Discurso durante a 127ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 31
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ELOGIO, PROGRAMAÇÃO, ENFASE, JORNAL, DEFESA, NECESSIDADE, PRESERVAÇÃO, DEMOCRACIA, LIBERDADE DE IMPRENSA.

            O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Renan Calheiros; signatário desta homenagem, Senador pelo Estado de Goiás, bravo Senador Ronaldo Caiado; eu queria cumprimentar também o Ministro Chefe de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva; o Vice-Presidente institucional e editorial da Rede Globo e do Grupo Globo, Sr. João Roberto Marinho; e aproveito para aplaudir a presença de Laura Cardoso, de Francisco Cuoco e de Malu Mader.

            Sr. Presidente, quem fala ao final tem duas desvantagens. A primeira é que o público é menor; a segunda é que não há jeito de não ser repetitivo. Mas, em nome do meu Partido, em nome do PMDB, da Liderança do Bloco da Maioria nesta Casa, quero dizer que, ao longo dos anos, a Globo vem se destacando pelo talento, pela criatividade, pela capacidade de inovar e pelo requinte técnico da programação diária que é feita.

            A TV Globo acompanha as mudanças na sociedade e a sua evolução, com as contradições que essa mesma evolução acarreta, mas sem proselitismo. Todos os dias, de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, milhões de aparelhos de tevê são sintonizados em telejornais, em novelas, em séries rodadas integralmente aqui, no nosso País.

            Atualmente, são cerca de 2,5 mil horas por ano de produção de entretenimento, sempre respeitando a história de todas as regiões do País. Isso equivale à produção de 25 longas-metragens por semana.

            Os conteúdos que reproduzem a cultura brasileira na tela são vistos em 190 países, seja por meio do licenciamento de outras emissoras, seja pela exibição em canais internacionais próprios. Esta semana mesmo, eu estava em Miami assistindo ao Rei do Gado, novela que está passando nos Estados Unidos.

            De jornalismo amplo e plural, são quase nove horas diárias, das quais três horas são de notícias locais, produzidas pelas 123 emissoras afiliadas pertencentes a empresas independentes.

            O conteúdo esportivo oferece ao público as emoções do futebol, do vôlei, do automobilismo e das diversas modalidades esportivas e olímpicas.

            A publicidade foi importante para o crescimento da Rede Globo, e a contribuição da emissora também foi enorme para o desenvolvimento das agências de publicidade no Brasil, como demonstram os diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos.

            Em entretenimento, a Globo especializou-se em transformar sonhos em grandes produções. Tornou-se a maior produtora de cenários do mundo.

            No seu papel de imprensa livre e democrática, tem sido, e é, fundamental para ajudar a elevar o nível de informação de todos os brasileiros.

            Foi a primeira emissora a criar o primeiro telejornal transmitido em rede nacional. Hoje, é líder inconteste de audiência, com um jornalismo que trabalha 24 horas por dia.

            Essa influência só ocorre porque, em frente às câmeras ou atrás delas, existem milhares de profissionais criativos, talentosos e competentes. É essa gente que dá qualidade à nossa televisão brasileira e faz muitos de nossos produtos ganharem o mundo.

            As Organizações Globo, além disso, têm se destacado em campanhas para ampliar e consolidar direitos de cidadania no nosso País, realizando projetos de grande envergadura para a cultura e a educação do nosso povo.

            Meios de comunicação sólidos, estruturados e capazes de levar diferentes opções de jornalismo e entretenimento ao público brasileiro são fundamentais para que nosso regime democrático seja cada vez mais forte.

            É preciso, Sr. Presidente, defender a independência e a liberdade dos meios de comunicação, pois não existe democracia sem liberdade de imprensa.

            O meu Partido tem, no seu DNA, a luta pela liberdade e pela preservação do direito de as pessoas se manifestarem.

            A nossa sociedade está cada vez mais sabedora de seus direitos e cada vez mais capaz de analisar criticamente tudo o que lê, o que vê e o que ouve.

            Por tudo isso, quero dar os meus parabéns às Organizações Globo pelo empenho em elaborar uma programação comprometida com os interesses públicos, e desejar aqui, em nome do PMDB, do Brasil, muito, mas muito e contínuo sucesso para os bons serviços prestados à democracia brasileira pelo Sistema Globo. Do meu Partido, esperem sempre a luta e a verdadeira firmeza na liberdade de expressão e na liberdade de imprensa no Brasil.

            Muito obrigado, em nome do PMDB. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2015 - Página 31