Pela Liderança durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da 50ª Festa do Caminhoneiro, realizada em Itabaiana/SE.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro da 50ª Festa do Caminhoneiro, realizada em Itabaiana/SE.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2015 - Página 197
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CINQUENTENARIO, FESTA, MOTORISTA, TRANSPORTE DE CARGA, MUNICIPIO, ITABAIANA (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), ENFASE, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, LOCAL, CAMINHÃO, PROPRIEDADE, HOSPITAL, CANCER, BARRETOS (SP), CRITICA, AUSENCIA, CONSTRUÇÃO, HOSPITAL REGIONAL.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, todos que nos assistem pela TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais, vivemos um tempo difícil; tempo em que o nosso País está vivendo várias crises, não só a crise econômica, não só a crise fiscal, mas também uma crise ética, moral, sobretudo no zelo, no cuidado com a coisa pública.

            O que me traz aqui à tribuna, nesta tarde, não é falar das coisas difíceis, não é falar de coisas ruins. Ao contrário. O motivo é muito nobre, porque nesta semana está se realizando, no meu Estado de Sergipe, um dos maiores eventos, com certeza, do interior do nosso Estado. Refiro-me à 50ª Festa do Caminhoneiro, que se realiza em Itabaiana, considerada, por lei federal, a Capital Nacional do Caminhão, Senador Elmano. Lá, quase todas as famílias têm um caminhão. Tanto é que a arquitetura da cidade é feita em função do caminhão e das famílias, em muitas e muitas casas. É assim que nós convivemos.

            Pois bem, Sr. Presidente, essa festa, que se repete por 50 anos ininterruptos, foi concebida pelo saudoso Francisco da Cunha, conhecido por todos nós como Rolopeu, a quem, hoje, gostaria de homenagear pela iniciativa, e homenagear também toda a sua família pela semente plantada em 1966.

            Ao longo de todo esse tempo a festa evoluiu, cresceu e tomou grandes proporções. Na verdade, um momento visionário. O que foi iniciado como uma procissão dos caminhoneiros e bênçãos das chaves dos veículos, finalizando as comemorações em homenagem a Santo Antônio, padroeiro de Itabaiana, tornou-se, sem sombra de dúvidas, um dos maiores eventos, não só do nosso Estado de Sergipe, mas também, com certeza, do nosso País, do Brasil.

            Entretanto, Srªs e Srs. Senadores, este ano, além de toda a programação festiva, que já está acontecendo, com todo o empenho da Prefeitura de Itabaiana - aqui gostaria de registrar a competência da gestão do Prefeito Valmir de Francisquinho e de toda sua equipe - e da já consagrada Feira do Caminhão, verdadeiro celeiro de negócios para o setor, o nosso Município está recebendo uma carreta que, a meu ver, é um dos grandes trunfos do cinquentenário da Festa dos Caminhoneiros.

            Refiro-me, Sr. Presidente, à carreta do Hospital do Câncer de Barretos, que já se encontra estacionada na Feira do Caminhão, onde os atendimentos serão realizados de amanhã até sexta-feira, a partir da 8 horas da manhã.

            Apesar de anos de luta, empenho de várias emendas parlamentares e de uma campanha que, em 2011, recolheu 200 mil assinaturas e de inúmeras e incansáveis idas ao Ministério da saúde; apesar de tudo isso, nenhum tijolo, Presidente Jorge Viana, foi colocado para a construção do Hospital do Câncer de Sergipe, lamentavelmente. Recursos foram perdidos. Recursos, infelizmente, empenhados ainda estão lá, mas há anos que se espera a construção desse hospital. Enquanto isso, Sergipe tem apenas um aparelho de radioterapia do século passado - sei muito bem o que é isso. Famílias sofrem. Famílias perdem seus entes queridos com esse tipo de doença por, muitas vezes, não termos um hospital do câncer.

            E ver chegar ao nosso Estado, durante a Festa dos Caminhoneiros, uma carreta - unidade móvel, na verdade - do Hospital de Câncer de Barretos, é com enorme emoção que vejo a realização de um grande sonho. É a prova de que é possível, sim, fazer a busca ativa e ir atrás das pessoas portadoras de algum tipo de câncer e, com certeza, aliviá-las ou, muitas vezes, tratá-las e dar-lhes uma qualidade de vida muito melhor. Levar atendimento de qualidade à população que tanto sofre pela falta de diagnóstico precoce e, portanto, tratamento adequado para uma doença que só avança ano após ano, apesar de toda evolução da Medicina.

