Pronunciamento de Reguffe em 23/06/2015
Pela ordem durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de participação da reunião de instalação da Comissão Especial de Reforma Política do Senado.
- Autor
- Reguffe (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
SISTEMA POLITICO:
- Registro de participação da reunião de instalação da Comissão Especial de Reforma Política do Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/06/2015 - Página 373
- Assunto
- Outros > SISTEMA POLITICO
- Indexação
-
- REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, OBJETIVO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO ESPECIAL, REFORMA POLITICA, DEFESA, EXTINÇÃO, REELEIÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, IMPLANTAÇÃO, VOTO FACULTATIVO, POSSIBILIDADE, CANDIDATURA, AUSENCIA, PARTIDO POLITICO, CRIAÇÃO, SISTEMA, REVOGAÇÃO, MANDATO, PROIBIÇÃO, CANDIDATO ELEITO, LEGISLATIVO, OCUPAÇÃO, CARGO EFETIVO, EXECUTIVO.
O SR. REGUFFE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente,
nós tivemos agora uma reunião, na Presidência do Senado, de instalação da Comissão Especial da Reforma Política aqui nesta Casa. Eu fui designado como membro pela Liderança do meu Partido.
Espero que esta Casa faça a reforma política que a população sonha. Eu não aceito e não concordo que se chame de reforma política o que a Câmara fez. O que a população precisa é algo muito mais profundo do que o que a Câmara fez.
Tirando o m da reeleição, que, particularmente, defendo, o que a Câmara fez é algo extremamente tí- mido e não atende os anseios da população deste País.
Espero que esta Casa debata aqui a proibição de mais do que uma única reeleição para Parlamentares; o voto facultativo; o voto distrital; a possibilidade de candidaturas avulsas sem liação partidária; um sistema de revogabilidade de mandatos, que é importante - que oscandidatostenham que registrar suaspropostase compromissose, se eleitos, tenham que honrá-los-; a proibição que alguém se eleja para um cargo legislativo e vá ocupar um cargo no Executivo.
Espero que esta Casa faça esse debate de fundo dessas questões, que é o que a sociedade brasileira es- pera, para que tenhamosuma reforma política verdadeira neste Paíse possamosreaproximar a população dos seus representantes, Sr. Presidente.
Muito obrigado.