Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à iniciativa do Presidente Renan Calheiros de criação da Agenda Brasil.

.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Apoio à iniciativa do Presidente Renan Calheiros de criação da Agenda Brasil.
ATIVIDADE POLITICA:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2015 - Página 163
Assuntos
Outros > ECONOMIA
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • APOIO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, CRIAÇÃO, PROPOSTA, MODERNIZAÇÃO, ECONOMIA, COMBATE, CRISE, BRASIL.

            O SR. IVO CASSOL (Bloco Apoio Governo/PP - RO. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Eu só queria que a Mesa registrasse que, na votação nominal dos dois...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. IVO CASSOL (Bloco Apoio Governo/PP - RO) - O.k..

            Na primeira votação nominal, eu votei e, na segunda, eu estava com um compromisso fora. Então, eu gostaria que a Mesa registrasse esse voto.

            E, ao mesmo tempo, só para fortalecer o nosso trabalho e do nosso Presidente desta Casa, que buscou junto uma Agenda Brasil, que vem integrar os demais colegas desta Casa, para fortalecer para essa crise que vem pela frente.

            Todo mundo tem conhecimento de que essa crise está só no começo, de que ela ainda virá com muito mais força. Mas, para isso, era preciso também que o próprio Palácio do Planalto - nós que somos da Base aqui, para que nós pudéssemos ter como argumento -, que a Presidente mandasse urgentemente a reforma ministerial, que baixasse de 39 ministérios para 25, para que acabassem, no mínimo aí, com dez, vinte mil empregos, para podermos dar uma resposta urgentemente para a sociedade brasileira.

            Eu falo, Sr. Presidente, sabe por quê? Eu fui prefeito e eu trabalhava...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. IVO CASSOL (Bloco Apoio Governo/PP - RO) - ... eu trabalhava com um quadro enxuto de assessores nomeados. Fui governador, e não foi diferente.

            Então, é importante, nesse momento, credibilidade. A nossa Presidente Dilma, ontem à noite, reuniu vários Senadores da Base, para que pudesse fortalecer para esse momento difícil, para que ela nos desse mais argumento para que a gente pudesse contribuir muito mais com o Brasil. Porque essa crise não é a crise do PT, do PMDB, do PP, é a crise nacional, é a crise de nós brasileiros. Nós devemos nos unir para sairmos da crise, mas jamais escondermos ou colocar debaixo do tapete a malandragem, a corrupção. Isso nós não podemos aceitar. Responsabilizar quem tem a responsabilidade, cada um responde pelo seu CPF, mas, ao mesmo tempo, o Brasil não pode parar, tem que continuar andando. E para poder andar, Sr. Presidente - para encerrar aqui -, do que nós precisamos? Que o Ministro da Fazenda, já que está vindo amanhã aqui nesta Casa, libere urgentemente os recursos necessários...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. IVO CASSOL (Bloco Apoio Governo/PP - RO) - Para concluir, Presidente. Que o Palácio liberasse urgentemente os recursos para pagar todos os fornecedores, prestadores de serviço do Brasil afora.

            Se nós queremos melhorar a receita do Brasil, o dinheiro tem de estar circulando. Dinheiro no caixa do banco só rende juros para o banco. E o que está acontecendo? Muitos prestadores de serviço, fornecedores do Governo Federal, não estão recebendo, não estão pagando, e o prejuízo já está lá em quem está fornecendo alimentação. Está parando todo o segmento.

            Então, por isso, eu conclamo que o Palácio providencie urgentemente o pagamento de quem trabalha e quem produz para fomentar a nossa economia brasileira. E que registre meu voto na votação anterior para Embaixador junto com a decisão da Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2015 - Página 163