Pela ordem durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do ex-Presidente da Câmara dos Deputados, Paes de Andrade.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do ex-Presidente da Câmara dos Deputados, Paes de Andrade.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2015 - Página 168
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, PAES DE ANDRADE, EX PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu tomei conhecimento da notícia, agora há pouco, por V. Exª, do falecimento do nosso queridíssimo e saudoso companheiro Paes de Andrade. Eu recebi a notícia com profunda consternação.

            Eu tinha, por Paes de Andrade, um enorme apreço. Um apreço com base em suas virtudes: um homem culto, de grande cultura jurídica, de grande cultura histórica. Paes de Andrade foi um político que se notabilizou por sua conduta desassombrada nos momentos mais difíceis do regime ditatorial. Paes de Andrade integrava a ala dos emedebistas mais intransigentes na luta pela democracia.

            Paes de Andrade deixou esta reputação: um homem de coragem, um homem que assumia posições com desassombro. Lembro-me de quando, eu no exílio, Paes de Andrade esteve no Senado francês para levar aos Senadores franceses as denúncias dos crimes que se cometiam aqui contra os direitos humanos. Nunca me esqueci da presença de Paes de Andrade na tribuna do Senado francês, fazendo um depoimento que poderia ter lhe custado a cassação de seu mandato.

            Depois, convivi com ele no PMDB.

            Ele deixa, em todos nós, uma profunda saudade e uma enorme admiração por sua figura pública e pelo homem sensível e o Líder amigo que foi.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2015 - Página 168