Comunicação inadiável durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque ao Plano de Concessões anunciado pelo Governo Federal e dos potenciais benefícios ao Estado de Rondônia .

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Destaque ao Plano de Concessões anunciado pelo Governo Federal e dos potenciais benefícios ao Estado de Rondônia .
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2015 - Página 186
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • ELOGIO, PLANO DE INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, AUTORIA, GOVERNO FEDERAL, ENFASE, OBRAS, RODOVIA, LOCAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), BENEFICIO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, INCLUSÃO, FERROVIA, INTEGRAÇÃO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, PERU, CONCESSÃO, PORTOS, AEROPORTO, OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, ECONOMIA.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de fazer algumas considerações sobre esse importantíssimo plano de concessões lançado hoje pela Presidente Dilma.

            É fundamental que o Governo Federal sinalize que não está inerte. O remédio para a saída da crise não deve se limitar ao ajuste fiscal, mas também deve incluir um substantivo ativismo do Governo no estímulo de nossos setores econômicos.

            Tenho a convicção de que o correto investimento em logística resulta em efeitos positivos exponenciais para o Brasil.

            Muitos de nossos entraves residem na carência de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos adequados, fato que historicamente tem retardado ou inibido passos maiores em direção ao nosso desenvolvimento.

            O plano que inclui todos esses setores deve resultar em cerca de 198,4 bilhões, quase 200 bilhões em investimentos.

            É importante ressaltar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que esse novo pacote contém uma formatação mais realista do que é possível realizarmos. Da mesma maneira, traz regras mais flexíveis e mais atrativas aos investidores privados para que as obras não continuem sendo somente uma promessa inalcançável.

            Do total de investimentos previstos, R$69,2 bilhões serão aplicados entre 2015 e 2018 e R$129,2 bilhões, a partir de 2019, divididos da seguinte forma: o modal rodoviário terá alocação de recursos no valor de R$66 bilhões. Estão incluídos novos lotes, além das quatro estradas que já haviam sido anunciadas ano passado.

            A utilização de regras específicas para cada trecho, como a ampliação do prazo de duplicação, trará maior atratividade aos negócios e conseguirá manter o modelo de pedágio sem contrapartida pública. E o mais importante, Sr. Presidente: os pedágios ficarão na casa de R$3,50. É um preço razoavelmente baixo, que não onera o contribuinte.

            Felizmente o trecho da BR-364, de Comodoro a Porto Velho, cortando todo o Estado de Rondônia, está contemplado.

            Hoje o transporte rodoviário é a principal forma de escoamento da nossa produção. Tenho certeza de que deve ser fortalecido, como meio de garantir maior eficiência e competitividade à cadeia logística.

            Já no que diz respeito ao transporte ferroviário, cujo aporte será no valor de 86 bilhões, ressalto a inclusão no pacote de trechos que farão parte da futura ferrovia Transoceânica ou Transcontinental, projeto esse que eu tive o prazer de relatar aqui no Senado Federal quando fui relator do Plano Ferroviário Nacional.

            Ressalto também, Sr. Presidente, como já tive a oportunidade de mencionar nesta tribuna, que creio ser um dos principais elementos estratégicos para o desenvolvimento nacional.

            Essa ferrovia que se iniciará no Rio de Janeiro, passará pelo interior do País, incluindo o meu Estado de Rondônia, e se encerrará no Peru trará o mercado chinês para mais próximo da nossa economia.

            As oportunidades que se abrirão, tanto no curto, quanto no longo prazo, serão inúmeras. Nesse sentido, foi com muito entusiasmo que recebemos a notícia da inclusão do trecho de Lucas do Rio Verde, a divisa com o Peru, passando pelo Estado de Rondônia.

            Para o meu Estado, esse novo vetor que surge estimulará a abertura de novas fronteiras econômicas, com o aumento da competitividade e o barateamento dos preços. A soja e a produção pecuária de Rondônia terão mais um incentivo para continuar prosperando.

