Udo Döhler, Prefeito de Joinville, cidade do Senador Luiz Henrique; cumprimentar a Senadora Ideli Salvatti; cumprimentar o Senador Jorge Bornhausen; cumprimentar o Senador Casildo Maldaner, grande companheiro do Senador Luiz Henrique da Silveira; quero cumprimentar, ainda, o Deputado Federal Mauro Mariani, legítimo representante também da cidade de Joinville, que representa, aqui, Sr. Presidente, todos os Deputados Federais e a Bancada Federal do meu Estado; quero cumprimentar também o Vereador Rodrigo Fachini, Presidente da Câmara de Vereadores de Joinvile, que também nos honra com a sua presença; quero cumprimentar as demais autoridades, os Senadores e as Senadoras.

            Quero ainda, preliminarmente, agradecer a presença de todos e, em especial, enaltecer a presença da D. Ivete, dos seus filhos Cláudio e Márcia, dos seus familiares e dos seus amigos. Sejam todos bem-vindos à sessão de homenagem à memória do nosso particular amigo, nosso mestre, nosso professor, nosso Senador Luiz Henrique da Silveira.

            Na longa trajetória de nossas vidas nos deparamos com muitos desafios, dentre os quais, Presidente, o desafio da nossa própria existência.

            Há aproximadamente 30 dias, nós nos reunimos neste ambiente, neste mesmo plenário, ainda perplexos pela notícia do falecimento do nosso líder, do nosso amigo, do nosso Senador. Hoje, novamente um vazio visita a nossa alma, particularmente a minha, por tão inesperada perda. Desta tribuna, já ecoam a saudade e a lembrança de tão especial figura humana, do grande líder que sempre nos brindou com seus discursos eloquentes, com as suas análises apuradas, com os seus ensinamentos e valores, sempre pautados na ética e na correção. Hoje, já não se encontra mais entre nós aquele companheiro, aquele amigo, aquele mestre que carregava sempre com ele um semblante firme, um olhar atento e cuidadoso, característica própria de um homem brilhante.

            Luiz Henrique da Silveira nos trouxe sempre uma visão muito particular de um Brasil justo e moderno, com instituições e poderes fortes, capazes de valorizar o povo, promover a justiça e o bem-estar social.

            Posso garantir aos Srs. Senadores, às Srªs Senadoras, aos familiares e aos amigos de Luiz Henrique da Silveira que sinto uma imensa gratidão de poder representar o povo de Santa Catarina nesta Casa, que tenho um orgulho profundo de representar o meu partido, o PMDB catarinense, mas que, acima de tudo, tenho satisfação de saber que esses dois sentimentos foram construídos num convívio fraterno e edificante que mantive sempre com o Senador Luiz Henrique da Silveira, durante anos de caminhada política.

            Foi três vezes Prefeito de Joinville; duas vezes Presidente do Diretório Estadual do PMDB; Presidente do Diretório Nacional do PMDB; Deputado Estadual e Federal por cinco mandatos consecutivos; Parlamentar atuante na Assembleia Nacional Constituinte; Ministro de Ciência e Tecnologia; eleito e reeleito Governador de Santa Catarina; e um Senador que hoje homenageamos e que elevou as discussões nesta Casa Legislativa.

            Luiz Henrique foi um vencedor e soube vencer como poucos. Nem mesmo o seu invejável currículo como homem público, chancelado sempre pelo voto direto e democrático, retirou de seu temperamento sua capacidade de ouvir, sua vocação de aconselhar e sua aptidão singular de converter ideias e teses em políticas públicas efetivas. Ele sempre falou - abre aspas: “Fui um vencedor, combati o bom combate”. Suas ideias de Estado foram capazes de transformar vidas, de alterar destinos, de formar gerações. Construiu sua história alicerçada na retidão dedicada à vida pública.

            Em momentos como estes que estamos vivendo, de instabilidade política e econômica, é justamente quando esses referenciais e valores contribuem particularmente para seguirmos enfrentando nossos desafios. A imagem de Luiz Henrique da Silveira nos servirá sempre como um esteio e guia para seguirmos em frente, firmes e confiantes.

            Sr. Presidente Renan Calheiros, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, familiares e amigos do Senador Luiz Henrique da Silveira, marcas permanentes em nossas vidas foram deixadas pelo Senador Luiz Henrique da Silveira, seja em nossas experiências pessoais, seja olhando a grande obra que ele nos legou. Grande é aquele que consegue enxergar o futuro, com humildade e respeito às pessoas.

            Sua atuação como administrador público corajoso e inovador nos inspira. Como Governador de Santa Catarina, promoveu uma revolução levando o seu governo para o interior do Estado de Santa Catarina. Deixou marcas inconfundíveis por toda Santa Catarina, que ele gostava muito de pronunciar, das quais quero destacar a política de descentralização; o programa de interligação asfáltica que uniu os 295 Municípios do Estado; a construção de dezenas de centreventos, centros integradores de cultura e lazer; e a Escola Bolshoi, Presidente, que sempre mencionava com brilho especial em seus olhos.

            Em sua visão de desenvolvimento, promoveu a cultura, o turismo, fomentou a geração de empregos, ampliou as divisas comerciais e econômicas, fortalecendo o agronegócio e a indústria, perseguiu níveis de educação e desenvolvimento humano só vistos em países do Primeiro Mundo. Foi incansável na divulgação de Santa Catarina para o mundo.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Dona Ivete, Cláudio, Márcia, demais familiares e amigos, quando nos deixou, o Senador Luiz Henrique ainda guardava sonhos, acalentava viver um Brasil sonhado em sua juventude, trazia consigo um sentimento vivo e forte de que, para crescer, o Brasil ainda precisava passar por mudanças estruturais.

            Defendia a descentralização do poder, como sempre se pronunciou nesta Casa, inclusive no vídeo, dizendo - abre aspas: “um Brasil com mais Brasis dentro dele", pois haverá mais justiça social.

            Defensor feroz da revisão do Pacto Federativo e da reforma política, propunha com veemência a renúncia dos mandatos dos candidatos à reeleição para Presidente da República, governadores e prefeitos, alteração fundamental ao nosso sistema político, que ele justificava ser importante, porque traria - e trará, se for aprovada - uma mostra inequívoca do nosso compromisso de amadurecimento da nossa democracia e mais igualdade nas eleições.

            Sempre foi e continuará sendo um protagonista. Sua memória seguirá nos inspirando.

            Ainda inspirado pela chama viva do exemplo do Senador Luiz Henrique, deixo aqui, desta tribuna, meu testemunho de gratidão e de reconhecimento ao grande homem público, ao amigo, ao companheiro de Bancada, ao mestre, ao líder, ao querido Senador.

            Quero carregar comigo seus gestos de carinho e solidariedade, seu abraço apertado, seu olhar firme e determinado, seu sorriso no rosto e seu aperto de mão inconfundível, pois tudo o que ele fazia ele fazia com o coração.

            Obrigado, Senador Luiz Henrique da Silveira. O senhor realmente combateu o bom combate, foi realmente um vencedor. Foi realmente um inspirador.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2015 - Página 11