Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*Registro de inaguração da duplicação da ponte de Ji-Paraná, no Estado de Rondônia.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • *Registro de inaguração da duplicação da ponte de Ji-Paraná, no Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2015 - Página 492
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, AUMENTO, PONTE, LOCAL, MUNICIPIO, JI-PARANA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), COMENTARIO, MELHORIA, TRANSITO, PEDIDO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO (MPOG), LIBERAÇÃO, RECURSOS, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), OBJETIVO, PAGAMENTO, TRABALHADOR, CONSTRUÇÃO, ESTRADA, VIADUTO, PORTO VELHO (RO).

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senador Acir Gurgacz já se pronunciou a esse respeito, mas eu queria reforçar, dizendo que nós, na semana passada, na sexta-feira, inauguramos uma obra importantíssima no Estado de Rondônia, a duplicação da ponte de Ji-Paraná.

            Quero cumprimentar o nosso Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador José Maranhão.

            Essa obra, Sr. Presidente, estava sendo aguardada há muito tempo. Uma parte dela já estava em uso, mas não estava completa. As travessias de acesso por baixo da ponte, os contornos ainda não tinham sido concluídos. E, junto com ela, as travessias urbanas de Ji-Paraná.

            Houve uma participação muito ativa minha, da Deputada Federal Marinha Raupp, do Senador Acir Gurgacz e de outros parlamentares.

            Essa obra desafogou de uma certa forma o trânsito dentro da cidade de Ji-Paraná, porque faz parte da BR-364, que teve a sua extensão urbana de Ji-Paraná duplicada e a ponte, também duplicada.

            Agora, pelo Governo do Estado, também está em construção o anel viário de Ji-Paraná, para desviar o tráfico pesado de caminhões e carretas. Todo o tráfego oriundo de outras cidades, de Mato Grosso e de outras partes do Brasil, para o Estado de Rondônia e o Estado do Acre, até para o Estado do Amazonas, Manaus, poderá passar por fora, nesse anel viário. É uma obra de fundamental importância para a tranquilidade e o conforto da população de Ji-Paraná.

            Estamos trabalhando agora em outras frentes para duplicar outras vias urbanas, como a cidade de Porto Velho, que está em obras também, com seis viadutos, as marginais e as travessias urbanas de Porto Velho. É uma obra importantíssima para a nossa capital do Estado, a cidade de Porto Velho.

            Lamentavelmente, ouvi da empresa que toca essas obras há dois dias que há a possibilidade de paralisação dessas obras por falta de pagamento.

            Eu estive hoje à tarde, há poucos instantes, com o Ministro do Planejamento Nélson Barbosa e pedi encarecidamente a ele que libere algum recurso para o Ministério dos Transportes, para o DNIT, para fazer frente aos pagamentos atrasados - já são quatro meses de atraso - dessas obras de Porto Velho, sobretudo os viadutos e as travessias urbanas e também a restauração da BR 425, de Guajará Mirim à cidade de Abunã. É um trecho de 160 quilômetros aproximadamente que já está em obras, mas que também corre risco de paralisação. São obras do PAC.

            O País tem que implantar essa agenda positiva, soltar a realização dessas obras, dessas ações do Minha Casa Minha Vida, das restaurações das BRs, da construção de pontes em todo o Brasil.

            Agora, em Rondônia, temos também a ponte do Abunã, a ponte que liga Porto Velho, Rondônia, a Rio Branco, Acre. É a chamada Ponte do Abunã, que está em fase de construção também. E eu espero que não falte dinheiro para construir essas obras tão importantes para o Estado de Rondônia.

            Eu quero dizer também, Sr. Presidente, que nós criamos a Frente Parlamentar da Construção da Ferrovia Bioceânica, sobretudo o trecho de Mato Grosso a Rondônia, passando por todas as cidades de Rondônia, entrando em Vilhena, indo até Porto Velho, e futuramente até a divisa do Acre com o Peru. Uma obra importantíssima também a ferrovia, porque tem a vontade política. E V. Exª recebeu aqui, nesta Casa, o Primeiro-Ministro chinês, assinando um protocolo de intenção de investimento de US$53 bilhões para a construção de várias obras no Brasil, inclusive essa, que é a Ferrovia Bioceânica, do trecho de Mato Grosso até os portos do Peru.

            A China tem interesse político e estratégico na construção dessa obra, que vai ajudar sobremaneira o Norte do Brasil, sobretudo o meu Estado de Rondônia.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2015 - Página 492