Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao Sr. Olacyr de Moraes.

Autor
Ronaldo Caiado (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Ronaldo Ramos Caiado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao Sr. Olacyr de Moraes.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2015 - Página 201
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, OLACYR DE MORAES, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, MORTO, DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA, SOJA.

O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, faço

também aqui menção a este grande brasileiro que nos deixa hoje, o Olacyr de Moraes.

    Tive oportunidade de conhecê-lo bem. Visitei sua propriedade em Mato Grosso do Sul. Ele criou ali, tal- vez, a empresa agropecuária mais moderna de todos os tempos, com um respeito enorme a todos aqueles que trabalhavam e conviviam com ele no dia a dia.

    Foi um homem não apenas empreendedor, mas um homem sempre à frente do seu tempo, que acreditou no Centro-Oeste brasileiro, acreditou na fronteira agrícola, mostrou como expandir a produção preservando o

meio ambiente, um homem sempre voltado para a pesquisa.

Aquilo que o Senador Blairo Maggi coloca é realmente verdade. Poucos brasileiros acreditavam no po-

tencial e na fronteira agrícola do Cerrado, capaz de abastecer hoje toda essa demanda da população brasileira e de também promover o superávit primário, e foi Olacyr de Moraes, com sua visão, destemido, ousado, o em- preendedor que passou a ser referência não só com o título, à época, de “O Rei da Soja”, mas também pela sua capacidade de pensar na logística, que até hoje o Governo não conseguiu atender.

    Foi ele que também viabilizou aquele primeiro momento, o primeiro passo para que as ferrovias no Bra- sil se transformassem em um modal capaz de diminuir o custo de produção e fazer com que o setor primário fosse competitivo internacionalmente.

    Quero fazer chegar a todos os seus familiares o reconhecimento de todos nós que sabemos o que o Olacyr de Moraes deixou como legado, como passado, como escola na agropecuária brasileira: um empresá- rio moderno, um empresário que teve coragem de sair do conforto da sua empresa, empreiteira respeitada nacionalmente, para se dedicar quase que por tempo integral àquilo que foi exatamente abrir o Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e toda essa área de pesquisa.

    Os nossos cumprimentos a este homem e, ao mesmo tempo, os nossos sentimentos a todos os familia- res de Olacyr de Moraes por ter nos deixado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2015 - Página 201