Fala da Presidência durante a 133ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a reverenciar a memória de Eduardo Campos, em razão do transcurso de um ano de seu falecimento, nos termos do Requerimento nº 841, de 2015, do Senador Roberto Rocha e outros Senadores.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a reverenciar a memória de Eduardo Campos, em razão do transcurso de um ano de seu falecimento, nos termos do Requerimento nº 841, de 2015, do Senador Roberto Rocha e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2015 - Página 33
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EDUARDO CAMPOS, EX GOVERNADOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Senador Roberto Rocha, que foi o primeiro signatário desta sessão e a presidiu durante quase todo o tempo; Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira; Presidente da Fundação João Mangabeira e Governador do Estado do Espírito Santo no período de 2011 a 2014, Renato Casagrande; representando o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Aldo Rebelo, a Secretária-Executiva - também uma querida amiga - do Ministério da Ciência e Tecnologia, Emília Ribeiro; esposa do Governador do Distrito Federal, Márcia Rollemberg - Primeira-Dama, um abraço grande no Governador, que também já esteve aqui nesta sessão.

            Eu quero cumprimentar os jornalistas que estiveram presentes cumprimentando o pernambucano Gerson Camarotti. E quero cumprimentar alguns também que estiveram e estão na sessão: Jarbas Vasconcelos, Deputado Federal por Pernambuco que também foi Senador; Senador Pedro Simon, que mais uma vez honra esta Casa, este Plenário, com a sua presença; Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves; Secretário de Desenvolvimento Humano e Social do Distrito Federal, Marcos Pacco; Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Governo do Maranhão, Marcelo Coelho; Presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais, Thiago Cardoso Henriques Botelho; Presidente da Terracap, Alexandre Navarro; Deputado Federal Tadeu Alencar - cumprimentando o Deputado Federal Tadeu Alencar, nós cumprimentamos os outros Deputados Federais presentes durante a sessão -; querido amigo, ex-Deputado Edivaldo Holanda, Prefeito de São Luís.

            É com viva emoção - eu diria mesmo que com viva comoção - que neste momento, nesta Sessão Especial, reverenciamos a memória de Eduardo Campos pela passagem do primeiro ano de seu falecimento, ocorrido no dia 13 de agosto de 2014 em trágico acidente aéreo.

            Aquela manhã de quarta-feira não nos levou apenas o político Eduardo Campos. Aquela manhã de quarta-feira não afastou apenas o abraço carinhoso do esposo de nossa querida Renata Campos. Aquela manhã de quarta-feira não apagou apenas o sorriso generoso do pai que amava tanto Maria Eduarda, João, Pedro, José, Miguel, seus filhos. Aquela manhã de quarta-feira, senhoras e senhores, roubou a este País a alegria da presença de um homem que, como ele dizia, jamais desistiu do Brasil.

            Mas aquela triste manhã de quarta-feira nos deixou também, como disse, um exemplo, um exemplo de vontade, de força, de luta, de resistência, de coragem pela melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e dos brasileiros. Aquela manhã de quarta-feira nos fez perceber, por meio da dor da ausência, a importância da presença em nossa história de homens com Eduardo Campos.

            Não falo aqui apenas do candidato à Presidência da República; do Governador, por duas vezes, do Estado de Pernambuco; do Ministro da Ciência e Tecnologia; do Deputado por três mandatos; do Secretário de Governo e da Fazenda do Estado de Pernambuco; do Deputado Estadual que se elegeu pela primeira vez em 1991, aos 26 anos.

            Falo de um homem de rara visão e espírito público que sempre esteve à frente do seu tempo.

            Falo do Deputado Federal que apresentou, entre outros, o projeto que permite o uso dos recursos do FGTS para pagamento de curso superior do trabalhador e seus dependentes.

            Falo do Ministro da Ciência e Tecnologia que articulou a aprovação do Programa de Biossegurança; da Lei de Inovação Tecnológica; e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, considerada a maior olimpíada de matemática do mundo em número de participantes.

            Falo do Governador do Estado de Pernambuco que, em sua gestão, colocou contas públicas na internet com o Portal de Transparência do Estado, que fez o Estado crescer acima da média nacional, que soube promover a redução dos índices de violência com a implantação do Programa Pacto pela Vida.

            Falo da grande figura humana que certamente ficará na memória de todos aqueles que o conheceram e que tiveram o privilégio de com ele conviver, como eu, como meu irmão Renildo, como meu irmão Olavo, como o Líder da Bancada do PMDB que aqui esteve há pouco, Eunício Oliveira, como Romero Jucá, ambos Ministros no mesmo Governo.

            Nós sempre tivemos com a família de Miguel Arraes uma aproximação grande, sobretudo com Miguel Arraes. Tanto que, quando o Deputado Miguel Arraes deixou Brasília e foi assumir o Governo de Alagoas, nós ficamos com o motorista, Afrânio, paraibano que até hoje é um grande amigo, que trabalhou a vida inteira com Miguel Arraes e até hoje trabalha conosco.

            Falo, senhoras e senhores, de um homem que o Brasil, sinceramente, não poderia ter perdido. E não perdeu - o Simon fala sempre isso -, porque ficou o seu legado, o legado de alguém que nos faz neste momento uma falta infinita, mas que deixou o grande exemplo de pai, de marido, de um político que, sem dúvida nenhuma, para além de qualquer diferença que algum de nós pudesse ter, iluminava uma opção.

            A Mesa do Senado Federal, nesta singela homenagem, presta toda a solidariedade à família de Eduardo Campos, que, mais uma vez, eu gostaria de abraçar, de cumprimentar, cumprimentando sua esposa, Renata Campos, e cumprimentando também sua mãe, Ministra Ana Arraes.

            Que Deus o ilumine sempre.

            Eram essas as palavras que eu gostaria de dizer em nome de todos os Senadores desta Casa. (Palmas.)

            Cumprida a finalidade da sessão, agradeço as personalidades presentes que nos honraram com seu comparecimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2015 - Página 33