Pela Liderança durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro de viagem de S. Exª a Municípios do Estado do Acre para acompanhar a aplicação de recursos provenientes de emendas parlamentares; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2015 - Página 181
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, VIAGEM, DESTINO, VALE DO JURUA, ESTADO DO ACRE (AC), OBJETIVO, ANALISE, APLICAÇÃO, RECURSOS PUBLICOS, ORIGEM, GOVERNO FEDERAL, DESTINAÇÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, REGIÃO.

O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente,

Srªs e Srs. Senadores, na verdade a minha vinda à tribuna, nesta noite de hoje, é apenas para...

(Interrupção do som.)

O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - ... fazer um relato de (Fora do microfone.) uma viagem que fizemos lá no Vale do Juruá. Essa viagem começou em Tarauacá, na sexta-feira.

Junto com o Prefeito Rodrigo Damasceno, inauguramos uma quadra de grama sintética. Era uma emenda que nós alocamos ainda na gestão da Prefeita do PSD, nossa querida Marilete Vitorino. Graças a Deus, o Prefeito Rodrigo, fazendo uma política grande - é um Prefeito do PT, que vem fazendo uma política grande -, deu continuidade à obra. Por isso, nós tivemos a oportunidade de inaugurar essa quadra.

Também visitamos um posto de saúde, fruto de uma emenda parlamentar também nossa. Visitamos outra quadra de grama sintética que está prestes a ser concluída também - mais uma quadra de grama sintética

-, para aquela juventude maravilhosa do Município de Tarauacá.

Eu sempre tenho dito que, acima dos interesses políticos e partidários, estão os interesses da população. Lá, hoje, o prefeito é do PT, e nem por isso nós temos deixado de ajudar. Hoje mesmo tive o prazer de receber o Prefeito Rodrigo, mais uma vez, aqui no meu gabinete. Ele veio agradecer e tratar de outras emendas aloca- das lá no Município de Tarauacá.

Na sexta-feira, nós saímos cedo, porque o trecho da estrada de Tarauacá até Cruzeiro do Sul encontra-se numa situação caótica. Eu não tenho dados oficiais, mas penso que a BR-364 de Sena Madureira até Cruzeiro do Sul é a estrada que tem mais buracos no mundo, porque eu nunca vi um negócio daquele. E é uma estrada que sequer foi inaugurada.

Mas, com muita dificuldade, chegamos a Cruzeiro do Sul. No sábado, participamos do encerramento do Novenário. Participamos, também, da Procissão de Nossa Senhora da Glória, a Padroeira do Município de Cruzeiro do Sul e da região. É uma das festas mais bonitas que nós temos no Estado. Olhe lá se não for uma das festas mais bonitas que nós temos na Região Norte. Uma multidão acompanhava a procissão, numa festa onde estavam participando pessoas de todo o nosso Estado. Uma festa maravilhosa! E fiquei muito feliz em ter, mais uma vez, acompanhado a procissão de Nossa Senhora da Glória.

No domingo cedo, eu, o Senador Gladson Cameli e o Deputado Nicolau Júnior fizemos uma viagem - eu diria que umas das viagens mais difíceis que fiz, difícil porque é uma viagem perigosa. Num avião monomotor, Presidente, nós chegamos até a Foz do Breu, uma comunidade que fica lá na fronteira com o Peru. A pista é de chão, e o avião só decola se for com três pessoas. É uma situação de alto risco. Mas temos que ir. São os ossos do ofício.

Eu precisava voltar àquela comunidade, a Foz do Breu. Eu já estive lá e, na última vez, ouvimos a comunidade e fizemos um questionamento sobre as suas maiores necessidades. Naquele momento, foi-nos dito que a comunidade mais precisava era de um gerador de luz, de um motor de luz. Lá não há energia elétrica. E nós- à época ainda era o prefeito Randson -, com o prefeito, alocamos uma emenda, salvo engano, de R$112 mil. E, por conta de toda essa burocracia, demorou vários anos para essa emenda ser liberada. Mas, graças a Deus, o motor já está na comunidade, e o atual prefeito já o instalou. Porém, para minha surpresa, quando cheguei à comunidade, perguntei às pessoas sobre o motor. Eles falaram do motor, mas que o prefeito teria dito que aquele motor não era fruto da nossa emenda. Eu acho essa uma política pequena, uma política atrasada.

