Comunicação inadiável durante a 125ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Joaquim Beato.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Joaquim Beato.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2015 - Página 900
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, JOAQUIM BEATO, EX SENADOR, PROFESSOR, PASTOR, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Srªs e Srs. Senadores, Presidente Jorge Viana, quero aproveitar a oportunidade para requerer a V. Exª que submeta à consideração do Plenário do Senado o voto de pesar pelo falecimento do sempre professor, pastor da Igreja Presbiteriana do meu Estado, Espírito Santo, ex-Senador da República, de uma pessoa extremamente querida, figura pública. No exercício da sua atividade como pastor, exerceu uma visão absolutamente ecumênica em seu sacerdócio, sendo respeitada por todos os segmentos e todas as religiões em nosso Estado e também fora do nosso Estado, porque foi e seguramente continua sendo em nosso sentimento, em razão do seu legado, tudo aquilo que deixou ao longo de sua longa trajetória.

            Perdemos, na última semana, o professor, pastor, ex-Senador da República Joaquim Beato. Nascido no Município do Alegre, no sul do Estado do Espírito Santo, em 6 de outubro de 1934, o pastor, professor e ex-Senador faleceu na última semana, após passar quase dois meses hospitalizado em estado grave.

            Figura extraordinária e marcante na vida política e social do nosso Estado, Joaquim Beato exerceu papel central, reconhecidamente, na renovação da Igreja Presbiteriana em nosso Estado. Sua atuação mereceu e continua merecendo, como disse anteriormente, em função do seu legado, que foi um legado muito concreto, muito afirmativo de todos em nosso Estado.

            Em 1948, formou-se bacharel em Teologia, pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas. Ele militava desde 1950 em Vitória, onde recebeu o título de pastor emérito da Igreja Presbiteriana Unida, no bairro de Maruípe. A sua eloquência no púlpito dos templos se tornou conhecida e respeitada em função da qualidade da sua pregação, da profundidade das suas reflexões.

            Joaquim Beato não se valeu apenas do conhecimento bíblico como ferramenta de trabalho, o que não é pouco, evidentemente. Com mestrado em Antropologia Social pela Unicamp, obtido em 1978, e doutorado em Sociologia pela USP, em 1981, ele foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo, a nossa Ufes, lecionando Filosofia entre 1972 e 1991.

            No serviço público, o saudoso Joaquim Beato foi secretário estadual do Bem-Estar Social de 1983 a 1986 e secretário estadual de Educação em 1987. Foi também secretário de Cultura de nossa capital, da Prefeitura Municipal de Vitória, em períodos distintos, entre 1993 e 1996. Exerceu o mandato de Senador da República, com suplente que foi do nosso querido ex e sempre Senador Gérson Camata. Joaquim Beato também foi secretário municipal de Cidadania de Vitória, em 1998. De 2004 a 2010, trabalhou como assessor especial da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Agricultura.

            Assim o próprio Joaquim Beato se descreveu, certa vez: "A minha formação básica é Bíblia, mas numa visão de que o pensamento bíblico não é um pensamento nascido nas alturas dos céus, mas nas lutas de cada dia."

            Quero, portanto, deixar registrado aqui o passamento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, do professor, ex-Senador e filósofo Joaquim Beato aos seus amigos e a todos que acompanharam a sua liderança, como eu próprio, oportunidade, Senador Fernando Bezerra, em que me candidatei ao Senado da República e que tive a honra de ter o Prof. Joaquim Beato como meu suplente.

            Deixo aqui a minha manifestação de pesar aos seus familiares, aos seus filhos e, de forma especial, à Dona Vitória, sua esposa.

            É esse o sentimento de perda não apenas meu, mas um sentimento de perda de todos os capixabas que acompanharam de perto essa extraordinária figura humana, essa liderança religiosa, política, que teve uma passagem marcante em todos os momentos em que a sociedade foi convocada, foi mobilizada para lutar por bandeiras, por temas que se faziam necessárias ao texto da nossa Constituição.

            O pedido que faço a V. Exª é que, ao longo da sessão, nós possamos, de maneira conclusiva, votar esse requerimento, uma modesta homenagem e um registro que faço a essa extraordinária figura pública do meu Estado, o ex-Senador, o professor, o filósofo e pastor da Igreja Presbiteriana Joaquim Beato.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. Muito obrigado às Srªs e aos Srs. Senadores.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2015 - Página 900