Discurso durante a 127ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.

Autor
Lasier Martins (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 25
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ELOGIO, PROGRAMAÇÃO, MOTIVO, TRANSMISSÃO, INFORMAÇÃO, COMENTARIO, INFLUENCIA, FORMAÇÃO, OPINIÃO, POPULAÇÃO.

            O SR. LASIER MARTINS (Bloco Apoio Governo/PDT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, Dr. João Roberto, na pessoa de V. Exªs, saúdo a Mesa, como saúdo meu prezado amigo e conterrâneo Paulo Tonet.

            Dr. João Roberto, o tratamento “Excelência” é muito comum aqui nesta Casa. Usa-se todos os dias sempre como um tratamento pessoal. Hoje nós podemos transcender o tratamento pessoal para um tratamento institucional, isto é, tratar a TV Globo como excelência, porque de fato é. Nós temos muito orgulho. E essa iniciativa do Senador Caiado foi muito feliz e inspirada, ao promover esta celebração dos 50 anos.

            Falar em TV Globo é falar em liderança, é falar em preferência e em referência, é falar em padrão de qualidade. E é empresa formadora de opinião, por que não? Eu nunca gostei da expressão “formador de opinião”, porque venho do ramo, Dr. João Roberto. Eu tenho a honra de ter trabalhado numa afiliada da TV Globo, a RBS TV, durante 27 anos. E sempre com muito orgulho, porque participei dessa organização. E sempre entendi a comunicação como uma atividade de mediação social. E ninguém interpreta tão bem essa atividade quanto a TV Globo, pela qualidade do seu elenco, pelo seu roteiro de programação.

            E, nesse particular, ouso fazer um pedido, Dr. João Roberto, dada a influência tamanha da Rede Globo, a magnetização tamanha que exerce sobre o povo brasileiro, a tal ponto de nos criar um compromisso diário: o de estarmos, às oito e meia da noite, em frente da televisão, porque não podemos perder o Jornal Nacional, porque o Jornal Nacional diz o que está acontecendo no País. Então, é nessa condição, neste momento em que o Brasil atravessa uma aguda crise, que quero pedir à Globo o que ela já faz e pode fazer ainda mais: apontar onde estiveram os erros que nos fizeram cair nesta situação e nos apontar caminhos para solucionar os grandes problemas que vive o Brasil.

            Saudar o aniversário da TV Globo é algo excepcional, porque é uma verdadeira instituição de comunicação, conhecida mundialmente, exemplo de coberturas telejornalísticas...

(Soa a campainha.)

            O SR. LASIER MARTINS (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - ... atração nas coberturas esportivas, paixão por suas novelas, que têm aqui três de suas maiores estrelas e que valorizam ainda mais este evento.

            Muita coisa já foi dita aqui, nesta celebração. E, para falar de 50 anos de TV Globo, no mínimo, precisaríamos de um ano. Desse modo, não adianta ficar aqui numa peroração ampla, se é impossível dizer tudo do significado da Globo. O mínimo que podemos dizer é que o Brasil está de parabéns com a TV Globo.

            Obrigado. (Palmas).


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2015 - Página 25