Pela ordem durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida por S. Exª, com o objetivo de debater a situação hídrica do país.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE.:
  • Registro de reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida por S. Exª, com o objetivo de debater a situação hídrica do país.
Aparteantes
Raimundo Lira.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2015 - Página 477
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, COMISSÃO, INFRAESTRUTURA, SENADO, PRESIDENCIA, ORADOR, ASSUNTO, SITUAÇÃO, ABASTECIMENTO DE AGUA, BRASIL, DEFESA, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Pela ordem, Senador Garibaldi.

            E já convido para ir à tribuna o Senador Eduardo Amorim.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, com a compreensão do Senador Eduardo Amorim, aliás, eu quero cumprimentá-lo, porque ele acaba de ser eleito Presidente da comissão que vai tratar da medida provisória que substitui, de certa maneira, o fator previdenciário. O Relator, se eu não me engano, é o Deputado Carlos Zarattini.

            Sr. Presidente, eu queria fazer um registro, uma comunicação, que nós chamamos aqui inadiável, mas que nem sempre é tão inadiável, mas, no caso em tela, eu queria dizer da minha satisfação por ter participado hoje, como Presidente da Comissão de Infraestrutura, de uma reunião que realmente lembrou as reuniões da Comissão de Direitos Humanos, reuniões que são presididas por V. Exª.

            Nós tivemos a participação do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; tivemos a participação do Dr. Edson, presidente do Instituto DataBrasil; do residente da Associação de Entidades Brasileiras de Saneamento; e do diretor-geral do DNOCS. Foi discutido o panorama hídrico do Brasil, desde a seca que assola, ainda, o estado de São Paulo, como também a seca que vem se registrando no Nordeste já no quarto ano.

            Estamos somando esforços, somando visões daquele problema, para oferecer soluções. E o Governador de São Paulo trouxe a sua contribuição, ao lado das outras contribuições que nós ouvimos naquela reunião. E eu quero dizer que, realmente, há um ponto que, com relação ao Nordeste, nós não podemos abrir mão. Serei tão enfático como é enfático o Senador Paulo Paim quando se trata da questão previdenciária. É que nós não podemos abrir mão da transposição das águas do Rio São Francisco. Fizemos chegar, através daquela reunião, esse nosso apelo ao Governo Federal, à Presidenta da República Dilma Rousseff. As obras têm que ganhar certa aceleração, porque nós não podemos ficar à mercê de mais um ano irregular, de mais um ano de seca.

            Era esse o registro, Sr. Presidente, pedindo desculpas ao Senador Eduardo Amorim e pedindo a compreensão de V. Exª, Senador Paulo Paim.

            Muito obrigado.

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB.) - Senador Eduardo, gostaria de fazer uma complementação ao que falou o Senador Garibaldi, com sua experiência de Governador, de Senador, um homem que defende o Nordeste brasileiro e o Rio Grande do Norte com muita força e com muita determinação. Eu queria informar a V. Exª, Senador Garibaldi, que, na condição de Presidente da Comissão do São Francisco, e com o relatório do nosso Relator Humberto Costa, nós conseguimos com que o Ministério da Integração Nacional iniciasse o estudo para a construção do terceiro eixo da transposição. Nós temos o eixo leste e o eixo norte, e, então, uma derivação do eixo norte, da transposição, entrará no Rio Piancó, atendendo 18 municípios daquela região e vai abastecer a maior barragem que nós temos na Paraíba, que é o Sistema Coremas Mãe D'água, com a capacidade de 1 bilhão e cem milhões de metros cúbicos. E as águas excedentes do Sistema Coremas Mãe D'água da Paraíba vai ser transposta pelo Rio Piranhas, que, ao chegar no Rio Grande do Norte, recebe o nome de Açu e vai abastecer a maior barragem do Rio Grande do Norte...

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Que é a Armando Ribeiro Gonçalves.

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) -... que chamam, popularmente, de Barragem de Açu, com 2 bilhões e quatrocentos milhões de metros cúbicos. Portanto, esse trabalho do estudo e construção do terceiro eixo vai beneficiar, além da Paraíba, também o nosso querido Estado do Rio Grande do Norte, o Estado de V. Exª.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Agradeço a V. Exª, Senador Raimundo Lira. Novamente, pedimos desculpas ao Senador que está na Tribuna e ao Presidente, que está sendo benevolente demais com esses nordestinos, ele que é um gaúcho ilustre.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2015 - Página 477