Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao Sr. Olacyr de Moraes.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao Sr. Olacyr de Moraes.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2015 - Página 202
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, OLACYR DE MORAES, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, MORTO, DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA, SOJA.

            O SR. DELCÍDIO DO AMARAL (Bloco Apoio Governo/PT - MS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero registrar o falecimento do empresário Olacyr de Moraes, uma verdadeira referência para nós da Região Centro-Oeste, para Mato Grosso do Sul, para Mato Grosso. Registrar seu caráter empreendedor, um homem sempre inovador nas suas ideias, um homem que sempre se apoiou na tecnologia, ousado e, como foi dito aqui pelos Senadores que me antecederam, alguém que foi, sem dúvida alguma, um destaque, um dos primeiros a investir na produção de soja, no desenvolvimento de sementes, na tecnologia.

            No meu Estado do Mato Grosso do Sul, Sr. Presidente, há a Fazenda Itamarati, a primeira grande operação no agronegócio do empresário Olacyr de Moraes. Na época em que ele desenvolveu esse projeto, ele mais uma vez marcou, destacou-se e mostrou que sempre foi um empresário a um ponto fora da curva, ou seja, sempre à frente do seu tempo.

            Eu não poderia deixar de registrar aqui também a famosa Ferronorte, que hoje é uma ferrovia extremamente relevante, extremamente importante para o escoamento da produção do Centro-Oeste. Quando o empresário Olacyr de Moraes desenvolveu esse projeto, muita gente achava que era um projeto de um sonhador. Hoje, esse sonho é uma realidade absolutamente importante para os modais e para o escoamento da nossa produção.

            Portanto, eu quero aproveitar para registrar isso e também que ele foi dono da Constran, uma empresa que participou de muitos projetos de infraestrutura, não só de rodovia, de ferrovia, mas também na área de energia, uma empresa respeitada no mercado.

            Quero aqui também me solidarizar com seus familiares, e eu não poderia deixar de fazer esse registro pela importância do Dr. Olacyr de Moraes não só como um empresário do nosso Estado da Região Centro-Oeste, mas também como um empresário brasileiro competente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2015 - Página 202