Lá, hoje, está um prefeito do PT também, mas um prefeito que não entendeu ainda que, acima dos interesses político-partidários, estão os interesses da população. Acho que o mínimo que um prefeito pode fazer é reconhecer que aquela emenda que foi alocada ali é uma emenda do parlamentar, que não está ajudando o prefeito, está ajudando os moradores daquela comunidade, que precisa muito do nosso apoio.

Eu tenho feito várias parcerias com o prefeito da nossa capital, que é do PT, o Prefeito Marcos Alexandre; com o Prefeito Rodrigo, que é do PT, do Município de Tarauacá, com todos os que têm me procurado; todos, todos. Independentemente de Partido, eu, dentro das minhas possibilidades, tenho procurado ajudar.

Como a mentira tem perna curta, tive a oportunidade de ir lá, junto com o Senador Gladson, junto com o Deputado Nicolau, e conversar com população, de esclarecer e dizer da nossa emenda. Mas, para minha tristeza, o combustível com que o prefeito está ajudando a comunidade, 500 litros, não dá para que o motor funcione como deveria. É um motor novo, um gerador grande, e deveria proporcionar um mínimo de dignidade para aquelas pessoas, podendo ligar suas geladeiras, ligar o seu rádio, ligar uma televisão. Mas o motor só funciona das seis às dez porque o perfeito não tem ajudado com o óleo diesel necessário. Eu vou entrar em contato com o prefeito para ver de que forma posso ajudar para resolver aquela situação.

Eu penso que, para uma população daquela, que está lá na nossa fronteira, o Governo Federal deveria dar uma atenção, uma atenção especial. Aquelas pessoas, aquelas famílias que ali moram, aqueles, sim, deveriam receber um salário, um benefício do Governo Federal, porque ali eles cuidam das nossas florestas, cuidam das nossas fronteiras. E aquelas pessoas - ouvi o depoimento lá na reunião de que participei - não têm remédio, não têm remédio.“O que é que está faltando hoje aqui?”“Aqui falta o óleo diesel, para o nosso motor funcionar, e também falta remédio.” O médico vai até lá - temos que reconhecer que, segundo eles, o médico tem ido lá

-, mas não há o remédio, e o médico não faz milagres.

Mas foi uma viagem muito gratificante à Foz do Breu. E, saindo da Foz do Breu, fomos até a Vila Restauração, essa ainda é mais no extremo do nosso Estado. Lá na Restauração, visitamos as casas junto com o Sena- dor Gladson, junto com o Deputado Nicolau, mas, infelizmente, tivemos que voltar rápido porque havia uma criança que estava passando mal, a família nos procurou... E eu queria até agradecer ao Deputado Nicolau, que se dispôs a patrocinar o avião. O avião teve que nos deixar, porque só pode decolar com três pessoas, em Taumaturgo. Depois voltou à Restauração para pegar a criança que estava em uma situação muito difícil junto com a mãe dela.

Eu assumi o compromisso - já tinha assumido esse compromisso com o prefeito de Taumaturgo - de alocar uma emenda para tentar resolvermos aquela situação.

Agora, no verão, como está enxuto, está seco, as pessoas transitam com facilidade. Mas, no inverno, a informação que temos é que a situação de tráfego é muito difícil, as calçadas, lá não anda carro, é só para as pessoas trafegarem naquela comunidade. Então, foi uma viagem muito produtiva, gostei muito, uma viagem difícil, porque a pista lá é uma pista... Eu queria parabenizar o nosso piloto, o piloto Roni, que é um mestre em pilotagem na Amazônia, uma pessoa que tem um respeito muito grande, por conta da sua responsabilidade e da sua competência em viajar naquela região tão difícil.

Fomos também até o Município de Thaumaturgo, onde nos reunimos com liderança do nosso Partido, com liderança de oposição, conversamos. O Deputado Nicolau pagou um compromisso que ele tinha, de vol- tar lá e fazer um churrasco, uma festa bonita. Fomos recebidos com uma festa. Eu queria agradecer porque, sempre que vou a Thaumaturgo, sou bem recebido. Estive lá um mês atrás e agora tive oportunidade de voltar ao Município de Thaumaturgo.

