Pronunciamento de Blairo Maggi em 04/08/2015
Discurso durante a 16ª Sessão Solene, no Congresso Nacional
Destinada à a comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e os 45 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras.
- Autor
- Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Blairo Borges Maggi
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Destinada à a comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e os 45 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras.
- Publicação
- Publicação no DCN de 05/08/2015 - Página 17
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- REGISTRO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, COOPERATIVISMO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS, IMPORTANCIA, SISTEMA COOPERATIVISTA, INCLUSÃO SOCIAL, SUSTENTABILIDADE, DECLARAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ANO INTERNACIONAL, COOPERATIVA.
O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senadora Amélia. Cumprimento V. Exa., o Deputado Osmar e os demais componentes da Mesa, as Sras. e os Srs. Senadores e Senadoras, Deputados e Deputadas.
O cooperativismo tem firmado sua participação e posição de destaque na economia do Brasil nos últimos anos. Cooperativa significa inclusão social, sustentabilidade e tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa.
Em 8 de junho, foram comemorados os 45 anos de registro da Organização das Cooperativas Brasileiras -- OCB, e, em 4 de julho, o 93° Dia Internacional do Cooperativismo. É, assim, um sistema que tem grande diferencial na força da união de pessoas e que, portanto, tem muito a comemorar.
Nos registros da OCB estão 6,8 mil cooperativas, o que, segundo a organização, possibilita afirmar que pelo menos 11,5 milhões de brasileiros são associados. Considerando o universo familiar, é possível garantir que cerca de 46 milhões de pessoas estão ligadas diretamente ao cooperativismo, o que equivale a 22,8% da população brasileira. Esses são números bastante significativos, e, quando o assunto é geração de emprego, os números também mostram a força do setor. Segundo dados da OCB, as cooperativas brasileiras empregam formalmente 337 mil pessoas no País.
Sr. Presidente, a Organização das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, tendo em vista o seu importante papel de agente de desenvolvimento econômico e social. De acordo com o Plano de Ação para uma Década Cooperativa, em 2020, o setor deverá ser visto como exemplo de sustentabilidade econômica, social e ambiental, como o modelo de negócio preferido pelas pessoas e como o tipo de empresa de mais rápido crescimento.
É preciso que o poder público compreenda melhor o funcionamento das cooperativas, consolidando ações efetivas para fortalecer ainda mais o setor. Estamos num momento em que o Brasil possui grandes desafios para voltar a crescer economicamente. O cooperativismo pode ser uma grande alternativa de inclusão produtiva e de transformação da vida de milhares de pessoas no País.
Sr. Presidente, quero parabenizar o Deputado Osmar Serraglio, Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, que preside neste momento esta sessão, e também a Vice-Presidente da Frente, a Senadora Ana AméIia, pela iniciativa de realizar esta sessão solene para homenagear justamente o movimento cooperativista
nacional.
Parabéns a todos!
Muito obrigado. (Palmas.)