Discurso durante a 127ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 24
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, COMENTARIO, INFLUENCIA, EMPRESA, EXPANSÃO, RADIO, INTERNET, SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Oposição/DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, Líder Eunício Oliveira e meu Líder Ronaldo Caiado, Ministros Edinho Silva e Afif Domingos, Srªs e Srs. Senadores, senhores convidados desta reunião de homenagem aos 50 anos da Globo.

            Dr. João Roberto, quero que o senhor leve aos seus irmãos, Roberto Irineu e José Roberto, a manifestação do meu Partido de cumprimentos por 50 anos de luta e de serviços prestados ao Brasil.

            Esta sessão foi iniciativa do Senador Ronaldo Caiado, para homenagear os 50 anos de uma instituição que começou com o jornal O Globo, pelas mãos de seu pai, que eu conheci.

            Nesses 50 anos, o conjunto ou a Rede Globo ou o conglomerado Globo evoluiu de jornal para TV, para rádio, para portal. O jornal saiu de linotipo para offset, a Rádio Globo evoluiu para as rádios CBN, de rádios comuns para rádios digitais e em cadeia, o portal G1 surgiu, a TV Globo saiu de tevê em preto e branco para tevê digital e em cadeia nacional, e o curioso é que todos eles são campeões nacionais de audiência.

            Será que a evolução nesses 50 anos deveu-se a linotipo, a offset, de preto e branco a digital, de rádio AM para FM? Não. Nesta hora o que é preciso salientar é a capacidade dos empreendedores da Globo, tendo à frente o seu pai falecido, de reunir, ao longo de 50 anos, sedimentando ano a ano, a melhor equipe, o melhor naipe de profissionais.

            A matéria-prima da Rede Globo é talento. Vocês ganham na concorrência, porque oferecem o melhor serviço. A matéria-prima de vocês é qualidade humana. O jornal tem o departamento de economia, tem o departamento política, a TV, idem, as rádios, idem, e vocês têm os melhores profissionais, profissionais que são bem pagos, que são ídolos nacionais. Aqui nós temos exemplos: Francisco Cuoco, Laura Cardoso, Malu Mader. Eu sou fã de vocês três. Vocês três são ídolos nacionais. Na hora em que vocês falam, vocês fazem opinião. Quando Merval escreve no jornal O Globo, Merval faz opinião. Quando Sardenberg emite uma opinião no Jornal da Globo, ele faz opinião.

            Quando Miriam Leitão e tantos outros, para citar apenas alguns...

            Vocês são, a Rede Globo, o conglomerado Globo, um patrimônio nacional feito com coragem, com custo elevado, mas que, com eficiência e competência, ganham na concorrência. Vocês são referência para o restante da comunicação do Brasil. Com todos os méritos que têm os concorrentes, a referência no País é Globo, pela qualidade dos talentos que vocês conseguiram ao longo de 50 anos, ano a ano, sedimentar e reunir. Têm na prateleira as melhores figuras para oferecer à comunicação e ao entretenimento no Brasil.

            A gente viaja e conhece o mundo. Eu não conheço nenhum país no mundo que tenha um conglomerado de informação capaz de fazer a opinião de um país como a Rede Globo tem. Eu sou de um tempo em que deu no New York Times é verdade; deu no Repórter Esso era verdade; agora, deu na Globo é verdade. Talvez este seja o grande patrimônio dos 50 anos da Globo: deu na Globo é verdade.

            E está a serviço de quem este patrimônio? Da democracia brasileira. Por essa razão, mesmo sem estar inscrito, sem preparar nada escrito, fiz questão de vir aqui, porque eu acho que, com isenção, com credibilidade, com coragem, com talento, com competência, a Rede Globo presta um grande serviço à democracia brasileira. E é por essa razão que eu aqui venho dizer: obrigado a vocês todos, irmãos Marinho. E sigam em frente, defendendo a democracia brasileira.

            Muito obrigado.(Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2015 - Página 24