Em seguida, fomos até Porto Walter. Lá fomos recebidos pelo Prefeito Zezinho Barbary. Esse é um gigan- te, esse é um guerreiro. Ele me disse, antes de assumir a Prefeitura, que tinha um sonho: fazer um ramal que ligasse Porto Walter até Cruzeiro do Sul. Cheguei lá agora e nem acreditei: ele já rompeu a selva, está com quase 60km. Ele me disse que, se Deus quiser, até o final do mandato, ele vai dar condições para que aquela comunidade possa trafegar, através de carro, de moto, que não fique refém do rio. Agora, no verão, o Rio Juruá seca muito e o transporte é muito difícil. Então, eu queria parabenizar o Prefeito Zezinho Barbary pela coragem. É preciso ter coragem, porque não tem máquina, não tem ajuda do Governo, é no peito e na raça, como ele diz.

Também fomos à comunidade Besouro, uma comunidade bonita, uma comunidade alegre. Lá nós aloca- mos uma emenda de mais de R$400 mil, através da Prefeitura de Porto Walter, para a construção de um posto de saúde.

É uma comunidade estratégica que recebe muitas pessoas de outras comunidades. E eu fiquei muito feliz com a satisfação das pessoas, as pessoas agradecendo, satisfeitas pela iniciativa de termos colocado aquela emenda ali de mais de R$400 mil. A obra já está sendo licitada. E o Prefeito Zezinho Barbary assumiu o compromisso comigo de que vai dar a maior celeridade possível na construção daquele posto saúde.

Parabéns mais uma vez ao Zezinho Barbary.

Chegamos no domingo. E como nem tudo é maravilha, na segunda-feira, demos uma entrevista, eu e o Senador Gladson, em um canal de televisão local, e tive o desprazer de mais uma vez ouvir da boca do nosso Governador Sebastião Viana que, hoje, a BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, não está concluída por conta da oposição, por conta de membro da oposição.

O mais grave é que ele não tem... Não sei se falta coragem, mas ele não dá nome às pessoas. E quando ele generaliza, é como se todo mundo fosse contra a estrada.

Eu não conheço ninguém, no nosso Estado, ninguém que seja contra a estrada. Eu perdi as contas das vezes em que estive no Ministério dos Transportes, no DNIT, junto com Deputado Estadual Luiz Gonzaga. Vá- rias vezes já estive lá com o Senador Gladson Cameli.

Aqui, no plenário desta casa, encontrei o Senador Jorge Viana e pedi a ele para tentar sensibilizar o Líder da Bancada, o Deputado Federal Angelim, que é do PT, para que, nas audiências em que o Governador partici- passe no Ministério, levasse toda a Bancada, os três Senadores, os oito Deputados Federais para mostrar força, porque eu não conheço nenhum Parlamentar que seja contra aquela estrada.

No mês passado, nós estivemos em Cruzeiro do Sul, o Presidente da Associação Comercial, Assem de Melo Cameli, nos convidou para que estivéssemos lá. Ele disse que estariam presentes representantes do Go- verno, representante do Ministério dos Transportes, representante do DNIT, representante da Polícia Federal, para que pudéssemos tratar desse assunto. Os prefeitos da região estariam presentes, porque essa estrada é de fundamental importância não só para o Município de Cruzeiro do Sul, mas para toda a região do Juruá, porque criou-se a expectativa de que essa estrada seria a salvação.

Os empresários, os comerciantes, desmobilizaram, desarticularam toda a sua infraestrutura de transpor- te. Antigamente, o transporte era feito 100% pelas balsas, pelas baleeiras, pelos navios, e hoje, como se criou a expectativa dessa estrada, que até hoje não foi concluída, as pessoas desmontaram as suas estruturas. Hoje as pessoas estão reféns dessa estrada, e eu, sinceramente, queria saber o que é que leva o Governador a ficar mentindo num canal de televisão, dizendo... Ele deveria dar nomes: “Ó, quem é contra a estrada é o fulano, o fulano e o sicrano.” Não, ele diz: “Olha, a estrada não foi concluída por conta de que a oposição trabalha contra.” Não é verdadeiro. Isso não é verdadeiro! Dessa forma, o Governador não vai a lugar nenhum.

