Discurso durante a 139ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 60 anos da Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 60 anos da Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2015 - Página 29
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, AUXILIO, PESSOA DEFICIENTE, REGISTRO, VISITA, ORADOR, ENTIDADE, MUNICIPIO, GURUPI (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Romário.

            O SR. PRESIDENTE (Romário. Bloco Socialismo e Democracia/PSB - RJ) - Sim, Senador.

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO) - Eu quero dar um testemunho, permita-me. Eu venho da iniciativa privada. Em 2010, coloquei o meu nome como suplente do saudoso Senador João Ribeiro, lá do meu querido Estado do Tocantins.

            Em 2011, ele me permitiu que eu viesse para esta Casa, por um período de 120 dias, e eu não queria receber o meu salário; eu queria doar às APAEs do meu Estado, Tocantins. E aí, então, eu resolvi ir a Gurupi, visitar a APAE de Gurupi; à APAE de Araguaína, que é outra cidade nossa; e à APAE de Palmas. Chegando lá, eu fui ver, então, como funcionava a APAE.

            Gurupi, em 2011, 350 alunos. O Governo do Estado repassava, naquela época, tão somente R$6,5 mil por mês. E lá, vários voluntários.

            Fui tão bem recebido! E, quando saí da APAE de Gurupi, a Diretora chamou então os alunos, e eles fizeram uma demonstração para mim. Eu, iniciando, nunca tinha feito nada nessa área política.

            Eu sei que eu cheguei lá de um tamanho, e saí muito pequeno de dentro da APAE de Gurupi, ao ver aqueles alunos sorridentes, inteligentes, mas necessitando de cuidados especiais, como é sabido. E havia aquele número de voluntários, e aí eu vi que eu estava muito pequeno diante daqueles voluntários. Também fui a Araguaína e também a Palmas - eu não poderia deixar de dar esse testemunho.

            Eu percebi, Presidente Romário, que não são doentes. Não há ninguém doente, não há, pelo contrário, mas precisam de cuidados, foi a conclusão a que eu cheguei. E a União e os Estados precisam ter uma participação maior, e dependem aqui do Congresso Nacional.

            E V. Exª tem, desde a sua chegada à Câmara - e nós temos elogiado muito o trabalho de V. Exª, Presidente Romário, não só na causa da síndrome de Down, mas tão competente... Conte comigo nessa causa, porque eu acho que a União tem a responsabilidade de fazer muito, muito para as APAES Brasil afora! Eu queria dar esse testemunho.

            Muito obrigado, Presidente Romário. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2015 - Página 29