Pronunciamento de Jorge Viana em 18/05/2015
Fala da Presidência durante a 72ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro da presença do Sr. Fernando Scherer no Plenário do Senado Federal.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Registro da presença do Sr. Fernando Scherer no Plenário do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/05/2015 - Página 127
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- REGISTRO, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO, PESSOA FISICA, PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS, ESPORTE AQUATICO, ANUNCIO, ABERTURA, PROGRAMA, FORMAÇÃO, GESTÃO.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Cumprimento V. Exª, Senador Cristovam.
A Presidência tem a satisfação de comunicar ao Plenário e a todos os que nos acompanham pela Rádio e pela TV Senado que temos a grata satisfação, a honra de receber um atleta olímpico, Fernando. Desculpem-
-me, Xuxa Scherer.
Você é muito conhecido. Desculpe-me o mau jeito no almoço.
Ele estava com a direção do Senado e está aqui como parte de um programa que o Senado Federal tem implementado, que começou com a vinda do Oscar Motomura, um amigo, umas das maiores figuras brasilei- ras na gestão de pessoas, na busca de inovação e de excelência em tudo o que faz.
Esse atleta olímpico é um exemplo de superação, exemplo para a nossa juventude. É motivo de orgulho para todos nós do País estar aqui hoje participando da abertura do Programa de Formação Gerencial do Se- nado. Eu, como Vice-Presidente da Casa, tenho a satisfação de cumprimentar toda a Mesa Diretora e todos os que trabalharam por esse programa. Devo dizer que os chefes de gabinete, todos os que têm cargos de chefia têm agora a oportunidade de participar desse programa tão importante de formação gerencial do Senado, que é feito da maneira, talvez, mais apropriada: trazer pessoas. O Fernando Scherer faz isso. Ele dá palestras, tenta levar motivação, tenta mostrar que é possível superar dificuldades quase instransponíveis na vida e é possível buscar excelência.
Eu sei de um caso de superação dele mesmo, que ele cita nas palestras. Pouco antes de disputar uma prova olímpica, a poucas semanas da prova, ele teve um problema gravíssimo no pé, e um nadador, com um problema ósseo desse tamanho, não tem como participar nem mesmo de uma competição. Em poucas sema- nas, com determinação, com vontade de superar dificuldades, ele não só foi para a competição como ainda trouxe uma medalha olímpica para o País.
Esse tipo de vida, de situação, talvez seja o melhor exemplo que o Brasil precisa, Senador Cristovam, que falou ainda há pouco, para ter um futuro com que todos nós sonhamos.
Eu sou bem otimista em relação ao nosso Brasil. Acredito que as Olimpíadas, no ano que vem, vão deixar o legado fantástico no coração de cada brasileiro de cada jovem, de que o esporte é algo fantástico para nos ajudar a ter qualidade de vida, para nos ajudar a superar, inclusive, os desafios do trabalho.
Eu queria, mais uma vez, cumprimentar a Diretora-Geral do Senado, a Secretária da Mesa. Aqui está o Bandeira, que é também um entusiasta desse programa.
Vários fizeram cursos com o Oscar Motomura aqui, no Senado. Ele me usa, de vez em quando, como um caso. Participo periodicamente de programas de formação e fico feliz de o Senado estar procurando chegar à excelência, ter um quadro extraordinário de funcionários, mas precisa ter figuras como esse atleta, que é mo- tivo de orgulho, o Fernando Scherer, o Xuxa, que está aqui, e já deixou, certamente, uma extraordinária men- sagem. Lamento não ter estado lá, porque estava presidindo, mas quero cobrar a direção do programa para que avise aos Senadores. Eu quero estar presente nesse programa também, de formação gerencial do Senado.
Senador Ataídes, vou passar ao Paim, para poder usar a tribuna para o meu discurso, mas escuto o Se-
nador Ataídes com satisfação.