Pela ordem durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a situação política na Venezuela e a possibilidade de ingresso do país no MERCOSUL.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário sobre a situação política na Venezuela e a possibilidade de ingresso do país no MERCOSUL.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2015 - Página 215
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOTIVO, VIOLAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, COMENTARIO, DELEGAÇÃO, SENADO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REALIZAÇÃO, VIAGEM, OBJETIVO, ANALISE, SITUAÇÃO POLITICA, PAIS EXPORTADOR, PETROLEO, DEFESA, NECESSIDADE, ESTUDO PREVIO, POSSIBILIDADE, APROVAÇÃO, INGRESSO, PAIS, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nós queremos comunicar a V. Exª e ao conjunto dos Srs. Senadores que, sob a liderança do Senador Aloysio Nunes Ferreira, nós iremos amanhã a Caracas.

            Este Congresso e esta Casa, o Congresso brasileiro e o Senado Federal foram chamados há alguns anos a deliberar sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul, o que é para todos nós muito importante, considerando que o Mercosul não é opção, é destino para o nosso País e para a nossa região e que há necessidade de nós integrarmos e criarmos uma agenda convergente na região.

            Para a constituição de um bloco como o Mercosul, uma das coisas mais importantes do Tratado de Assunção é o Protocolo de Ushuaia, que estabelece como premissa para a construção desse ambiente cláusulas democráticas.

            Há alguns meses e há alguns anos nós estamos denunciando - e não apenas nós, mas o mundo: a Organização das Nações Unidas, a Anistia Internacional, a Human Rights Watch - violações crescentes da Venezuela à liberdade de expressão, à democracia, aos direitos humanos e assim por diante, violando aquilo que é uma premissa do Protocolo de Ushuaia, portanto, do nosso Mercosul.

            Já recebemos na Comissão de Relações Exteriores a ex-Deputada María Corina, que foi cassada na Assembleia Nacional da Venezuela simplesmente porque faz oposição ao governo do Sr. Nicolás Maduro.

            O Sr. Leopoldo López está preso...

(Soa a campainha.)

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES) - ... e há uma perseguição e uma escalada muito grande de violência e violação desses mesmos direitos.

            Por conta disso, nós organizamos uma missão e iremos amanhã a Caracas, onde teremos um conjunto de reuniões. Inclusive, visitaremos o Sr. Antonio Ledezma, Prefeito da região metropolitana de Caracas, que também foi violentado no exercício do seu mandato e está em prisão domiciliar, por conta de uma cirurgia.

            Vamos conversar com entidades relacionadas à defesa dos direitos humanos, vamos conversar com a Mesa da União Democrática, vamos conversar com a imprensa e vamos tentar fazer uma visita, finalmente, ao Sr. Leopoldo López na penitenciária de Ramo Verde.

            O comunicado que faço é que nós estaremos ausentes amanhã, visitando Caracas.

(Interrupção do som.)

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES. Fora do microfone.) - E eu queria aqui, sobretudo, fazer um agradecimento...

(Soa a campainha.)

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES) - ... ao Presidente Renan Calheiros, Presidente desta Casa, que não limitou esforços para que nós pudéssemos viabilizar essa missão especial em nome desses valores, que são valores absolutamente civilizatórios.

            É a comunicação que nós gostaríamos de fazer a V. Exª, ao conjunto dos Senadores e ao Brasil, que naturalmente acompanha as nossas sessões aqui no Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2015 - Página 215