Pronunciamento de Regina Sousa em 14/08/2015
Discurso durante a 135ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem às cidades de Parnaíba e Teresina pelo transcurso dos seus aniversários de fundação; e outro assunto.
- Autor
- Regina Sousa (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
- Nome completo: Maria Regina Sousa
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MOVIMENTO SOCIAL:
- Homenagem às cidades de Parnaíba e Teresina pelo transcurso dos seus aniversários de fundação; e outro assunto.
-
HOMENAGEM:
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/08/2015 - Página 12
- Assuntos
- Outros > MOVIMENTO SOCIAL
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- REGISTRO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LIDERANÇA, ENTIDADE, NATUREZA SOCIAL, COMENTARIO, CONFERENCIA, INTERNET, OBJETIVO, DIALOGO, MINISTRO DE ESTADO, POPULAÇÃO.
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, HISTORIA, SITUAÇÃO, ATUALIDADE, ENTE FEDERADO.
A SRª REGINA SOUSA (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores e Senadoras, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, eu queria fazer alguns registros aqui hoje.
Primeiro, quero registrar a reunião da Presidenta da República com os movimentos sociais ontem, numa continuação do diálogo com a sociedade, diálogo esse que também está aberto com os Ministros, que estão fazendo o Diálogo Brasil em conferências virtuais, o que tem sido também uma coisa muito positiva nesse diálogo com a sociedade. Ontem, mais de mil pessoas dos movimentos e de várias entidades apresentaram suas pautas e também fizeram suas declarações de apoio à Presidenta.
Quero fazer outro registro, razão da minha inscrição: quero homenagear duas cidades do meu Piauí que estão de aniversário hoje e no domingo.
A que aniversaria hoje é Parnaíba, uma cidade litorânea, muito bonita. Temos um litoral pequeno, mas um dos mais bonitos do Brasil. As praias são muito amplas, o que é orgulho para nós piauienses. Em 14 de agosto, hoje, Parnaíba completa 171 anos. Hoje, lá o Governador está autorizando ordens de serviço e inaugurando uma série de obras, com o Prefeito Florentino Neto, e parabenizo a cidade em nome dele. Ele é um Prefeito do meu Partido.
É a maior cidade do Estado, depois da capital. Tem 150 mil habitantes. É um dos quatro Municípios litorâneos do Estado. Tem um valor histórico, porque teve um papel importante na Independência do Brasil. No Piauí, aconteceram eventos, batalhas históricas, e Parnaíba teve um papel importante, porque a iniciativa de lutar partiu de lá. Todo mundo sabe, e a história conta, que, quando foram separar o Brasil, queriam ficar com aquele pedacinho e fazer uma linha divisória, porque era o pedaço que ficava mais perto da Europa. Então, os piauienses lutaram bravamente para defender que nós também fizéssemos parte do Território brasileiro.
É uma cidade que vem crescendo muito, que tem amplas avenidas e shoppings. É muito movimentada por conta das praias acolhedoras que tem. É uma cidade que me acolheu quando eu tinha meus 13 anos. Lá fiz meu ginásio, na Escola Normal Francisco Correia. Fiz meu curso pedagógico também na mesma Escola Normal. Por isso, merece todas as minhas homenagens a cidade, que é possuidora do mais belo delta das Américas, o Delta do Parnaíba, onde o rio desemboca em várias ilhas, sendo um dos pontos turísticos do País muito visitado. Quem ainda não o visitou a gente convida a visitar, porque é belíssimo. Junto com os Lençóis Maranhenses e com Jericoacoara, no Ceará, ele faz parte da Rota das Emoções, um projeto turístico dos três Estados.
Então, parabéns, Parnaíba! Obrigada pelo acolhimento que me deu.
Depois, a cidade que me acolheu foi Teresina, que, no domingo, completará seus 163 anos. É a capital do meu Estado, uma cidade criada para ser a capital. Por isso, é uma cidade muito bem traçada. Olhando de cima, vemos que as quadras são muito bem organizadas em linhas paralelas, com ruas paralelas.
Teresina nasceu, foi construída às margens do Rio Poti, para ser a capital do Piauí. Inclusive, a história diz que o nome foi dado em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, porque ela teria tido um papel importante nessa mudança de capital, já que teria influenciado o Imperador para mudar a capital do Piauí para Teresina, uma cidade construída para isso.
Tem cerca de 830 mil habitantes. É uma cidade boa de se viver. Clima quente, mas o calor humano é maior que o do clima. Uma cidade também que cresce muito, tem crescido muito nesses últimos anos. Domingo, inclusive, vai homenagear-me. O Prefeito Firmino Filho, a quem agradeço, convidou-me para ser homenageada no aniversário da cidade. Domingo vou receber a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, no aniversário de Teresina.
Há um lugar encantador chamado Encontro das Águas, porque fica entre dois rios. Lá, no Encontro das Águas, os dois rios se encontram, mas não misturam. É um lugar muito visitado. As cores das águas são diferentes, do Poti e do Parnaíba. É um lugar bem visitado. Famoso o artesanato no barro, visitado por todo mundo que vai a Teresina. As pessoas querem sair de lá com uma bagagem muito grande porque dá vontade de comprar o artesanato no barro, assim como na madeira. Teresina tem fama de ter os melhores artesanatos do Brasil. Exporta bastante o artesanato piauiense, no barro e na madeira. A talha na madeira é fantástica no meu Estado.
Aproveito este momento para homenagear essas cidades que fazem parte da minha vida. Eu nasci em União, pertinho de Teresina, mas fui estudar em Parnaíba o ensino fundamental e o ensino médio, o antigo ginásio e o segundo grau. Depois, foi Teresina que me acolheu, quando eu fiz vestibular, em 1973. Fui morar em Teresina, onde fiz o meu curso superior. Fiz concurso para professora, trabalhei depois no Banco do Brasil, e estou em Teresina até hoje. É uma cidade que me dá muito orgulho, onde eu tenho muito prazer de morar.
Era isso. Só para homenagear estas cidades que aniversariam, Parnaíba e Teresina. Que continuem crescendo, que continuem merecendo a atenção dos governos e que tenham prefeitos capazes de conduzir o seu desenvolvimento.
Muito obrigada, Presidenta.
Muito obrigada a todos.