Discurso durante a 145ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Celebração pela iminência dos 165 anos de fundação da Cidade de Blumenau/SC.

Autor
Dalirio Beber (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Dalírio José Beber
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Celebração pela iminência dos 165 anos de fundação da Cidade de Blumenau/SC.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2015 - Página 157
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BLUMENAU (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), COMENTARIO, HISTORIA, CULTURA, IMPORTANCIA, EMPRESA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paim, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, assumo a tribuna desta Casa para falar sobre a cidade de Blumenau, que, no próximo dia 2 de setembro, completa 165 anos de existência.

            Neste dia, a comunidade de Blumenau presta, logo nas primeiras horas da manhã, uma justa homenagem ao fundador, o alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau - filósofo, administrador e farmacêutico -, e também aos agricultores que atenderam ao seu convite para deixar a Alemanha, nos idos de 1850, e vir para o Brasil, aproveitando o chamamento do governo brasileiro que incentivava e estimulava a colonização de suas terras.

            Blumenau e sua gente têm grande orgulho de sua origem, de a cidade ter sido colonizada pelos alemães e, exatamente por isso, cultiva com muito esmero a cultura e as tradições de seus antepassados.

            Blumenau cresceu e se desenvolveu social, cultural, econômica e administrativamente, tendo sido, em nível de Santa Catarina, pioneira em diversas iniciativas. Ali foi criada e instalada a primeira empresa de energia elétrica; a primeira companhia telefônica; o primeiro teatro com palco giratório; a primeira emissora de rádio; e o primeiro canal de televisão.

            Blumenau tem um forte e destacado parque fabril. O setor têxtil sempre foi o carro chefe da economia local. Empresas centenárias proporcionaram a geração de emprego e renda a inúmeras famílias blumenauenses. Seus produtos foram e continuam sendo conhecidos e reconhecidos tanto no mercado nacional quanto no exterior. Blumenau é uma cidade exportadora de produtos e de talentos.

            Apenas para destacar podemos citar algumas empresas deste importante e significativo setor, tais como: companhia Hering, Karsten, Teka, Dudalina, entre outras tantas que aqui poderíamos relacionar. A companhia Hering há poucos dias recebeu do jornal Valor Econômico a premiação por sermos a empresa têxtil mais destacada no cenário brasileiro.

            Paralelamente ao setor têxtil, a cidade teve a participação de outras atividades industriais, como alimentação, metal mecânico, elétrico, etc.

            Blumenau conta hoje com mais de 330 mil habitantes, também foi pioneira ao sediar a primeira empresa a atuar na área de informática, sendo sede da maior empresa do setor do Brasil no final da década de 60 e início da década de 70, a Cetil.

            Desta iniciativa surgiram outras tantas empresas que consolidaram a cidade como um dos principais polos de TI do Estado de Santa Catarina.

            O Blusoft, incubadora de base tecnológica de iniciativa do Poder Público local, tem-se constituído em berço para pesquisa e desenvolvimento de inúmeras empresas que alcançaram o mercado nacional e internacional, com produtos que facilitam os controles administrativos e gerenciais, bem como os que visam aprimorar e tornar mais eficientes e seguros os processos industriais e de prestação de serviços.

            Blumenau é polo em educação. Contando com vários estabelecimentos de ensino superior, destaca-se a FURB, primeira universidade do interior do Estado.

            Em saúde, conta com quatro hospitais, nenhum deles público. Três atendem, com dificuldades é verdade, à população da cidade e região pelo Sistema Único de Saúde.

            Em nível de saúde merece destaque a atuação na área de transplantes de órgãos, uma das mais importantes do País. Um exemplo a ser seguido.

            Contudo, a cidade, desde a sua fundação, foi palco de constantes cheias, forçando sua gente a se tornar, dada a carência de atenção do Poder Público, autossuficiente, pois a cada enchente tinha que se reeguer.

            Por isso, tais fenômenos, embora constantes e trágicos, sempre foram enfrentados e superados por iniciativa da própria comunidade, que sempre praticou a solidariedade, fazendo com que em poucos dias a cidade voltasse à plena normalidade em todas as atividades.

            O evento quis fazer com que a família blumenauense, apesar da adversidade, tivesse a oportunidade de se congraçar.

