Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da importância da Comissão Parlamentar de Inquérito para o sistema político brasileiro.

Autor
José Medeiros (PPS - CIDADANIA/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Defesa da importância da Comissão Parlamentar de Inquérito para o sistema político brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2015 - Página 205
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, EDISON LOBÃO, SENADOR, ASSUNTO, DEFESA, IMPORTANCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), POLITICA, PAIS, ENFASE, NECESSIDADE, CRIAÇÃO, COMISSÃO, INVESTIGAÇÃO, FRAUDE, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Eu tenho o maior respeito e consideração pelo Senador Edison Lobão pela sua experiência e pela maneira como se porta aqui na Casa, porém, permito-me fazer uma pequena discordância em relação à sua reflexão sobre as CPIs.

            Eu penso que o que desmoraliza as CPIs e o que traz a população a não concordar e às vezes não crer nas CPIs é justamente que os governos de plantão geralmente colocam suas lideranças para esvaziar o conteúdo de investigação das CPIs.

            E nós temos exemplos. Eu me lembro que há algum tempo começou-se a se falar no País sobre os escândalos da CBF. Era um prenúncio do que aconteceu agora - e precisou que o FBI entrasse na parada, descobrisse e começasse a desmontar por fora -, quando vimos o ex-Presidente da CBF ser preso. Ou seja, havia fato determinado e havia conteúdo para que fosse investigado naquele momento.

            Mas a CPI foi esvaziada e tantas outras. E obviamente quando o assunto, a situação está fedendo demais, abre-se uma CPI, e a população brasileira não vê essa CPI produzir resultados e não ter eficácia, realmente ela cai em descrédito e acaba por se banalizar o instituto da CPI.

            Mas eu penso que é da maior importância. E, em temas como o do BNDES, em temas como os dos escândalos que têm surgido ultimamente, como não abrir uma CPI? No caso da Petrobras, por exemplo, que foi esvaziado em outros momentos. Mas eu defendo que o instituto da CPI é muito importante para o País. Obviamente que existem as comissões, obviamente que existem outros mecanismos, mas a gente sabe que o Parlamento soberano investigando é a representação máxima da sociedade, clarificando e colocando luz sobre os temas importantes do País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2015 - Página 205