Comunicação inadiável durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do ex-Senador Agnelo Alves.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do ex-Senador Agnelo Alves.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2015 - Página 359
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, AGNELO ALVES, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Oposição/DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Para uma comunicação inadiável que desejo fazer à Casa, o que faço com tristeza.

            Comunico o falecimento de um ex-colega nosso, do ex-Senador Agnelo Alves, que faleceu domingo, em São Paulo. Foi sepultado ontem em Natal, para onde me desloquei. Eu já estava em Brasília e me desloquei a Natal para participar das exéquias de S. Exª, que foi um grande amigo.

            O ex-Senador Agnelo Alves foi Prefeito de Natal; foi Prefeito de Parnamirim, um Município da Grande Natal onde está situado o antigo aeroporto da cidade de Natal; foi Deputado Estadual e morreu no exercício desse mandato. Tem três filhos, um deles, o mais velho, Carlos Eduardo, é o atual Prefeito da cidade de Natal, e os outros dois filhos exercem atividades empresariais, José Luís e Agnelo Filho. E deixa a viúva, Celina.

            Faço este registro realçando as devidas qualidades de Agnelo.

            Agnelo é irmão de Aluízio Alves, que já faleceu. Aluízio Alves foi um líder político inconteste no meu Estado, foi Governador do meu Estado, foi meu antagonista político - disputei com ele o governo do Estado em 1982. Fomos adversários quase a vida inteira, mas, ao final, confluímos politicamente e chegamos a fazer campanha política juntos, em nome do interesse do Estado do Rio Grande do Norte.

            Foi famoso o antagonismo no nosso Estado entre os Alves e os Maias. Os Maias não existem, os Maias sou praticamente só eu. Os Alves exercem liderança política de muita expressão ainda hoje. Eles têm o Ministro Henrique Alves, o Senador Garibaldi Alves, o Deputado Federal Walter Alves, tinham o Deputado Estadual Agnelo Alves e são políticos de muito boa qualidade a quem o Estado do Rio Grande do Norte deve muito.

            O Deputado Agnelo Alves, que foi Senador - e aqui eu faço um registro do ex-Senador falecido - foi há pouco tempo Prefeito de Parnamirim, que é um Município da Grande Natal que não tinha a sua individualidade devidamente destacada. E, depois da administração de Agnelo como Prefeito, Parnamirim adquiriu individualidade, deixou de ser parte da Grande Natal para ser o Município de Parnamirim. Tudo pela iniciativa de um prefeito que via nesse mandato uma espécie de predestinação e missão de vida.

            Faço este registro para fazer justiça, mais do que a uma família, a um cidadão com quem mantive relações de amizade de forma especial. Foi uma amizade que herdei de meu pai, Tarcísio Maia, que ele, Agnelo, conheceu como Governador do Estado, a quem conheci e com quem tive disputas políticas em regime de antagonismo, mas com quem convivi também disputas políticas confluentes. Estivemos no mesmo palanque em algumas disputas, sempre pelejando e batalhando em torno das causas de interesse do nosso Estado.

            Quero daqui fazer registro para os nossos pares do passamento, do desaparecimento de Agnelo, apresentando minhas condolências a toda a família.

            Garibaldi é seu sobrinho, deve estar ainda em Natal, não deve ter chegado. Estive com ele no sepultamento ontem, ao lado dos filhos, ao lado da viúva, ao lado de Henrique Alves, mas estive, acima de tudo, prestando uma homenagem ao cidadão, que merece o nosso apreço, de cuja amizade guardo grandes lembranças, a começar pelo fato de que a amizade de Agnelo foi uma amizade que herdei do meu pai, que foi amigo dele. Antagonista político, mas reconhecia nele um talento político, um jornalista de grande expressão, de grande talento e de grande sensatez. De modo que quero fazer este registro e deixar com a família enlutada, com Celina e com os três filhos, a minha manifestação pessoal e a manifestação do meu Partido de reconhecimento e de apreço a sempre lembrada figura de Agnelo Alves, Deputado Estadual, falecido ontem e sepultado na cidade de Parnamirim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2015 - Página 359