            Assim, em 1984, no mês de outubro, nascia a Oktoberfest, que abre sua trigésima segunda edição, no dia 7 de outubro. Esta festa é hoje a segunda e melhor Oktoberfest do mundo, perdendo unicamente para a realizada na Alemanha, que a inspirou.

            A cidade aproveita a oportunidade para apresentar a todos que a visitam suas tradições culturais, promovendo apresentações no parque onde a festa se realiza, bem como em uma série de desfiles que acontecem durante as mais de duas semanas do evento.

            A Oktoberfest proporcionou à cidade o surgimento de grupos musicais, corais, profissionais das artes plásticas etc., fortalecendo ainda mais a sua história e a sua brava gente.

            Por conta do insumo número um dessa festa, surgiram na cidade e região inúmeras cervejarias artesanais, movimentando a economia local, gerando empregos e colocando no mercado produtos diferenciados. Temos a Escola Superior de Cerveja e Malte, a primeira da América Latina a abranger o ensino, pesquisa e extensão sobre a bebida mais popular, alegre e contagiante do mundo. A Escola atende a demanda pela profissionalização do mercado que cresce a uma média de 6% ao ano no Brasil.

            Por esses e tantos outros bons motivos, Blumenau mostra que tem um senso de comprometimento com a qualidade e a produtividade, o que é louvável. O blumenauense é empreendedor por natureza, e é a força da natureza que também o fez e o faz um cidadão resiliente, com a capacidade de enfrentar a força das águas e se reerguer.

            Escolhi, em 1968, a cidade de Blumenau para buscar a oportunidade de trabalho e de estudo. Por ter adotado Blumenau, ali me casei e vivo até agora me orgulhando dela por tudo quanto ela significa para a minha vida e a de minha família. Estou convencido de que este é o mesmo sentimento vivenciado por todos aqueles que lá nasceram ou lá passaram a morar. Por isso, a comemoração do aniversário dessa importante cidade do Estado de Santa Catarina, a capital do Vale do Itajaí, motiva toda a sua gente.

            Blumenau comemora os 165 anos de existência.

            Feliz Blumenau!

            Um abraço.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito bem, Senador Dalirio Beber.

            Meus cumprimentos pela homenagem à cidade de Blumenau, cidade linda, querida, de um povo acolhedor. Já estive lá fazendo palestra e quero me somar ao seu pronunciamento.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Com certeza, nós gostaríamos muito...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Vida longa a Blumenau e ao seu povo!

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - ... de recebê-lo mais uma vez, e, durante o mês de outubro, a família blumenauense tem um orgulho muito grande de receber todos os brasileiros que querem conviver, se alegrar e, ao mesmo tempo, partilhar um pouco daquilo que a cidade de Blumenau tem a oferecer, tanto em nível cultural como também em nível de gastronomia e lazer - o que é também muito importante para manter a saúde e o espírito de todos aqueles que trabalham duramente para vencer na vida.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Da gastronomia eu dou meu testemunho. Quase fiquei por lá, mas eu tinha de voltar, não dava para ficar.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Com certeza, e agora, sobremaneira, em função das nossas cervejarias, que são muitas, artesanais, elas servem realmente um produto de qualidade.

(Soa a campainha.)

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Sabemos que o Rio Grande do Sul também tem várias cervejarias artesanais com grande qualidade, mas Blumenau vale a pena ser visitada. Já existe um roteiro da cerveja para todos aqueles que apreciam esta boa bebida.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Permita-me dar um testemunho. Eu não bebo muito porque não posso mesmo, mas eu adoro o vinho artesanal e a cerveja artesanal, não sei por que me dou bem. Aí não me ataca o fígado, não fico mal e não dá nada aquela tonturinha também.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - E por falar em vinho, Presidente, acho que podemos abrir um espaço aqui para rememorar ou lembrar um pouco a figura do Luiz Henrique da Silveira.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Luiz Henrique, grande Luiz Henrique.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Ele foi Governador por dois mandatos. E o Estado de Santa Catarina tem se notabilizado pelo surgimento de boas vinícolas; são vinhos de altitude, com bastante qualidade, nas cidades de São Joaquim, Urupema, Lajes, Videira, Tangará, ou seja, nós temos hoje pelo menos umas 15 vinícolas produzindo excelentes vinhos que podem ser apreciados em Água Doce. 

