Pronunciamento de Vanessa Grazziotin em 08/07/2015
Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do evento de entrega de equipamentos agrícolas a comunidades produtoras em 26 municípios amazonenses; e outro assunto.
- Autor
- Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
- Nome completo: Vanessa Grazziotin
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
INDUSTRIA E COMERCIO.
AGRICULTURA, PECUARIA, ABASTECIMENTO.
:
- Registro do evento de entrega de equipamentos agrícolas a comunidades produtoras em 26 municípios amazonenses; e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/07/2015 - Página 519
- Assunto
- Outros > INDUSTRIA E COMERCIO. AGRICULTURA, PECUARIA, ABASTECIMENTO.
- Indexação
-
- SUGESTÃO, ADIAMENTO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, ALTERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), EXPLORAÇÃO, PRE-SAL.
- REGISTRO, ENTREGA, EQUIPAMENTO AGRICOLA, MUNICIPIOS, AMATURA (AM), ANAMÃ (AM), AUTAZES (AM), BARREIRINHA (AM), BENJAMIN CONSTANT (AM), BOCA DO ACRE, BORBA (AM), CODAJAS (AM), GUAJARA (AM), HUMAITA (AM), NOVA OLINDA DO NORTE (AM), IRANDUBA (AM), ITACOATIARA (AM), JUTAI (AM), MAUES (AM), PAUINI (AM), PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM), SANTA ISABEL DO RIO NEGRO (AM), SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM), SÃO PAULO DE OLIVENÇA (AM), SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ (AM), TABATINGA (AM), TEFE (AM), UARINI (AM), URUCURITUBA (AM), MANICORE (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, CAPACIDADE, PRODUÇÃO AGRICOLA, REGIÃO AMAZONICA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Senadoras, companheiros e companheiros.
Sr. Presidente, hoje nós temos na nossa pauta duas matérias a serem apreciadas, duas medidas provisórias e um item que trata do Projeto de Lei nº 131, de autoria do Senador José Serra, que nós consideramos como um golpe profundo contra a maior empresa brasileira que é a Petrobras.
Por isso eu quero desde já dizer que trabalhamos muito e contamos com a sensibilidade das Srªs e dos Srs. Parlamentares para que possamos analisar a matéria numa outra oportunidade que não hoje, Sr. Presidente. É uma matéria extremamente delicada que não deve, no nosso entendimento, ser analisada exatamente neste momento, que é um momento de muita dificuldade para o País, de muita dificuldade para própria Petrobras.
Então, consideramos que o ideal seria o adiamento da análise, discussão e apreciação da matéria. E assim trabalharemos logo mais, quando iniciar a Ordem do Dia.
Mas, Sr. Presidente, o que me traz à tribuna neste momento é o relato de um fato muito importante, ocorrido na cidade de Manaus, na última sexta-feira.
Na última sexta-feira, realizamos, em conjunto com o Governo do Estado...
Antes de mais nada, quero lamentar a ausência do próprio Governador do Estado do Amazonas no evento.
O SR. PRESIDENTE (Raimundo Lira. Bloco Maioria/PMDB - PB) - Solicito o silêncio de todos para que possamos ouvir com clareza o pronunciamento da Senadora Vanessa.
Com a palavra a Senadora.
Desculpe a interrupção.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Sr. Presidente.
Eu dizia que, antes de iniciar a fala a respeito da atividade, eu lamentei e lamento muito a ausência do Governador do Estado do Amazonas, que não se fez presente e lá estava representado pelo Vice-Governador do nosso Estado, o ex-Deputado Henrique Oliveira.
Lamento também o fato de a imprensa amazonense ter dado tão pouca publicidade a um evento que considero da mais extrema importância, não porque se referiu a um evento em que se entregaram equipamentos agrícolas, fruto de emenda parlamentar de minha autoria, mas porque aqueles equipamentos e aquele ato fazem parte de toda uma política que vem sendo desenvolvida no Estado do Amazonas há algum tempo.
