Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Cidade de Porto Nacional-TO pelos 154 anos de emancipa-ção política e à Diocese de Porto Nacional pelos 100 anos de atividade.

Autor
Vicentinho Alves (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: Vicente Alves de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem à Cidade de Porto Nacional-TO pelos 154 anos de emancipa-ção política e à Diocese de Porto Nacional pelos 100 anos de atividade.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2015 - Página 182
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, FUNDAÇÃO, LOCAL, MUNICIPIO, PORTO NACIONAL (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Lídice da Mata, que tão bem representa os baianos neste Senado Federal; Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para render duas homenagens. A primeira é feita à minha terra natal, Porto Nacional. Ontem, nós os portuenses comemoramos 154 anos de emancipação política e 300 anos de existência. A minha cidade, desde o Arraial do Pontal, passando por Porto da Salvação, por Porto Real e por Porto Imperial e chegando até Porto Nacional, tem quase 300 anos de existência. É uma cidade marcada pelo seu destino de grandeza, desde a Província de Goiás, como uma cidade polo. Com as minerações de ouro, já mandávamos, exportávamos para a Coroa Portuguesa uma boa renda da Província de Goiás.

            A cidade, que já pertencia ao então norte goiano, é cidade coirmã de Goiás Velho e de muitas outras cidades importantes e históricas. Ali, nós, com a contribuição da Igreja Católica, dos dominicanos, recebemos o título de Capital Intelectual do Norte de Goiás.

            Porto Nacional, com seu destino de grandeza, participou ativamente e foi palco da grande luta libertária pela criação do Estado, com Feliciano Machado Braga, com Fabrício César Freire, com o Brigadeiro Lísias Rodrigues, com Osvaldo Aires, chegando até Siqueira Campos.

            Na Constituinte, uma história secular foi travada em Porto Nacional. Eu ainda peguei boa parte, quando ainda criança e jovem aviador. Nós já considerávamos que o tocantinense não era goiano, pela nossa formação cultural. Goiás já era dividido: a parte sul de Goiás ficava, naturalmente, com os imigrantes, com os paulistas, com os mineiros; no norte, ficávamos nós, os nordestinos; os baianos, como V. Exª e como o Senador Walter Pinheiro, meu grande amigo; os maranhenses, os nordestinos de modo geral.

            Portanto, veio o Tocantins, e, mais uma vez, Porto Nacional deu sua grande contribuição, cedendo, Senadora Lídice da Mata, parte do nosso Município, para que fosse criada a bela capital, Palmas. O destino aí me reservou a oportunidade de ser, na época, o Prefeito da cidade e de sobrevoar a região, junto com o Governador Siqueira Campos e com outros líderes daquela época, com Deputados. Em seguida, fomos para Porto Nacional assinar o desmembramento do Município de Porto, de parte dele, para que se criasse a nossa capital, Palmas. E foi esta mão que o desmembrou.

            Portanto, nessa cidade, tudo começou, como a minha existência. Nasci ali. Tenho o prazer de ter nascido nessa cidade abençoada, de ter me casado com uma moça da nossa Porto Nacional, a Dona Adaílde, e de ter criado nossos filhos lá. Inclusive, agora, para nossa alegria, a Mariana, a nossa caçula, forma-se em Medicina com 23 anos, em Porto Nacional, porque há curso também de Medicina. Virou uma cidade universitária.

            O nosso Deputado Federal Vicentinho Júnior, eleito de forma magnífica e com votação da nossa cidade.

            Eu só tenho que homenagear e agradecer a essa cidade que me fez Prefeito muito jovem; Deputado Estadual, junto com as demais do Estado, duas vezes e, por generosidade, as duas vezes o mais votado do Estado; que me fez Presidente da Associação Tocantinense de Municípios, junto aos demais Municípios do Estado; que me fez Presidente da Assembleia Legislativa do meu Estado; que me fez Deputado Federal, junto às demais cidades do Tocantins, e que me fez Senador da República, morando em Porto Nacional, mas, honrosamente, sendo o mais bem votado da capital, Palmas.

            Portanto, devo muito a Porto, a Palmas e a todos os Estados.

            Neste momento específico, quero render as homenagens através do Prefeito, Otoniel, meu companheiro, que está realizando uma excelente administração; do Vice-Prefeito, Pedro Henrique, meu irmão; dos Vereadores; de alguns presidentes de instituições; do meu compadre Nilton, amigo de infância e, hoje, Presidente do Aeroclube de Porto Nacional, que está lá fazendo uma belíssima gestão; Serginho Giatti, Presidente do Sindicato Rural, enfim, a todos os segmentos da nossa cidade ficam aqui os meus parabéns.

            Venho ao Senado Federal, em nome de todos os portuenses, dizer para o Brasil que os portuenses se sentem honrados em ser portuenses, porque Porto Nacional é uma cidade cujo povo, com a sua simplicidade, mas também com a sua inteligência, tem procurado receber todos que ali vão.

            Agora, tornamo-nos, além de cidade histórica, cidade turística, às margens do lago do Tocantins. Já somos também uma cidade do agronegócio, já divulgado pelo Brasil e pelo mundo afora. Agora, mais ainda, somos a cidade da indústria. Vamos inaugurar, daqui a dois meses, a indústria da Granol, a maior e a mais moderna indústria de esmagamento de soja do Norte do País e a primeira do Tocantins.

