Pela Liderança durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pelo anúncio de diversos investimentos em infraestrutura na Cidade de Salvador.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Regozijo pelo anúncio de diversos investimentos em infraestrutura na Cidade de Salvador.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2015 - Página 129
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), MOTIVO, REALIZAÇÃO, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, CIDADE, SALVADOR (BA), COMENTARIO, INICIO, OBRAS, CONTENÇÃO, RIO SENA.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Meu caro Presidente, nós estamos à beira do início de uma reunião de Líderes e com muitas coisas acontecendo na Casa, mas não posso deixar de registrar, não queria deixar de registrar que estive, nessa segunda-feira, num momento importante para Salvador que foi a assinatura de ordem de serviço para execução das obras de contenção de encostas na Travessa Volts, lá no Rio Sena, no subúrbio. Não posso deixar de registrar, Sr. Presidente, porque Salvador viveu, nesse último período de janeiro até agora, tem vivido um período de intensas chuvas, mas de chuvas mais intensificadas ainda pelo menos de março a abril, maio, junho, em que tivemos que conviver com situações muito delicadas com perdas de vida. E fui prefeita e sei o que isso representa, das dificuldades da nossa cidade.

            E pude participar de um evento em que o Governador lançou ordem de serviço para mais uma contenção de encosta no subúrbio ferroviário, lá no Rio Sena, em uma área extremamente necessitada, com a presença de diversos Vereadores. E eu quero lembrar aqui o meu querido amigo, que foi meu líder no governo Arnando Lessa; o Vereador Zé Trindade; o Vereador Toinho Carolino; o Vereador Gilmar Santiago; o Deputado Federal, que tantas vezes vem aqui falar conosco, defensor das Santas Casas da Saúde no Brasil, o Deputado Federal Antonio Brito; dois dos mais expressivos Deputados Estaduais que atuam na cidade do Salvador, o Deputado Isidório, Sargento Isidório, assim conhecido, por ter sido sargento da Polícia Militar e líder daquela categoria, em momento muito importante da vida da Polícia Militar na Bahia e com um expressivo trabalho social de recuperação de dependentes químicos e, também, um expressivo trabalho social na sua Igreja; a Deputada Estadual Maria del Carmen, que não canso de dizer, uma das técnicas mais competentes da cidade de Salvador, como engenheira e técnica, uma das técnicas que mais conhecem Salvador por baixo da terra, em toda a sua estrutura de saneamento, mas também conhece por cima, porque a característica de Maria é realmente, sem nenhum demagogia, ser uma técnica e uma dirigente do Município, como foi, e uma política profundamente vinculada aos problemas da cidade.

            E pude estar presente nesse ato, juntamente com Governador Rui Costa. O Governador que tem chegado muito perto do acompanhamento dos problemas da cidade de Salvador, que se prepara para, em setembro agora, inaugurar o trecho do metrô de Salvador que há 14 anos é motivo de luta do povo da nossa cidade e que já funciona, em fase experimental, em um trajeto menor, e vai agora se estender até Pirajá, significando, sem dúvida nenhuma, grande conquista da cidade de Salvador. É um governo que tem que dar continuidade a obras de mobilidade também importantes, como a duplicação, a abertura, a viabilização da 29 de Março.

            Então, são obras fundamentais para a mobilidade da cidade. Mas para mim as mais significativas e importantes são as obras que chegam junto para cuidar especialmente da manutenção da vida das pessoas, nas áreas pobres de Salvador, como foi o lançamento dessa obra de mais uma encosta no Rio Sena, no valor mais ou menos de R$1,5 milhão. Essas obras são indispensáveis para que Salvador não volte a repetir a tragédia que marca, de forma tão profunda, a vida do nosso povo no período das chuvas.

            Como prefeita, fiz muitas encostas em Salvador - muitas encostas! Fiz um plano de encosta ousado para a época em que fui prefeita, há 20 anos, numa circunstância em que não tinha do Governo do Estado nenhum tipo de apoio. Se tivesse o apoio, seria complicado, mas não tinha o apoio, havia uma ação constante e permanente para impedir que nós pudéssemos realizar e viabilizar as obras na cidade.

            Portanto, eu fico feliz quando vou ao lançamento de uma obra, de um serviço como esse. Sinto que o Governador tem uma sensibilidade sincera pelos problemas do povo de Salvador. O Governador, que já foi Vereador de Salvador, teve a experiência de também viver numa encosta na Liberdade, de morar em área de risco na nossa cidade.

