Discurso durante a 112ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Entusiasmo com feiras agropecuárias que acontecem em Rondônia no mês corrente.

.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Entusiasmo com feiras agropecuárias que acontecem em Rondônia no mês corrente.
HOMENAGEM:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2015 - Página 246
Assuntos
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FEIRA AGROPECUARIA, LOCAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), COMENTARIO, IMPORTANCIA, MOVIMENTAÇÃO, ECONOMIA.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, BOMBEIRO, CONGRATULAÇÕES, CATEGORIA PROFISSIONAL, PAIS, ENFASE, CORPORAÇÃO MILITAR, ESTADO DE RONDONIA (RO).

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, minhas senhoras e meus senhores, nos meses de junho, de julho, de agosto e de setembro, Rondônia se transforma em verdadeiro palco para diversas exposições agropecuárias, todas aguardadas dentro do calendário do agronegócio do Estado e do País.

            Aliás, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já começou no mês de maio a Rondônia Rural Show, que não é uma feira agropecuária, que é uma feira de negócios, do agronegócio, que está realmente um verdadeiro show. Rondônia Rural Show, idealizada pelo Governador do meu Estado, Confúcio Moura, meu companheiro de Partido, teve sua quarta edição este ano, do dia 27 a 30 de maio, e comercializou mais de R$700 milhões. Ela vem crescendo a cada ano e já é a quinta ou a sexta maior feira de negócios do Brasil.

            Ontem, na cidade de Buritis, cidade que tive o privilégio de implantar como Governador do Estado de Rondônia, cidade que já tem aproximadamente 40 mil habitantes, teve início a 2ª Exposição Agropecuária, uma feira nova ainda, a Expobur. Essa exposição é realizada pela Associação de Pecuaristas e Agricultores de Buritis (Apab), que tem como objetivo desenvolver a agricultura e a pecuária em toda aquela região.

             No Município de Vilhena, no sul de Rondônia, iniciou-se ontem também uma das feitas mais antigas de Rondônia, a 30ª edição da Exposição e Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Vilhena (Expovil). A estimativa diária de público nessa feira, nesse evento, é de 25 mil pessoas por dia. Parabéns a Vilhena por iniciar mais uma grande feira agropecuária!

            No próximo sábado, dia 4, em Ji-Paraná, será a abertura da 36ª Expojipa - esta, sim, é a mais antiga, Srª Presidente -, em que se aguarda um público de 200 mil pessoas durante os nove dias do evento, que se inicia no dia 4 e que vai até o dia 12.

            Todas essas exposições são de extrema importância para Rondônia, pois, além de movimentar a economia de diferentes regiões do Estado, proporciona lazer e diversão para toda a população.

            Parabéns mais uma vez a Vilhena, Buritis e Ji-Paraná, por estarem realizando suas feiras agropecuárias.

            As programações são das mais diversas. Vão desde as cavalgadas, que antecedem a realização dos eventos e que reúnem sempre milhares de pessoas aos shows, com artistas nacionais, aos rodeios e aos leilões.

            A cada ano, maior número de pessoas participa dessas feiras, o que demonstra o sucesso desses eventos e o vigor do nosso Estado, o que contribui sobremaneira para o desenvolvimento do País.

            Nesse mesmo passo em direção ao futuro, não posso deixar de destacar as feiras que já foram realizadas no mês passado. São elas a 9ª Festa Agropecuária de Cerejeiras; a 10º Agrishow Jaru; a 13ª Expoeste, de Espigão do Oeste; a 28ª Expocol, de Colorado d'Oeste; a Exposição Feira de Monte Negro; a 6ª Expomig, de São Miguel do Guaporé; e a 10ª Expour, em que estive presente no último final de semana, na cidade de Urupá.

            Por último, convido todos os Parlamentares para prestigiarem as exposições do meu Estado. A Ana Amélia, nossa Presidente, já esteve em Ji-Paraná, acho que na 3ª Rondônia Rural Show. Visitou a cidade de Rolim de Moura, a cidade onde fui prefeito por duas vezes, foi até a região do Cassol, Santa Luzia, próximo de Rolim de Moura.

            Obrigado, Senadora Ana Amélia.

            Faço este convite a todos os Parlamentares, se não este ano, algumas já passaram, mas, ainda este ano, nas que virão, estão convidados para comparecer às nossas feiras agropecuárias do Estado de Rondônia, que têm feito do meu Estado um grande produtor, um Estado de forte crescimento, crescendo sempre acima da média nacional. Este ano, Rondônia deve crescer em torno de 5% do PIB. Enquanto o Brasil cresce negativamente, Rondônia cresce positivamente. Houve anos em que crescemos igual ao crescimento chinês, ao crescimento da China.

            Pela nossa formação histórica, que uniu gente dos diferentes cantos deste imenso País, todos se sentirão em casa. Essa nossa mesma história também demonstra que o povo de Rondônia é acolhedor, é um povo muito carinhoso. Serão todos bem-vindos. As mãos que se estendem aos visitantes são as mesmas que produzem as riquezas que estarão expostas nas nossas feiras.

            Srª Presidente, antes de encerrar esta fala sobre as feiras agropecuárias de Rondônia, eu queria parabenizar todos os integrantes do Corpo de Bombeiros do Brasil, em especial do meu Estado de Rondônia, pelo transcurso do seu dia. Estamos comemorando o Dia do Bombeiro, instituição que respeito e admiro. Quando Governador, transformei o Corpo de Bombeiros em uma entidade independente da polícia, que tem hoje o seu próprio orçamento, a sua própria estrutura. Isso tem dado certo em todo o Brasil.

            Em nome do meu motorista, que é aposentado do Corpo de Bombeiros, cabo do Corpo de Bombeiros, Sr. Paulo Sales Ribeiro - eu só o conheço como o Seu Sales -, profissional dedicado e competente, eu quero parabenizar todos os bombeiros de todo o Brasil.

            Fica aqui a minha pequena homenagem a esses grandes profissionais do nosso País.

            Era o que tinha a dizer, Srª Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2015 - Página 246