Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração dos 430 anos da fundação da cidade João Pessoa-PB.

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Celebração dos 430 anos da fundação da cidade João Pessoa-PB.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 341
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, JOÃO PESSOA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), COMENTARIO, HISTORIA.

            O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente quero agradecer, em nome da Paraíba, a generosidade do Senador Capiberibe.

            Com grande satisfação, venho à tribuna para saudar a cidade de João Pessoa pelos seus 430 anos, celebrados no dia de hoje. Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil.

            Senador Paulo Paim, V. Exª sabe que João Pessoa e a Paraíba têm uma estima muito grande por V. Exª.

            Da colonização portuguesa como Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, passando pela unificação espanhola - os reinos da Espanha e de Portugal se reuniram, unificaram-se por um período, tendo o rei Filipe de Espanha como o rei de Portugal e de Espanha -, passou a ser Filipeia de Nossa Senhora das Neves até a invasão holandesa, como Frederica, e a reconquista portuguesa, como Parahyba do Norte.

            As variações dos nomes da cidade, sem dúvida, refletem não só os fatos locais, mas também os principais momentos da construção do nosso País.

            Como é do conhecimento dos nobres colegas, o assassinato do político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, em 1930 - coincidentemente numa data próxima, que foi 26 de julho de 1930 -, que, posteriormente, deu novo nome à capital, foi o estopim da Revolução daquele ano e inaugurou a Era Vargas no Brasil. Foi o início, Sr. Presidente, de grandes mudanças em nossas estruturas nacionais e que culminaram, em larga medida, nos arcabouços políticos, econômicos e sociais que hoje vivemos em nosso País.

            Dos fatos históricos, nesses 430 anos, eu não poderia deixar de assinalar que João Pessoa também foi o berço de importantes intelectuais, políticos e artistas do nosso País. Os paraibanos Ariano Suassuna, José Américo de Almeida, José Lins do Rego e o Presidente Epitácio Pessoa tiveram, na capital do meu Estado, parte da construção de suas identidades.

            João Pessoa também é conhecida pelo cuidado com o meio ambiente. Em razão de sua área verde, a cidade já foi considerada pela ONU a mais arborizada das Américas e uma das maiores relações "árvore por habitante" do mundo. Além disso, o Município conta com duas grandes reservas de Mata Atlântica: o Parque Arruda Câmara, que é a segunda floresta urbana do Brasil, e a Mata do Buraquinho, que refletem a constante preocupação do paraibano com a natureza e, por consequência, com a sua qualidade de vida.

            Aliás, são esses fatores, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que colaboraram para que a cidade fosse considerada, pela organização International Living, em 2012, um dos melhores lugares para desfrutar a aposentadoria. O fato de que somente duas cidades brasileiras estão no ranking, João Pessoa e Fortaleza, ressalta a importância desse título.

            Economicamente, João Pessoa também foi uma das capitais nordestinas que mais cresceram, tanto no setor industrial, comercial quanto, principalmente, no setor imobiliário. Muitos edifícios já dominam sua paisagem, e as construções, em geral, possuem diferenciais, como alta tecnologia e sustentabilidade.

            Para se ter uma ideia, segundo estudo divulgado neste ano, João Pessoa foi considerada uma das dez cidades com menos de 1 milhão de habitantes, o que é ideal para investimento no mercado imobiliário.

            Ademais, ressalto que, do ponto de vista geográfico, João Pessoa tem uma localização privilegiada. A cidade também é conhecida como a "Porta do Sol", pois é lá que está a Ponta do Seixas, onde o sol nasce primeiro nas Américas. Por isso, é também o Município mais próximo da África e da Europa, o que lhe confere uma posição estratégica.

            Já no turismo, a cidade é considerada um dos principais destinos do Nordeste brasileiro, destacando-se por suas nove praias de águas mornas e tranquilas e por sua gastronomia voltada aos frutos do mar.

            O acervo cultural e a estrutura arquitetônica também impressionam qualquer visitante. São igrejas barrocas, casarios coloniais e um folclore de identidade própria. Em João Pessoa, a música está presente no cotidiano das pessoas. O turista que vai à cidade encontra desde instrumentistas tradicionais e repentistas até apresentações de música clássica.

            E, no que tange aos festejos locais, Sr. Presidente, destaco ainda que, anualmente, nesse período de comemorações, realizamos a tradicional Festa de Nossa Senhora das Neves. Por mais de uma semana, programações religiosas e culturais diárias divertem e integram a população, os visitantes do Brasil e da própria Paraíba. O encerramento dos festejos ocorre hoje, 5 de agosto, dia de nossa padroeira e de nossa cidade.

            Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia deixar de mencionar que, assim como qualquer capital brasileira, João Pessoa também tem sido confrontada com muitos desafios.

(Soa a campainha.)

            O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia, em 2013, 75% de 3 mil entrevistados acreditavam que a mobilidade urbana era o principal problema da infraestrutura de João Pessoa. A população da capital teve aumentos expressivos, porém, a estrutura urbana não acompanhou o crescimento. É fundamental que pensemos em projetos de longo prazo para a solução desse problema, como a construção de corredores especiais de trânsito, além do BRT e do VLT.

            Para concluir, Sr. Presidente, eu gostaria de ressaltar que João Pessoa ainda tem muitos problemas a serem superados, mas tem muito mais com o que se orgulhar.

            Tenho a convicção de que a sua população é a sua maior riqueza.

(Soa a campainha.)

            O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Para mim, é uma enorme satisfação poder representá-lo: um povo honesto e trabalhador que, com seu suor e seu esforço, conseguiu criar e desenvolver uma cidade de raras belezas e de identidade única.

            Parabéns, João Pessoa, pelos seus 430 anos!

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Encerrando, os meus agradecimentos por me proporcionar a possibilidade de, daqui da tribuna do Senado, homenagear a minha querida capital João Pessoa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2015 - Página 341