            Portanto, essa é a marca da nossa cidade, com o seu destino de grandeza, abrigando todos que, do País inteiro, para lá vão. Juntos, vamos, cada vez mais, construindo e melhorando o nosso Município, a nossa cidade, para que possamos ter condições de vida melhores.

            A geração de emprego está uma maravilha na nossa cidade. Hoje, temos distribuidoras do outro lado, em Luzimangues, da Petrobras, da Ipiranga, da Total.

            Enfim, a nossa cidade já marca, no contexto do Estado e do País, como a cidade que mais prospera, inclusive já há matérias na televisão, nas revistas e nos jornais de circulação nacional. É com esse prazer que quero homenagear a minha terra.

            A segunda homenagem é para a minha Igreja Católica. Agora, comemora 100 anos da Diocese de Porto Nacional. Esteve conosco o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, com a sua comitiva, para alegrar todos nós.

(Soa a campainha.)

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO) - Quero, aqui, através dele, homenagear todos os religiosos visitantes, como também os da Diocese de Tocantins, através de Dom Romualdo Matias, nosso amigo dileto e Bispo da nossa cidade. Também homenageio, através dos padres, Monsenhor Juraci, o Padre Edmilson, o Padre Jacinto, o Padre Sérgio, o Bispo de Tocantinópolis, que foi nosso hóspede em casa, Dom Giovane.

(Soa a campainha.)

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO) - Também o Arcebispo de Palmas, Dom Pedro; Dom Felipe, de Miracema. Enfim, sintam-se todos cumprimentados e homenageados, porque a história de Porto Nacional está diretamente ligada, Sr. Presidente, à nossa Diocese, aos nossos religiosos.

            Se nós temos o título de Capital Intelectual do Norte, e hoje do Tocantins, inclusive, com várias faculdades, faculdade federal, estadual, curso de Medicina e outros, se somos uma referência na cultura do Estado e do Norte do País, nós devemos isso muito aos religiosos dominicanos, que chegaram lá há mais de 100 anos. Cem anos tem apenas a Diocese. E, por incrível que pareça, o mapa do Tocantins hoje é o mapa...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO) - ...da Diocese.

            Portanto, nesta data em que comemoramos 100 anos da Diocese, digo que devemos tudo, inclusive eu, que saí da minha cidade, Perrella, encaminhado por Dom Alano Marie du Noday para o Rio de Janeiro, para que eu pudesse me tornar aviador, para voar por este País e sair da condição de aviador à condição de Senador da República, devo muito à minha Igreja Católica.

            Ficam registradas as minhas homenagens ao reconhecimento de todos nós, de Porto Nacional, da Região Norte do País, à nossa Diocese. Por intermédio de todos - já citei vários -, fica aqui o registro da nossa homenagem.

            Ao finalizar a minha fala, colaborando com a Mesa...

(Interrupção do som.)

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO) - ...e já indo para o encerramento, quero concluir com uma passagem, Presidente.

(Soa a campainha.)

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO) - Uma passagem do nosso hino, o Hino de Porto Nacional, que diz:

Muito em paz, portuenses, marchemos.

Ei-a! Filhos da terra querida

O sertão quer progresso e ventura

Trabalhemos para dar-lhe mais vida.

            Aqui estou, como Senador, trabalhando todos os dias, levando recursos a todas as áreas: saúde, educação, asfalto, escola, creches. Sempre há lá a nossa marca. Agora, por último, vamos inaugurar o centro de convenção para mais de 1000 pessoas, através do Ministério do Turismo, em convênio com a prefeitura.

            Portanto, espero em Deus, enquanto vida, saúde, mandato e condições eu tiver, estar aqui sempre para procurar fazer o melhor para corresponder da melhor forma, com todo esse apoio que recebo da minha cidade e do meu Estado.

(Soa a campainha.)

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO) - Trago para este Senado o sentimento mais nobre de gratidão. Procurarei sempre, cada vez mais, transformar esse sentimento de gratidão em muito trabalho, para que sempre eu possa receber a confiança e o respeito dos portuenses, dos tocantinenses e, naturalmente, do povo brasileiro.

            Muito obrigado, Srª Presidente.

            A SRª PRESIDENTE (Lídice da Mata. Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - Obrigada, Senador Vicentinho.

            Sem dúvida, o Senado Federal se associa às manifestações de V. Exª no aniversário da sua querida Porto Nacional. Também nos congratulamos com o Prefeito Otoniel. Por felicidade, tive a sorte de contribuir um pouquinho com meu voto, na Constituinte, para a formação do Estado do Tocantins, todos sob a Liderança do constituinte Siqueira Campos.

            O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco União e Força/PR - TO) - Muito obrigado, Presidente. Foi uma falha não ter citado o nome de V. Exª, que é coadjuvante de tudo aquilo de bom que está acontecendo em Tocantins. Tocantins é um Estado privilegiadíssimo, pela natureza, pela posição logística. Está dando prazer ser tocantinense!

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2015 - Página 182