Eu me refiro, Presidente, Senador Raimundo Lira, ao fato de que, há alguns anos, eu apresentei uma emenda individual junto ao Orçamento da União para que a Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas pudesse adquirir equipamentos, no sentido de garantir equipamentos agrícolas para comunidades produtoras do interior do Estado do Amazonas, para que elas pudessem aumentar a sua produção. Foi uma emenda que, na sua totalidade, somou quase R$10 milhões.
Na última sexta feira, nós entregamos equipamentos para um conjunto de 26 Municípios, comunidades localizadas em 26 Municípios. Entretanto, em outros nove, eles já haviam sido entregues. Nessa etapa, nós entregamos equipamentos agrícolas que somam pouco mais de R$6 milhões para 35 Municípios, o que eu considero fundamental.
E eu dizia lá na solenidade que aquilo era uma pequena amostra do que é o nosso desejo, do que é a verdadeira, a grande proposta que nós temos para todo Estado, que é ver toda a produção agrícola mecanizada no Estado do Amazonas, porque isso contribuirá não apenas com os agricultores diretamente.
Para eles, isso é fundamental, porque ter a produção mecanizada significa aumentar a produtividade, diminuir o tempo do trabalho, melhorar a qualidade da produção e ainda proteger melhor o meio ambiente. Se as comunidades produtivas dispõem de equipamentos para trabalhar, para preparar a terra, não há necessidade de abertura de terra nova para a produção, Sr. Presidente, pois uma mesma área pode ser utilizada várias vezes.
E V. Exª não tem ideia do quanto aquele momento foi significativo. Eram kits compostos por 11 equipamentos. Entre eles, Sr. Presidente, havia o microtrator, o distribuidor de calcário, a sulcadeira, a roçadeira, o distribuidor de esterco, ou seja, todo o maquinário necessário para que o produtor possa garantir uma produção maior e, repito, ganhar mais e trabalhar menos.
Foi uma atividade muito importante. Receberam esses equipamentos os Municípios de Amaturá, Anamã, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Codajás, Guajará, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Iranduba, Itacoatiara, Jutaí, Maués, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tefé, Uarini, Urucurituba, assim como a comunidade de Santo Antônio do Matupi, no Município de Manicoré.
Presentes ao evento...
Sr. Presidente, faço não só o registro, mas destaco as importantes presenças do Prefeito de Autazes, José Thomé, de Amaturá, Prefeito João Dias, de Benjamin, Prefeita Iracema, Prefeito Xinaik, do Município de Iranduba, Prefeita Marlene, de Jutaí, Prefeito Tabira, do Juruá, Prefeito Padre Carlos, do Município de Maués, Joseias, do Município de Nova Olinda do Norte, Prefeito Abraão Lasmar, do Município de Santo Antônio de Sá, Prefeito de São Sebastião do Uatumã, Adalberto Leite, Prefeito de Nova Olinda do Norte, nosso querido amigo Nato, Prefeito de Urucurituba, Pedro Amorim, Prefeito de Tefé, Jucimar Veloso, o Papi, e o Vice-Prefeito de Presidente Figueiredo, além dos Deputados estaduais, Alessandra Campêlo, que é a única mulher Deputada Estadual do Amazonas, do meu Partido, o PCdoB, Deputado Estadual Orlando Cidade e Deputado Estadual Sinésio Campos.
Além dessas presenças, contamos também com a presença do representante da Câmara Municipal de Manaus, Vereador Jairo Da Vical, do Presidente do IDAM, que tem sido muito importante para a organização do evento, Edimar Visoli, assim como do Secretário de Estado de Produção Rural, Deputado Sidney Leite.
E faço uma homenagem ao ex-Secretário de Produção Rural, ex-Deputado Estadual do Amazonas Eron Bezerra, que ajudou e contribuiu muito a formatar da emenda parlamentar numa realidade para esses Municípios, porque, Sr. Presidente, se é difícil produzir no interior deste País, imagine produzir nos Municípios do interior do Amazonas.
