Pela Liderança durante a 91ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura de carta dos representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil, por ocasião do seu 8º Fórum Nacional, endereçada aos Senadores da República.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
RELIGIÃO:
  • Leitura de carta dos representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil, por ocasião do seu 8º Fórum Nacional, endereçada aos Senadores da República.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2015 - Página 73
Assunto
Outros > RELIGIÃO
Indexação
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, REPRESENTANTE, JUVENTUDE, GRUPO RELIGIOSO, IGREJA CATOLICA, DESTINATARIO, BANCADA, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, ASSUNTO, DEFESA, EMPENHO, COMBATE, CORRUPÇÃO, PAIS.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PSDB - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senadora Presidente Ana Amélia.

            Srs. Senadores, Srªs Senadoras, o Senado Federal recebe hoje a honrosa visita de líderes e representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil. À frente, está o Pe. Alexandre Mello, que foi secretário do Papa Francisco durante a Jornada da Juventude, no Rio de Janeiro, e escreveu este livro. O Pe. Alexandre Mello escreveu “Ela é minha mãe! - Encontros do Papa Francisco com Maria”.

            E o objetivo da presença desses líderes cristãos em Brasília - dos 102 líderes e representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil (Jumas), por ocasião do seu 8º Fórum Nacional - é a carta que endereçam a todos os Senadores. Faço a leitura de uma carta que será encaminhada a todos os gabinetes, a todos os 81 Senadores:

Nós, os 102 líderes e representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil (Jumas), por ocasião do seu 8º Fórum Nacional, estivemos reunidos em Brasília para discutirmos a responsabilidade do jovem frente aos desafios de nossa Pátria. Esta carta é fruto desse processo de reflexão.

Como parte do Movimento Apostólico da Igreja Católica, o Jumas está presente em todo o mundo, e atua no Território nacional há 60 anos, formando personalidades dispostas a lutar pela santidade da vida diária.

Nos últimos anos nossa geração presenciou muitas manifestações públicas, inquietações sociais e reclamações sobre a situação política do País. Vemos nas ruas e noticiários uma juventude que reivindica mudanças. Muitos gritam e apontam os grandes escândalos, enquanto as pequenas corrupções, nossas atitudes incoerentes, se tornam cada vez mais uma convenção social. Nós não podemos ser indiferentes a estes acontecimentos, no entanto, não queremos nos transformar em mais uma voz que apenas critica, deixando de lado nosso papel como cidadãos brasileiros.

Compartilhamos com o senhor o mesmo sentimento de amor à Pátria, e entendemos que sua tarefa exige esforço e implica muitas dificuldades. Por isso, agradecemos o comprometimento que o senhor mantém em relação às freqüentes tensões. Todavia, acreditamos que as pessoas estão no centro da democracia e do futuro do nosso País.

Por isso, tomamos a iniciativa de convidá-lo a rezar e batalhar por uma sociedade fundamentada na dignidade da pessoa humana e construída com os pilares da caridade, verdade e justiça. Juntos, queremos edificar um Brasil onde as famílias sejam estruturadas com valores cristãos, a educação impulsione o desenvolvimento natural e integral do indivíduo e o trabalho seja valorizado, permitindo que nos reconheçamos como irmãos.

Nós já demos o primeiro passo: esta carta vem acompanhada do lançamento da campanha Rezo e Batalho pelo Brasil, um conjunto de ações associadas à transformação do Brasil num país melhor. Rezamos mais de mil terços na intenção dos políticos e da sociedade brasileira. Agora, queremos travar uma batalha diária no sentido de ser e inspirar quem nos rodeia, para que sejamos melhores cidadãos, comprometidos em escutar a voz de Deus e a voz do tempo.

Representamos muitos jovens que não só cobram mudanças, mas que também contribuem para a mudança. Junto ao senhor, acreditamos que somos os protagonistas do desenvolvimento da Nação. Portanto, nós vamos trabalhar duro e contribuir para que os senhores, Parlamentares, possam conduzir este País da melhor forma possível.

Agradecemos sua atenção e gostaríamos de permanecer em contato (secretarianacional@jumasbrasil.com.br). Desejamos profundamente que esta iniciativa lhe sirva de esperança e corresponda aos anseios dessa juventude.

Cordialmente, Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil.

            Esta é a carta, Srª Presidente, endereçada a todos os Senadores e Deputados Federais.

            Os nossos cumprimentos a essa iniciativa, especialmente aos 102 líderes que se reuniram em Brasília e discutiram os problemas do País. E a nossa solidariedade não só a esse movimento, mas a todo o sentimento cristão que invade as famílias brasileiras.

            Parabéns pela iniciativa. Sejam sempre bem-vindos ao Senado Federal!

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2015 - Página 73