            A Ferrovia Transoceânica era um sonho que acreditava ver realizado somente daqui a décadas. Hoje, contudo, Sr. Presidente, com a possível participação do capital chinês, percebo que o projeto, muito em breve, será executado, trazendo desenvolvimento não só para Rondônia, mas também para todo o nosso País.

            Nós recebemos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uma comitiva chinesa no último domingo, mas precisamente anteontem, em Porto Velho. Desembarcou em Porto Velho, vindo de Brasília no voo da TAM, o Embaixador chinês - é a primeira vez que o Embaixador chinês vai a Rondônia - com uma comitiva de 20 pessoas da China, entre eles, presidentes de bancos, presidentes de empresas, presidentes de outras entidades, vice-ministros. Eles desceram em Porto Velho, almoçamos em Porto Velho, descemos de ônibus para Ji-Paraná, pernoitamos em Ji-Paraná e, na segunda-feira, ontem de manhã, fizemos um grande seminário com a participação da Vice-Governadora do Acre, Nazaré Araújo, com o Governador do Mato Grosso, Pedro Taques, com o Vice-Governador de Rondônia, Daniel Pereira. Eu e o Senador Acir Gurgacz, que liderou essa comitiva com a Deputada Marinha Raupp, o Deputado Marcos Rogério e outros Parlamentares estaduais e federais, recepcionamos os chineses em Rondônia.

            Eles estão entusiasmados com as terras de Rondônia, estão entusiasmados com as terras do Mato Grosso e do Acre, por isso estão com vontade - com vontade política acima de tudo - de investir nessa grandiosa ferrovia ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e cortando todo o Estado de Rondônia.

            É claro que eu trabalho um pouco mais focado no trecho Mato Grosso-Porto Velho, porque sei que o trecho de Porto Velho até a divisa do Peru poderá retardar um pouco. Mas o trecho de Lucas do Rio Verde, de Sapezal, região do Senador Blairo Maggi, até Porto Velho já começa a ser viável a partir do início da obra, quando chegar a Ji-Paraná, quando chegar a Vilhena, quando chegar a Porto Velho. Então, acredito que esse trecho será o mais viável e sairá num prazo um pouco mais curto.

            O pacote de concessões traz ainda a inclusão dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis, capitais que ainda estão aguardando as ampliações, a modernização de seus aeroportos. A estimativa do Governo é de que eles recebam no total 8,5 bilhões em investimentos. Os leilões estão previstos para acontecer a partir do primeiro trimestre de 2016.

(Soa a campainha.)

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO) - Busca-se, dessa forma, melhorar a qualidade dos serviços aeroportuários e a ampliação da oferta de transporte aéreo. Em um país de dimensões continentais, o investimento no setor aeroportuário é essencial para a inclusão de novas áreas econômicas no dinamismo nacional.

            Já caminho para o encerramento, Sr. Presidente.

            Ademais, cerca de 37 bilhões serão investidos nos terminais portuários, incluindo parte das 29 áreas portuárias de Santos e de Belém, que já estão autorizadas a iniciar as licitações. É fundamental, Sr. Presidente, que nossos ainda deficientes portos ampliem cada vez mais a capacidade de escoamento de nossa produção de ferro, soja, açúcar, carne e tantos outros produtos que acabam tendo seus custos...

(Soa a campainha.)

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO) - ... aumentados pela dificuldade de embarcá-los para fora do País.

            Obviamente, não basta o lançamento desse plano. O Governo Federal ainda deve buscar mais saídas à crise. Mas é inegável que essas novas concessões criarão condições para que as empresas voltem a produzir e tenham uma visão cada vez mais positiva dos rumos de nosso País.

            Espero, Sr. Presidente, sinceramente, que a burocracia governamental, que a burocracia dos ministérios do nosso País não engula mais uma vez, não trague... Esse projeto pode ser tragado pela burocracia brasileira. Espero que esses projetos possam realmente sair do papel e entrar para a construção, para a execução, para a realidade.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2015 - Página 186