Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Satisfação pela inauguração da Casa da Mulher Brasileira.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CIDADANIA:
  • * Satisfação pela inauguração da Casa da Mulher Brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2015 - Página 699
Assunto
Outros > CIDADANIA
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MOTIVO, INAUGURAÇÃO, LOCAL, ATENDIMENTO, MULHER, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ESTABELECIMENTO, COMBATE, VIOLENCIA DOMESTICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, CONQUISTA (MG), INTERESSE, FEMINISMO.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN. Sem revisão do orador.) - Eu queria registrar, na tarde de hoje, uma grande conquista para as mulheres, Srª Presidente. Aliás, V. Exª e a Senadora Fátima, como eu, estavam presentes; não sei se o Senador Douglas e outros Senadores também estavam.

            Quero destacar a grande conquista que representou, para as mulheres de todo o Brasil, a inauguração da Casa da Mulher Brasileira. E acho que essa casa já é um desdobramento de toda uma preocupação que vem permeando tanto o Governo do Presidente Lula quanto o da Presidenta Dilma, principalmente em um ponto essencial, qual seja, a luta contra a violência que vinha se abatendo sobre as mulheres.

            Não vou fazer aqui um pronunciamento maior porque acho que a Senadora Fátima deverá abordar esse assunto. Mas não se trata apenas, como foi dito lá, de se colocar num patamar apenas um gênero, mas, sim, de dar um enfoque na igualdade dos dois gêneros.

            Havia toda uma distância a percorrer. E penso que quem percorreu essa distância na busca dessa igualdade foi o Presidente Lula e a Presidenta Dilma. Deve-se dar a César o que é de César; deve-se dar ao Presidente Lula o que é do Presidente Lula; e à Presidenta Dilma o que é da Presidenta Dilma.

            Eu fiquei muito feliz em ver que realmente as mulheres estão alcançando, cada vez mais, o que elas sempre pretenderam, que é a igualdade, o plano da igualdade. As mulheres, absolutamente, não querem agora fazer valer nenhum protagonismo; elas querem realmente uma posição de igualdade na sociedade.

            E eu homenageio as mulheres, com a minha palavra, sobretudo homenageando as duas: a Senadora Fátima, que é minha conterrânea, e V. Exª, que, na chefia da Casa Civil, foi certamente uma das que mais contribuiu para que prevalecesse essa política cujo coroamento ocorreu hoje, com a inauguração da Casa da Mulher brasileira.

            Parabéns.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2015 - Página 699