Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Registro da inauguração de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CIDADANIA:
  • * Registro da inauguração de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2015 - Página 674
Assunto
Outros > CIDADANIA
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, ORADOR, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CERIMONIA, INAUGURAÇÃO, UNIDADE, ATENDIMENTO, PROTEÇÃO, MULHER, VITIMA, VIOLENCIA DOMESTICA.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Apoio Governo/PT - PR. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

            Gostaria de me referir a um tema já mencionado por dois Senadores me antecederam aqui: a segurança pública. O Senador Raimundo Lira, inclusive, falou de um projeto importante que apresentou ao Senado tratando desse tema.

            Eu queria dizer à Casa que hoje tive a oportunidade de participar, junto com a Presidenta Dilma, do lançamento de mais uma Casa da Mulher Brasileira, que é um programa muito importante no enfrentamento da violência contra a mulher. Se é verdade que temos uma sociedade com muita violência, no sentido amplo, temos uma sociedade com muita violência contra a mulher.

            É óbvio que a Lei Maria da Penha foi importante, avançamos muito. O feminicídio aprovado por esta Casa e apoiado por V. Exª, apoiado por todos os nossos colegas Senadores, também foi importante. Mas é preciso ações práticas para que nós demos condições de proteção à mulher que é vítima de violência. E, mais do que isso, para que essas condições de proteção inibam inclusive outras atitudes de violência e trabalhem na prevenção.

            A Casa da Mulher Brasileira é um projeto que prevê a construção de 27 casas em todo o Brasil, e uma das questões positivas da Casa é que ela reúne, num único espaço, todos os serviços públicos referentes ao enfrentamento da violência contra mulher.

            Na Casa da Mulher Brasileira, aqui no Distrito Federal, como já existe em Mato Grosso do Sul, haverá Delegacias de Proteção à Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público; haverá também área de saúde, educação, encaminhamento a emprego e geração de renda, e casa abrigo de passagem. Isso tudo ajuda a mulher a procurar auxílio, a ter alguém que olhe por ela na questão da violência.

            Sabemos que a violência contra a mulher é, na realidade, a origem da violência na sociedade É impossível termos uma sociedade pacífica se as nossas crianças crescerem, desenvolverem-se em uma casa onde o pai, o companheiro desrespeita a mãe, seja com violência física, seja com violência verbal ou violência emocional.

            Queria ressaltar esse programa - logo o Paraná terá também a Casa da Mulher Brasileira, e acredito que também o Estado de Alagoas já esteja se preparando para esse projeto -, pois não tenho dúvidas de que será um marco importante; e não vai ficar apenas no enfrentamento da violência contra a mulher, mas será um enfrentamento da violência em toda a sociedade.

            Queria fazer esse registro, parabenizar o Governo Federal, parabenizar a Presidenta Dilma por esse compromisso que ela tem com a mulher brasileira. E desejo que logo possamos inaugurar a Casa no meu Estado do Paraná - será em Curitiba a primeira Casa da Mulher Brasileira -, como também em todos os 27 Estados da Federação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2015 - Página 674