Discurso durante a 14ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Posicionamento favorável à revisão do plano de cargos e salários dos servidores da Suframa.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Posicionamento favorável à revisão do plano de cargos e salários dos servidores da Suframa.
Publicação
Publicação no DCN de 09/07/2015 - Página 26
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Indexação
  • COMENTARIO, GREVE, SERVIDOR, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), DEFESA, NECESSIDADE, NEGOCIAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, OBJETIVO, REVISÃO, PLANO, CARGO, SALARIO.

A SRA. VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB-AM. Pronuncia o seguinte dis-

curso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente. Em primeiro lugar, eu quero fazer um apelo aos Parlamentares, Senadores e Senadoras, Deputados e Deputadas, para que possamos marcar presença na sessão do dia hoje.

    Eu quero aproveitar para dizer que todos nós da Região Amazônica estamos ansiosos, mas trabalhando por uma solução, no que diz respeito à situação dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus

-- SUFRAMA, uma autarquia do Governo Federal que atua não só no Amazonas, mas também nos Estados do Acre, de Rondônia, de Roraima e do Amapá.

    Sr. Presidente, os servidores estão em greve porque até agora não houve uma negociação com o Gover- no Federal, e nós da bancada somos testemunhas de quanto esses servidores vêm procurando negociar com o Governo Federal. No ano passado, em 2014, fizeram um movimento grevista, e suspenderam a greve para que a negociação tivesse curso; infelizmente, como não avançou, eles novamente tiveram de parar suas atividades, o que vem causando um prejuízo não só à nossa Região, a Roraima, Amazonas, Amapá, Acre, mas a todo o País.

    Quero relatar aqui, Sr. Presidente, que ontem, numa reunião com o Vice-Presidente da República Michel Temer, Presidente em exercício, e um conjunto de Líderes partidários, ficou acordado que as Lideranças parti- dárias devem trabalhar para uma solução, e se for o caso -- está aqui o Líder do Governo no Congresso Nacio- nal -- teremos até a edição de uma medida provisória.

    Eu quero dizer que nós confiamos muito nessa negociação, Sr. Presidente, e tenho a convicção de que a saída negociada é a única forma para que não derrubemos o veto. Do contrário, nós teremos de derrubar o veto e garantir uma revisão do plano de cargos e salários desses servidores. Então, não há mais por parte do Governo Federal um compromisso com as bancadas da região; há um compromisso com todos os Líderes

partidários, um compromisso que foi chancelado na reunião de ontem pelo próprio Vice-Presidente Michel Temer, Sr. Presidente.

Estamos aqui aguardando o quórum, mas ao mesmo tempo trabalhando nas negociações, para que

possamos encontrar uma solução que, repito, não é só para o Estado do Amazonas, é para uma Região muito importante para o nosso País. Está aqui o Senador Romero Jucá, que, não estando na reunião ontem, colocou como prioridade sua e também prioridade da bancada de Roraima uma solução para essa questão.

Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 09/07/2015 - Página 26