            Essa carreta chega a Itabaiana, Senhor Presidente, trazendo consigo, além da equipe de saúde, composta por médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, um alento, um sopro de esperança para aqueles que a perderam ou não a tem mais. Durante os dias que lá permanecer, a expectativa é que sejam realizados 270 exames de prevenção ao câncer de colo uterino e de mama. E fico feliz por ter sido neste ambiente, nesta Casa, que conversei com o Sr. Henrique Prata, que está, com certeza, com toda equipe do Hospital do Câncer de Barreto, dando realmente esse grande presente.

            Levar prevenção para todas as pessoas é a especialidade e o grande objetivo dessa unidade móvel, concebida pelo Instituto de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, e que, somente no ano passado, percorreu o equivalente a duas voltas ao redor da terra, isso atuando em apenas nove Estados brasileiros. Com certeza, Senador Hélio, um grande serviço prestado ao povo brasileiro.

            É, para nós, muito especial tê-los conosco nessa festa, assim como é especial essa categoria profissional, pela qual tenho não apenas admiração, mas, sobretudo, muito respeito.

            São os caminhoneiros os grandes condutores das riquezas deste País, Senador Blairo Maggi, que bem sabe o que é isso. V. Exª defendeu com veemência e responsabilidade, como lhe é peculiar, os caminhoneiros, durante as manifestações que recentemente ocorreram aqui em Brasília. V. Exª, Senador Blairo Maggi, e outros colegas foram os portadores, perante o Governo, do pedido para que se sensibilizasse com essa categoria, responsável por mais de 60% do transporte de cargas nas rodovias brasileiras e pelo desenvolvimento, com certeza, de toda a nossa economia.

            Como disse no início deste pronunciamento, sou de Itabaiana. Minha cidade possui o maior percentual desse tipo de veículos, por pessoa, no País. São mais de 10 mil caminhões entre os emplacados na cidade e outros tantos registrados em outros Estados. E aqui vale chamar atenção, Senador Perrella: a população da nossa cidade não passa de cem mil habitantes, o que daria, aproximadamente, um caminhão por família. E é assim que, desde...

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - ... a infância, estabelecemos um forte laço não apenas com o caminhão, mas, sobretudo, com quem o conduz.

            Contudo, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta é também uma categoria profissional que tem tido muitos problemas, como já relatei. Sofrem, ano após ano, com as más condições das rodovias estaduais e federais, com o preço altíssimo do combustível, com a falta de segurança nas estradas, com jornada exaustiva de trabalho, entre tantas outras mazelas - é difícil, Sr. Presidente, ser um caminhoneiro neste País -, além de dificuldades com financiamentos e prazos, dentre tantos outros problemas que enfrentam no dia a dia.

            Entretanto, este ano, o Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, de forma sensível, estará presente à festa, a quem, de antemão, quero agradecer peia disponibilidade em ir até Itabaiana - e também ao Governo, por ter sido sensível - para conversar com os irmãos caminhoneiros, para ouvir deles o clamor, as necessidades do setor, e que, juntamente, com a sua assessoria, não apenas participará do evento, mas também de uma reunião com os representantes dos caminhoneiros. Mais uma vez, agradeço ao tão capaz Ministro Antonio Carlos Rodrigues pela sua sensibilidade em colocar a sua agenda disponível para a festa dos caminhoneiros.

            Antes de finalizar, Sr. Presidente, quero agradecer, também, ao Diretor Geral do Hospital do Câncer de Barretos, Sr. Henrique Duarte Prata - que tem raízes em Lagarto, Município sergipano -, por tão prontamente ter atendido ao nosso pedido aqui, no Senado. Agradeço em meu nome e em nome do povo sergipano, mostrando que é possível, sim, termos não apenas um hospital do câncer fixo, mas também fazer a busca ativa por aqueles que têm algum tipo de câncer.

            Por tudo isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a 50ª Festa dos Caminhoneiros será ainda mais especial, e estaremos juntos desfrutando do grandioso evento, que terminará no dia 13 com uma grande festa e a procissão de Santo Antônio, padroeiro da nossa cidade, Itabaiana.

            Sr. Presidente, era só isso. Mas uma vez, agradeço pela sensibilidade em relação ao tempo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2015 - Página 197