            Com certeza é um produto que ajuda a fomentar a economia (Fora do microfone.) do Estado de Santa Catarina, mas também há a questão do próprio turismo. Os brasileiros que quiserem conhecer Santa Catarina têm programações durante o ano todo: no verão, nós temos o nosso litoral; durante o inverno, nós temos a serra, e os nossos hotéis fazenda são grandes destinos para receber os turistas brasileiros e internacionais.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - E como fica na divisa ali com o Rio Grande do Sul, eu já aproveito para também puxar a brasa um pouquinho para o churrasco do lado de cá.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Não tenho dúvida.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Ali naquela região, até porque os meus bisavós são de São Joaquim. Já meus avós nasceram ali na divisa de São Joaquim, e, em seguida, vem o Rio Grande do Sul.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Não tenho dúvida. Inclusive nós já estamos na expectativa...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Naquele frio, inclusive, eu passava as minhas férias de colégio ali.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Nós já estamos na expectativa de uma obra muito importante, que é exatamente a rodovia que passa em São Joaquim, vai para o Rio Grande do Sul, ligando Gramado, que é um polo turístico de grande importância, São Chico de Paula...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Isso, Gramado, Canela, São Francisco...

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Os Aparados da Serra lá.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Caxias, minha cidade de Caxias, que é a minha cidade natal.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Caxias, exatamente ali. E vindo, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Lages, enfim, a serra catarinense e a serra gaúcha que se confundem. Ali há os cânions, ou seja, uma região muito linda para ser visitada.

            E ali surgem os nossos hotéis fazenda, surgem as vinícolas, surgem outros atrativos turísticos que, com certeza, vão encantar não só os catarinenses e gaúchos, mas todos aqueles que forem buscar aqueles destinos para o lazer.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Com certeza. Os vinhos da Região Sul, os vinhos do Brasil, eu posso dizer, avançam e estão sendo cada vez mais respeitados no mundo todo, recebendo diversos prêmios.

            Agora, já anuncio daqui que fiquei muito feliz, porque fui convidado para ser jurado na Festa da Uva de Caxias do Sul, uma festa que tem repercussão internacional. Eu serei um dos jurados. Agradeço muito ao povo de Caxias do Sul, minha terra natal, que é também a região do vinho, que produz vinhos tão bons quanto Santa Catarina.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Com certeza!

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Na Região Sul, o clima é muito semelhante ao de lá, os vinhos são muito bons.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Os vinhos e os espumantes hoje têm sido muito apreciados e valorizados.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Destaco os espumantes na região de Garibaldi e de Barbosa também e, naturalmente, em Santa Catarina e no Paraná.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Tive o privilégio, há pouco tempo, de fazer o roteiro naquela região de Bento Gonçalves.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Bento Gonçalves!

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Exatamente! Visitamos várias vinícolas. Os produtos gaúchos são muito bons. Na verdade, o crescimento dessa atividade em Santa Catarina se deveu muito, com certeza, às experiências bem-sucedidas do Rio Grande do Sul, especialmente nessa região de Caxias, de Bento Gonçalves, em que essa prática veio, em 1875, com os imigrantes italianos. Parte deles veio para Santa Catarina, mas a grande maioria foi para o Rio Grande do Sul, ajudou a desenvolver o Estado do Rio Grande e introduziu essa prática do cultivo da uva e, sobretudo, da fabricação dos bons vinhos.

            Isso mereceu, por parte de algumas universidades, uma pesquisa sobre a longevidade: por que, em Nova Petrópolis - acho que era esse o Município -, o pessoal consumia vinho e vivia até cem anos de idade? Você os vê ainda ativos, trabalhando, indo para a sua lavoura, fazendo atividades do dia a dia. São as propriedades das boas uvas, transformadas nesse bom líquido, que não é bebido como bebida alcoólica, mas, sim, como alimento, a partir da primeira refeição do dia.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - E quem não quiser tomar vinho que tome suco de uva!

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Exatamente!

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Ele é muito bom, é de toda a Região Sul.

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Exatamente!

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Meus cumprimentos pelo seu pronunciamento!

            O SR. DALIRIO BEBER (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Obrigado, Sr. Presidente. Um abraço!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2015 - Página 157