Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo para que o Tribunal Superior Eleitoral julgue em definitivo o processo de cassação do mandato eleitoral do prefeito de Laranjal do Jari, no Pará.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO MUNICIPAL:
  • Apelo para que o Tribunal Superior Eleitoral julgue em definitivo o processo de cassação do mandato eleitoral do prefeito de Laranjal do Jari, no Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 335
Assunto
Outros > GOVERNO MUNICIPAL
Indexação
  • PEDIDO, JULGAMENTO, DECISÃO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), ASSUNTO, CASSAÇÃO, MANDATO ELETIVO, CARGO, PREFEITO, MUNICIPIO, LARANJAL DO JARI (AP), ESTADO DO PARA (PA).

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, estou aqui com o Prefeito Zeca Madeireiro, do Laranjal do Jari, que fica na divisa com o Pará, onde o americano Daniel Ludwig teve um sonho e instalou uma grande indústria de pasta de celulose, um megaprojeto nos anos da ditadura.

            O anos se passaram, o prefeito foi eleito. Logo depois, depois de um ano no exercício do mandato, teve seu mandato cassado. Depois, a Justiça Eleitoral o devolveu por três ou quatro vezes. E, agora, quem está governando o Município - veja só o que provoca a judicialização da política, o prefeito já foi afastado três vezes e voltou - é o terceiro colocado, não é o segundo colocado. Já é o terceiro colocado, que teve menos de 20% dos votos. Ou seja, a judicialização da política está castrando a decisão soberana da sociedade.

            Eu queria, aproveitando o Prefeito Zeca Madeireiro, que está presente conosco no plenário, fazer o apelo ao Tribunal Superior Eleitoral, para que julgue e defina a situação de Laranjal do Jari. Afinal, vai ficar o terceiro colocado ou o primeiro colocado? Essa é a decisão.

            Portanto, era esse registro que eu queria fazer e reiterar o meu apelo ao Tribunal Superior Eleitoral: que tome a decisão. Ou um ou outro. Mas que a decisão seja tomada.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2015 - Página 335