O Governador deveria ter a humildade de dizer assim: “Olha, nós fomos incompetentes. Já se gastaram R$2 bilhões, e até hoje a obra não foi concluída.”O que nós fizemos aqui, semana passada, junto com o Senador Gladson, quando o Governador esteve aqui, e em seguida nós fomos ao Ministro dos Transportes para que nos dissesse - até para que nós possamos dar uma satisfação para as pessoas que estão lá, porque ele não passa nada, ele não passa nenhuma informação -, para dar uma informação para o pessoal de Juruá do que é que teria sido tratado. O Ministro nos assegurou - e aqui eu queria até agradecer ao Ministro dos Transportes - que estará sendo realizada uma operação de emergência, para que a estrada não venha a fechar neste inverno.

Então, é muito ruim, e para nós, que defendemos aquela estrada, para nós, que lutamos por aquela es- trada, para nós, que lutamos pela ponte do Rio Madeira, que é de fundamental importância para nós, é muito complicado. É muito complicado, porque ele, como detém a maioria dos canais de televisão, os jornais, sempre entra nessa linha de tentar não levar a verdade à população. Porque eu, sinceramente, se alguém tivesse me dito aquilo, eu não teria acreditado, mas eu vi.

Ainda bem que nós tivemos a oportunidade, no mesmo canal de televisão, de repor a verdade. Porque a verdade hoje é que o DNIT... E fizemos questão de pedir que o DNIT fique à frente dessas obras, que o DNIT contrate as empreiteiras, que o DNIT toque essas obras, porque nesses 20 anos que eles estão lá, quem tocava essas obras era o Departamento de Estradas de Rodagem, era o Deracre.

O Governo fazia convênio com o Deracre, e deu no que deu. Até hoje está lá. E eu tenho certeza de que essas pessoas que desviram os recursos daquela obra vão ser responsabilizadas. O Tribunal de Contas da União está investigando. Aquilo ali é dinheiro público. Aquela estrada, pelos recursos que foram gastos nela, era para ser uma das melhores estradas deste País. E hoje está lá a estrada praticamente intrafegável.

Então, fica aqui o nosso repúdio, a nossa indignação. O que o Governador deveria mesmo, nesse momento, era se preocupar com essa greve de professores que nós temos lá. Ele tomou a decisão de coagir os professores para voltarem à sala de aula, pressionando-os, ameaçando cortar ponto, ameaçando demitir os provisórios.

Então, isso não é bom. Esse clima nunca existiu no nosso Estado, esse clima de medo. Eu conversei com alguns professores, ao longo dessa greve, e as pessoas têm medo. A maioria dos professores abandonou a greve por medo. Instalou-se um clima de medo, uma tensão muito ruim no nosso Estado.

Então, eu, sinceramente, fiz questão de vir aqui, de prestar conta dessa nossa agenda, mas o que eu queria mesmo era mostrar a minha indignação, a minha revolta com mais uma mentira, porque eu o vi - o Governador não fica nem vermelho, a cara dele não fica nem vermelha - dizer: “Olha, a estrada não foi concluída porque a oposição trabalha contra.” Isso não é verdadeiro. Eu não conheço ninguém, nenhum Parlamentar... E com o Senador Jorge Viana, já tratei várias vezes desse tema, sempre nos colocando à disposição para que a Bancada se una.

Eu, quando era coordenador, antes de passar o mandato ao Deputado Angelim, sempre trabalhei no sentido de viabilizarmos a construção daquela estrada, porque eu sei... Tivemos lá uma reunião com os empresários, e é de partir o coração o depoimento daquelas pessoas. O combustível que eles gastam hoje é dobrado, os seus caminhões, todos danificados. Eu gastei, em uma caminhonete, nove horas de viagem. O ônibus que faz a linha gasta doze, quinze horas de viagem de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Isso é um absurdo, porque os recursos que a Presidente Dilma, que o Presidente Lula, que tanto ajudaram esse povo, destinaram para aquela estrada eram suficientes para que nós tivéssemos uma das melhores estradas deste País.

Então, Presidente, agradeço-lhe a oportunidade e também saúdo todo o povo brasileiro, em especial o povo acriano, que, com certeza, está ouvindo a Rádio Senado e também assistindo à TV Senado, que tem uma audiência maravilhosa.

E mando um abraço ao...

(Interrupção do som.)

O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - ... radialista da Rádio Verdes Florestas, o meu amigo Paulo Amorim, que nos deu ontem um espaço - é a única rádio que as pessoas ouvem na Foz do Breu e na Restauração - para podermos conversar, dialogar com aquelas pessoas que moram naquele lugar tão distante.