Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a necessidade de recuperação dos municípios atingidos pela cheia do Rio Acre; e outros assuntos.

.

Autor
Gladson Cameli (PP - Progressistas/AC)
Nome completo: Gladson de Lima Cameli
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Destaque para a necessidade de recuperação dos municípios atingidos pela cheia do Rio Acre; e outros assuntos.
TRANSPORTE:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2015 - Página 303
Assuntos
Outros > CALAMIDADE
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, LOCAL, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, ASSUNTO, RECUPERAÇÃO, MUNICIPIO, BRASILEIA (AC), ESTADO DO ACRE (AC), VITIMA, INUNDAÇÃO, RIO ACRE.
  • REGISTRO, NECESSIDADE, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), RECUPERAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIOS, RIO BRANCO (AC), ASSIS BRASIL (AC), XAPURI (AC), SENA MADUREIRA (AC), CRUZEIRO DO SUL (AC), PORTO, PAIS ESTRANGEIRO, PERU, ENFASE, IMPORTANCIA, ESCOAMENTO, PRODUTO IMPORTADO, ORIGEM, ASIA, DESTINAÇÃO, BRASIL, ELOGIO, ESTADO DO ACRE (AC), RECEBIMENTO, INVESTIMENTO, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC).

            O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Apoio Governo/PP - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, pela manhã, eu estive, por volta das 9h, no Ministério da Integração Nacional, junto com o Prefeito de Brasiléia, o Prefeito Everaldo, do PMDB, e nosso Ministro Gilberto Occhi, com seus assessores, para tratarmos de recuperação do município de Brasiléia, tendo em vista que esse mesmo Município, como sabe V. Exª, Senador Jorge Viana, que preside esta Mesa neste momento, passou por várias enchentes nos últimos anos e precisa de uma atenção especial do Governo Federal. Então, o Prefeito, com toda a sua equipe, esteve no Ministério apresentando o plano de recuperação e cobrando uma presença efetiva do Governo Federal nas suas áreas. E o próprio Ministro se colocou à sua inteira disposição.

            Há dez dias, eu percorri, Senador Jorge Viana, Senador Alvaro Dias e demais Senadores, a BR-317 no sentido de Rio Branco a Assis Brasil. Eu tenho cobrado diversas vezes a presença do DNIT na recuperação dessa estrada, essa estrada tão sonhada, tão lutada. Trata-se da Estrada do Pacífico, que liga o Brasil ao Peru e vai até o Porto de Ilo, atendendo a todas as necessidades do nosso País para o escoamento de tudo que vem da Ásia para os demais pontos do nosso Brasil.

            Porém, o que é importante tratar nesta tribuna, nesta tarde de terça-feira? É que o País hoje vive uma crise econômica grande. As prefeituras estão numa situação delicada. O inverno amazônico acabou, e o verão está chegando, e é um tempo curto.

            E eu queria mais uma vez, desta tribuna, esquecer as cores partidárias e chamar a atenção das autoridades competentes, para que o DNIT trate de uma ação imediata, com o Ministério dos Transportes, para recuperação do trecho de Xapuri até Assis Brasil, que precisa de uma recuperação imediata. E não só a BR-317, como também a própria BR-364, que liga Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, segundo Município do Estado.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria fazer o registro aqui, na tribuna, nesta terça-feira, porque nós não estamos aqui para discutir questões políticas. Nós estamos aqui para tratar de um assunto que está preocupando a população do nosso Estado, o Estado do Acre.

            E, acompanhando os jornais de ontem e de hoje, um assunto que foi tão debatido no ano eleitoral foi o Pacto da Mobilidade Urbana, Senador Jorge Viana, que era de R$30 milhões. Naquele momento, o Partido Progressista estava à frente do Ministério das Cidades e o ex-Prefeito Raimundo Angelim entregou um projeto para a nossa capital, Rio Branco. E nós teríamos dito que, de emendas e indicações, foram mais de 30 milhões para Rio Branco, naquele momento. Naquele período - e o tempo faz justiça, o então Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, que hoje é do Ministério da Integração Nacional, estava apoiando -, pedi que acelerasse, que colocasse o PAC 2, da Mobilidade Urbana, para a nossa capital, Rio Branco. Ontem, assinaram o contrato com a Caixa Econômica.

            Então, independentemente de cores partidárias, independentemente de situações políticas, do momento A, do momento B, eu subo nesta tribuna para parabenizar os órgãos competentes porque, de uma vez por todas, as principais vias de Rio Branco, como as nossas grandes avenidas de Rio Branco, as ruas Rio de Janeiro, Isaura Parente, enfim, terão um melhoramento no seu tráfego urbano. Por isso, aqui, nesta tribuna do Senado Federal, queria dizer que demorou, mas, realmente, assinaram o contrato do famoso PAC da Mobilidade Urbana, de R$30 milhões.

            Quero dizer à Nação brasileira e ao povo acriano que todos os projetos que venham beneficiar o meu Estado do Acre, independentemente do prefeito, seja do partido A, ou do partido B, eu estarei para apoiar, porque, em primeiro lugar, estarão sempre o meu Estado e o povo brasileiro, não questões partidárias.

            Então, nessa situação, eu não poderia deixar de vir a esta tribuna, hoje, e fazer esse relato. Peço a compreensão da nossa Presidenta da República, para que, realmente, ela olhe com carinho para o plano de recuperação dos Municípios atingidos pelas cheias do Rio Acre, que são os Municípios de Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia e nossa capital, Rio Branco.

            É preciso aproveitar esse verão de tão pouco tempo, de cerca de 90 dias, e as ações saiam do papel e venham para a prática.

            Era que eu tinha, Sr. Presidente, aos demais Srs. Senadores.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2015 - Página 303