Discurso durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à agressão contra a Deputada María Corina Machado e sua expulsão da Assembleia Nacional venezuelana por fazer oposição ao Governo da Venezuela.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Crítica à agressão contra a Deputada María Corina Machado e sua expulsão da Assembleia Nacional venezuelana por fazer oposição ao Governo da Venezuela.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2015 - Página 159
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • CRITICA, EXPULSÃO, DEPUTADO FEDERAL, MULHER, LOCAL, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOTIVO, OPOSIÇÃO, GOVERNO.

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Srª Deputada, eu quero, em nome da nossa Bancada do PSDB, autorizado pelo Líder Cássio Cunha Lima, transmitir à senhora a nossa mais calorosa saudação e o nosso sentimento de honra de tê-la aqui presente no plenário do Senado Federal.

            V. Exª faz um relato do aumento da participação da mulher na política mexicana. Penso que este é um dado que precisa ser saudado no conjunto da América Latina, a aqui também, no Brasil. Embora com muitos obstáculos, a presença da mulher na política cresce, o poder da mulher cresce, e nós queremos contribuir para que esse movimento continue.

            Eu quero, aproveitando a presença da senhora, que está aqui representando essa instituição democrática latino-americana, chamar a atenção da senhora e de todos os seus colegas sobre a situação de uma mulher, de uma Deputada venezuelana, María Corina Machado, que foi expulsa do plenário da Assembleia Nacional venezuelana, num processo de cassação de mandato absolutamente arbitrário, truculento, uma Deputada que foi agredida no plenário da Assembleia Nacional venezuelana e que, agora, se vê impedida de se candidatar, ela, que havia sido nas eleições anteriores, a Deputada mais votada da Venezuela, porque cometeu um crime aos olhos daqueles que oprimem o povo venezuelano, fez oposição ao governo.

            Então, aproveito a presença de V. Exª aqui, neste plenário, uma vez que Parlatino, representação de Parlamentos Latino-Americanos, é uma expressão da vida democrática do nosso continente e dos nossos Países, para que a voz da oposição venezuelana, daqueles que querem o reencontro desse país com a democracia, dentro do diálogo, do respeito à Constituição, esta que é a voz daqueles que sofrem sob o peso desse regime autoritário, a voz da Maria Corina Machado se faça ouvir também nesta organização que V. Exª ilustra e que dirige com tanto brilho.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2015 - Página 159