Discurso durante a 139ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 60 anos da Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 60 anos da Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2015 - Página 27
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, AUXILIO, PESSOA DEFICIENTE.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Pela ordem, Presidente. Eu queria apenas quebrar o protocolo, com o apoio dos meus colegas Senadores, sempre tão generosos, apenas para fazer um registro.

            Eu não poderia deixar de passar aqui, nesta cerimônia, para cumprimentar a iniciativa de V. Exª e do Senador Paulo Paim.

            As Apaes são instituições que nós temos de reverenciar. Quando votamos o Plano Nacional de Educação, a Meta 4 foi a revelação da força desse movimento que é de toda a família brasileira que precisa da instituição, porque ela faz, realmente, um trabalho diferenciado, carinhoso, acolhedor e de verdadeira inclusão.

            Eu estive, recentemente, em São Sepé, uma cidade no coração do Rio Grande do Sul, e um jovem - o Marquinho -, portador de Síndrome de Down, chegou com uma flor, uma rosa, e me entregou como homenagem. Disse-me que faria um discurso e lia em um papel. E o que estava escrito no papel? A mão dele por ele desenhada. E ele, ali, descreveu um discurso, mas estava só o desenho da mão dele. Essas pessoas são muito generosas. Estive na Apae de Ijuí, e Graciele também leu um discurso muito bonito, destacando o trabalho do Senado - e V. Exª está entre os maiores batalhadores, em homenagem à Ivy, e tudo o que o senhor faz por todas nossas crianças, adultos e adolescentes que precisam desse acolhimento, da mesma forma o fez na Câmara dos Deputados.

            Então, eu quero só desejar muitas felicidades e que a Apae continue cada vez mais forte e poderá sempre contar com nosso apoio do Rio Grande do Sul. Eu sou uma Senadora que tem grande orgulho de todas as pessoas que fazem da Apae uma instituição que nós temos de reverenciar, apoiar, estimular e estar sempre juntos.

            Parabéns, Senador Romário; parabéns à Apae e a todos vocês. Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2015 - Página 27