Pronunciamento de Ana Amélia em 05/08/2015
Discurso durante a 127ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 21
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, COMENTARIO, PROGRAMAÇÃO, MOTIVO, DEMONSTRAÇÃO, CARACTERISTICA, HISTORIA, ESTADOS, ENFASE, RIO GRANDE DO SUL (RS), ELOGIO, LIBERDADE DE IMPRENSA, PRESERVAÇÃO, DEMOCRACIA.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Caro Presidente Renan Calheiros e Senador Ronaldo Caiado, na pessoa de quem eu queria citar todos os componentes da Mesa, especialmente por ter sido de iniciativa do Senador Caiado esta cerimônia de homenagem aos 50 anos, meio século, da Rede Globo. Quero saudar o João Roberto e, na sua pessoa, João, toda a equipe da Rede Globo de Televisão, as Organizações Globo, porque também, neste ano, são 90 anos do jornal O Globo.
Meus caros colegas Senadores e tantos servidores que representam tão bem a Rede Globo, como jornalista, por 33 anos eu trabalhei na RBS, que foi a primeira afiliada da Rede Globo, que faz 50 anos. Portanto, passei mais da metade do tempo da minha vida trabalhando, com muita honra, em uma grande afiliada da Rede Globo, aqui representada pelo Marcelo Rech.
Nesse tempo, eu entendi o que dois grandes e visionários homens, que estavam sempre à frente do seu tempo, Roberto Marinho e Maurício Sirotsky Sobrinho, viram e perceberam, que não era possível você apenas conviver com o eixo Rio/São Paulo ou a Vieira Souto, que era preciso ver de perto o localismo. Isso foi, digamos, a magia que foi feita dessa integração da própria ficção das novelas da Rede Globo, dos seus atores maravilhosos, de toda sua equipe de criação, mostrar a história do nosso rico Rio Grande do Sul.
Então, é inacreditável tudo o que aconteceu nesse tempo - e eu acompanhei. Saí para vir para este lado, o outro lado da história que se faz no Brasil, que é o Congresso Nacional.
A Rede Globo hoje tem pagado um preço muito caro pelo grande sucesso que faz. E é assim na vida. Nós também pagamos muito caro pelo sucesso que temos.
E apenas para referir - porque fui jornalista durante quatro décadas, acompanhando muitos episódios, não só da ficção, mas da realidade dura, nua e crua do nosso País - que hoje estamos enfrentando uma crise sem precedentes. Mas o melhor de tudo é que as instituições - o Poder Judiciário, o Ministério Público e essa instituição chamada mídia ou imprensa - estão funcionando dentro de um rigor democrático muito exemplar.
E aí, como jornalista, eu digo sempre: a imprensa, a mídia é irmã siamesa do Ministério Público, porque, ao tocarmos, ao denunciarmos, ao mostrarmos a realidade daquilo que é mau e que é feio em nosso País, como a corrupção, por exemplo, nós somos sempre visados, a mídia e o Ministério Público.
E quantas vezes se tentou amordaçar o Ministério Público ou a própria mídia? E aí, Presidente Renan Calheiros, eu quero, como jornalista, saudar a sua referência, mais uma, dizendo que, enquanto V. Exª presidir esta Casa, nenhuma tentativa de cerceamento da mídia vai acontecer sob a sua Presidência.
Como jornalista e como cidadã brasileira, esse é o valor mais importante, tão importante quanto o ar que respiramos. E, depois de termos conquistado a liberdade e a democracia no nosso País, precisamos preservar esse valor, como vem fazendo a Rede Globo, por meio da sua visão crítica de mostrar a realidade das outras emissoras do nosso País.
Então, tendo trabalhado nessa esteira e ter aprendido esses valores, eu chego aqui, nesta tribuna, tão somente para dizer:
Parabéns, que outros 50 se somem a esses já muito bem sucedidos 50 anos de compromisso com a transparência, com a verdade e também com a ética em nosso País!
Muito obrigada. (Palmas.)