Pela ordem durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do fim da greve dos professores e trabalhadores da educação no Estado do Paraná.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Registro do fim da greve dos professores e trabalhadores da educação no Estado do Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2015 - Página 215
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, ENCERRAMENTO, GREVE, PROFESSOR, TRABALHADOR, SETOR, EDUCAÇÃO, LOCAL, ESTADO DO PARANA (PR), CRITICA, VIOLAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, DIREITO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Apoio Governo/PT - PR) - Pela ordem, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer Bloco União e Força/PTB - PI) - Pela ordem, a Senadora Gleisi Hoffmann.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Apoio Governo/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada.

            Na realidade, eu queria fazer um registro neste plenário.

            Hoje, depois de mais de 70 dias, acabou a greve dos professores, dos trabalhadores em educação no Estado do Paraná.

            Numa assembleia histórica, decidiram aceitar a proposta do Governo do Estado, embora não tenha sido a proposta que a categoria almejava. Ficou muito aquém daquilo que a categoria havia proposto e pelo que lutou, mas tenho certeza de que a categoria chegou a essa decisão em razão dos pais, das mães, dos alunos e das alunas, para que não perdessem aulas.

            Aliás, houve críticas, inclusive por parte do Governo do Estado, de que estavam comprometendo o ano letivo de nossos alunos e alunas. É verdade que os alunos e alunas ficaram sem aulas, mas quero registrar aqui, Sr. Presidente, que, nesse período, muitos alunos apoiaram a greve, estiveram juntos nas manifestações, inclusive no momento em que os professores, trabalhadores na educação, apanharam da Polícia do Governo do Estado. Esses alunos tiveram uma verdadeira aula de cidadania. Com certeza, jamais vão esquecer o que viram e a forma como os mestres, os professores, os educadores, os trabalhadores na educação do Estado do Paraná lutaram. E lutaram não só por eles. Com certeza, lutaram por todo o Paraná, fazendo cair o véu das posturas do Governador que se dizia democrático, do Governador que conversava com todos e que dizia que o Estado estava com boas finanças.

            Portanto, termina a greve hoje, mas, com certeza, a luta continua.

            Eu queria deixar aqui registradas as palavras que o Presidente da APP disse em uma entrevista hoje, falando desse processo:

“Voltamos ao trabalho de cabeça erguida. Foi uma greve com muito envolvimento da sociedade, muita mídia, muito jornalismo. Uma greve com projeção mundial. Agora, vamos continuar vigilantes, nesses quatro anos de governo, dia e noite. Qualquer falta de compromisso, voltamos para a greve.” afirmou Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato (...) [que é o sindicato que representa os professores, os trabalhadores na educação].

            Eu queria aproveitar também para fazer um agradecimento muito especial ao Senador Paim, que vai agora à tribuna, pela audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos, em que recebemos professores, trabalhadores e repórteres para falar sobre a violência sofrida pela categoria na greve, na manifestação que fizeram na Assembleia Legislativa, no dia 29 de abril. E agora, no dia 19l, nós teremos, de novo no Paraná, com a presença do Senador Paim e de representantes da Comissão de Direitos Humanos, uma reunião para tratar desse caso de violação dos direitos humanos, pela violência empregada.

            Então, quero deixar aqui meu abraço aos professores, trabalhadores na educação do Paraná, e agradecer pelo movimento que fizeram, que não foi só um movimento corporativo, foi um movimento pela educação paranaense, pelo desenvolvimento do nosso Estado.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2015 - Página 215