Nós não temos a característica que têm, por exemplo, os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Estado de Goiás, o Estado do Paraná, que são grandes produtores. Não! A característica do Estado do Amazonas é marcada pela produção familiar. É o pequeno agricultor que lá está, que planta para sobreviver e para vender nas comunidades - planta macaxeira, colhe o açaí, enfim, com muita dificuldade.
Então, garantir a entrega de equipamentos que ajudam não uma família, mas várias famílias numa mesma comunidade é algo que deve ser destacado.
E repito: nosso grande empenho, nosso grande trabalho é para ver, em todo o Estado do Amazonas - assim como em todos os Estados brasileiros, mas sobretudo nos Estados da Amazônia -, a produção mecanizada. Muitos são os programas de preservação ambiental, Sr. Presidente, e muitos desses programas contam com recursos que vêm de fora, que vêm do exterior; entendemos que preservar as áreas é fundamental, é muito importante, mas, ao lado da preservação, o que temos de garantir são condições para que a população possa viver e produzir com dignidade, impactando cada vez menos o meio ambiente. E a mecanização da produção, sem dúvida nenhuma, é o elemento basilar, é o elemento fundamental, imprescindível para que o desenvolvimento sustentável na Região aconteça.
Nós costumamos dizer que a Amazônia brasileira pode ser a grande produtora de grãos do País, sem derrubar uma árvore sequer, porque é exatamente nessa Região que há as áreas denominadas áreas de várzea. São áreas excelentes para o plantio, porque, em determinada parte do ano, alagam; são áreas que alagam, e, portanto, a própria natureza se encarrega de fertilizar o solo e de preparar a terra, para que, no período de seca, ela possa ser usada para o plantio.
Então, a potencialidade da produção nós temos; gente disposta a produzir também não falta em nosso Estado. O que falta são as condições - condições de produção e condições de escoamento da produção.
E fico feliz, como Parlamentar, por ajudar - não no todo, mas naquilo que é possível - esses agricultores a melhorar a qualidade de vida; por ajudar no próprio desenvolvimento do Estado do Amazonas.
Então, é esse o relato que faço aqui.
Lamento o Governador não ter ido ao evento. Na mesma hora, ele estava visitando algumas obras e não esteve presente a esse ato, em que estavam 14 Prefeitos de Municípios do interior e alguns Deputados Estaduais. Foi um ato muito importante e significativo para aqueles que vivem muito longe dos grandes centros produtores, consumidores e dos grandes centros beneficiados por todo o desenvolvimento tecnológico alcançado até hoje.
Mas eles vivem - vivem nesses Municípios distantes das grandes cidades. Nas suas cidades, nas suas comunidades, não há cinema, não há praça, não há nada. Há apenas a sua residência, aquela forma simples de viver. E eles, no dia a dia, plantam para quê? Para alimentar exatamente os que estão na cidade.
Portanto, é uma alegria muito grande, não só como Parlamentar e Senadora, mas como mulher, poder colaborar com essas famílias, com essa gente tão simples, mas tão laboriosa que vive em nosso interior, sobretudo no interior do Amazonas.
Muito obrigada, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Raimundo Lira. Bloco Maioria/PMDB - PB) - Senadora Vanessa, gostaria que V. Exª permanecesse um pouquinho aí, porque quero parabenizá-la por esse trabalho.
Nós sabemos que, quando a produtividade cai muito, ou seja, quando o agricultor não tem os instrumentos de mecanização para tirar o máximo de proveito da terra existente, naquela mesma quantidade de hectares, ele só tem um caminho, que é aumentar o desmatamento, porque a sua produtividade é muito baixa.
Então, V. Exª está fazendo um trabalho muito bom de preservação ambiental, e parabenizo-a mais uma vez porque a capital, Manaus, é um caso único no Brasil, onde há a maior concentração de eleitores do Estado, e, quando V. Exª está preocupada com o pequeno agricultor do interior do Amazonas, V. Exª não está pensando somente nos votos que a capital pode lhe fornecer. Isso é um altruísmo, é um tipo de comportamento que merece elogios de todos nós.
Muito obrigado, Senadora.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Muito obrigada.