            Ele começou a sua vida política como Vereador, assim como eu e também o Senador Walter Pinheiro, que, no mesmo período em que fui prefeita, foi Vereador. Então, para nós que iniciamos nossa vida política como Vereadores de Salvador é extremamente importante que possamos ter o Governo do Estado chegando junto daqueles que mais precisam, com obras mais necessárias para garantir o mínimo de condição de vida para o povo da nossa cidade.

            O Governo Federal tem anunciado a disposição de contratar cerca de 5 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Salvador. É outro esforço fundamental. Quando prefeita - já disse isto aqui publicamente -, o Senador Serra era Ministro do Planejamento e me ajudou muito para que eu pudesse dar garantias à população que havia sido desabrigada, e 3u pude construir 950 casas em Salvador para a população de desabrigados, o que me foi garantido pela ação do Ministro José Serra, como Ministro do Planejamento, na Defesa Civil no Governo Federal.

            Tive o apoio do Governo Federal, um apoio arrancado por Deputados, como o Deputado Colbert Martins, que aqui está, Domingos Leonelli e diversos outros Deputados, que tinham e sempre tiveram compromisso com a luta democrática em nosso Estado, que não podiam permitir o massacre de Salvador, que tinham, e têm, e tiveram compromisso com a vida do nosso povo. Mas sei o quanto é difícil para a população que sofre nessas áreas de risco a manutenção da sua vida e da vida de suas famílias. Às vezes, falamos assim: “Tem que tirar a população das áreas de risco!”, como se fosse fácil para uma pessoa que nasceu naquela localidade, que nasceu ali em Lobato, ou na Capelinha de São Caetano, ou descendo ali a Boa Vista de Caetano - que tem este nome, porque é uma descida maravilhosa sobre a Baía de Todos os Santos, é uma vista esplêndida -, que nasceu ali, que se criou ali, que teve ali também como vizinho seus avós, seus tios, toda a sua família, e que, de repente, com a degradação da situação de ocupação das encostas da nossa cidade se vê na condição de perder tudo o que tem e de ser transferido para o lugar com que ela, inicialmente, não tem nenhuma identidade, não está perto do seu trabalho, não está perto dos seus amigos, não está perto da sua escola, do seu local de trabalho. Então, essas são algumas das dificuldades por que passam o povo na nossa cidade.

            E estou muito feliz que o Governador, que, hoje também já inaugura uma encosta nova da nossa cidade, esteja se comprometendo a, toda segunda-feira, dar ordem de serviço para uma nova encosta em Salvador. Sabemos que a Bahia não está esbaldando dinheiro, assim como não está nenhum outro Estado brasileiro, como não está o Governo Federal. Estamos passando por dificuldades financeiras, econômicas, a economia do Brasil, a receita está caindo na Bahia, em São Paulo, em Brasília, em todos os Estados brasileiros, nacionalmente.

            Portanto, são enormes os desafios. Mas governar é escolher prioridades. E, quando o Governador se compromete, como está se comprometendo, a realizar um plano que já iniciou de investimento das encostas de Salvador, reafirma o seu compromisso com aqueles que mais precisam na nossa cidade das áreas de moradia de risco.

            Quero, aqui, desta tribuna, parabenizá-lo e dizer que ele conta comigo neste esforço, cada vez maior, de chegar junto daqueles que precisam na cidade de Salvador.

            Portanto, eu agradeço, Presidente, a sua paciência. Eu estava participando de uma negociação com o Senador Capiberibe e o Deputado Colbert Martins, conversando sobre a situação da Universidade de Feira de Santana, mas não poderia deixar de vir até aqui para registrar essa minha alegria de poder participar, nesta segunda-feira, desse evento extremamente importante. Evento em que eu tive a possibilidade de encontrar velhas lideranças de militância popular na cidade Salvador, companheiros de muitos anos - não são de poucos anos não, porque eu já tenho um pouquinho de idade; não tanto, mas certamente mais do que o senhor, de idade física, mas é que, há muitos e muitos anos, desde muito jovem, ando nos bairros populares de nossa cidade, participo do movimento popular. Encontrei companheiros de 30 anos de luta, lá em Rio Sena, e quero deixar para todos o meu abraço, ao Hamilton, a tantos companheiros que eu pude encontrar ali, naquele momento. Então, um grande abraço. É sempre uma emoção poder encontrar essas pessoas que reconhecem, inclusive, o nosso trabalho, o trabalho desenvolvido por nós, há mais de 20 anos, na prefeitura de Salvador.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2015 - Página 129