Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a possível interiorização de dinheiro proveniente de corrupção se aprovado o Projeto de Lei de autoria do Senador Randolfe Rodrigues.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Preocupação com a possível interiorização de dinheiro proveniente de corrupção se aprovado o Projeto de Lei de autoria do Senador Randolfe Rodrigues.
Publicação
Publicação no DSF de 16/07/2015 - Página 167
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • CRITICA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, RANDOLFE RODRIGUES, SENADOR, ASSUNTO, TRIBUTAÇÃO, DINHEIRO, DEPOSITO, EXTERIOR, NECESSIDADE, DEBATE, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, FIXAÇÃO, CRITERIOS, DISCRIMINAÇÃO, ORIGEM, RECURSOS FINANCEIROS.

            O SR. ROBERTO REQUIÃO (Bloco Maioria/PMDB - PR. Sem revisão do orador.) - Presidente, na mesma linha de preocupação do Senador Aloysio Nunes. Eu estava aqui, Senador, pensando no Lewis Carroll, na Alice no País das Maravilhas, quando a Alice pergunta ao gato: “Onde fica a saída?” E o gato responde: “Depende.” E Alice retruca: “Depende do quê?” E o gato contesta: “Depende de para onde você quer ir.”

            Para onde nós queremos ir? Eu estava simulando aqui um caminho. Primeiro, roubo em obras públicas, superfaturamento de empresas, comissões e propinas. Daí se resolve isso com uma delação premiada. Se roubou R$500 milhões, faz-se uma delação que revela o caminho de 200; 300 ficam no exterior, mas não ficam por muito tempo, porque, logo depois, nós temos um projeto de interiorização: um ano de cadeia, provavelmente num resort qualquer, na Bahia, em Sergipe, existem maravilhosos, depois vem esse projeto, colocado pelo Randolfe, que viabiliza a interiorização.

            Então, fica a coisa muito fácil. Coloca-se isto como um caminho para resolver o problema do País: interiorização de dinheiro roubado. Modus in rebus, vamos mais devagar com a coisa.

            Talvez até eu esteja equivocado nesse raciocínio que faço neste momento, mas isso tem que ser discutido com mais cuidado. Não faz nenhum mal uma análise criteriosa da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/07/2015 - Página 167