Discurso durante a 139ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 60 anos da Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes.

Autor
Roberto Rocha (PSB - Partido Socialista Brasileiro/MA)
Nome completo: Roberto Coelho Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 60 anos da Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2015 - Página 28
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), COMENTARIO, HISTORIA, CRIAÇÃO, ENTIDADE, IMPORTANCIA, AUXILIO, PESSOA DEFICIENTE.

            O SR. ROBERTO ROCHA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.)- Sr. Presidente, Senador Romário, é com muita alegria que eu trago aqui a voz do nosso Partido, PSB, neste dia em que o Senado Federal faz uma sessão especial destinada a celebrar o aniversário de 60 anos da APAE no Brasil, que dá início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2015, com o tema “A inclusão se conquista com autonomia”.

            Eu quero cumprimentar V. Exª, Senador Romário, Senador Paim; cumprimentar todos os colegas Senadores; cumprimentar, de modo muito especial, todos aqueles que fazem a APAE no Brasil, nos Estados e nos Municípios; cumprimentar todos que vieram de tão longe para esta sessão.

            E quero, de modo especial, claro, eu que trago a voz do meu Estado, o Maranhão, abraçar a Srª Arionildes, que é Presidente da APAE de São Luís do Maranhão, e a Srª Milka, que é da Federação das APAES do Estado do Maranhão. E, em nome delas, eu quero cumprimentar todos aqueles que fazem a APAE no Brasil.

            As raízes históricas e culturais do fenômeno deficiência sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. E, diante da ineficiência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantam a inclusão dessas pessoas, surgem famílias empenhadas em quebrar paradigmas e buscar soluções alternativas, para que seus filhos com deficiência intelectual ou múltipla alcancem condições de serem incluídos na sociedade com garantia de direitos como qualquer outro cidadão. Nesse contexto, como já foi dito, vê-se que o Estado do Rio de Janeiro, pioneiro na criação da APAE no Brasil, ainda no ano de 1954 - feliz coincidência, o mesmo Estado do nosso querido Senador Romário -, tem uma atenção especial com essa questão, mas esse movimento teve o objetivo de congregar pais de pessoas com deficiência, de promover o bem-estar a essas pessoas.

            Nós vimos, na sequência, esse movimento crescer numa velocidade muito grande. Já na década de 50, foram criadas mais 7 APAEs no Brasil; na de 60, mais 111; na de 70, mais 310; na de 80, mais 347; na de 90, mais 807; e, hoje, somam-se quase 2 mil APAEs espalhadas por todo o Território nacional. É o maior movimento social de caráter filantrópico no Brasil e no mundo, em sua área de atuação.

            Eu quero, apenas, com esse registro da grandiosidade do movimento da APAE, assim como os outros colegas Senadores o fizeram, quero aqui, Senador Romário, consignar o meu total apoio, o apoio do nosso Estado, da bancada do Maranhão, a esse movimento. Quero colocar o nosso mandato, como sempre esteve, na Câmara dos Deputados. E, aqui, eu não posso deixar de reconhecer o trabalho importante do Deputado Eduardo Barbosa, de Minas Gerais, que, no meu Estado, já esteve várias vezes trabalhando em favor desse movimento, incansável lutador da causa das APAEs no Brasil.

            Quero cumprimentar a todos, revelar o meu carinho por esse movimento, o meu apreço, a minha solidariedade e, muito especialmente, o meu apoio para que a APAE possa continuar fazendo o seu trabalho em todo o Território brasileiro, muito especialmente no meu Estado, Maranhão.

            Muito obrigado. Sejam todos muito felizes! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2015 - Página 28