Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Anúncio da inauguração da Expointer, no Rio Grande do Sul e comentários sobre a questão da defesa sanitária animal e vegetal.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Anúncio da inauguração da Expointer, no Rio Grande do Sul e comentários sobre a questão da defesa sanitária animal e vegetal.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2015 - Página 36
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ANUNCIO, EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL, RIO GRANDE DO SUL (RS), ASSUNTO, AGRICULTURA, AGROPECUARIA, COMENTARIO, DEBATE, REALIZAÇÃO, LASIER MARTINS, SENADOR, DEFESA SANITARIA, ANIMAL, VEGETAÇÃO, DEFESA, NECESSIDADE, FISCALIZAÇÃO, PRODUTO, OBJETIVO, PRESERVAÇÃO, QUALIDADE.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Eu queria, Senador, aproveitar, já que... Como nos disse o Senador Cássio Cunha Lima, dada a necessidade de economia do tempo, pois vão ter que fazer a troca dos carpetes aqui do plenário... Aliás, será bom, porque isso vai dar uma limpada nos ácaros que estão infernizando as vias respiratórias dos servidores, dos assessores, de todo mundo que frequenta o local - da segurança também. É importante, é um carpete de muito uso e também a temperatura é muito baixa aqui dentro - além disso, em Brasília, a umidade relativa do ar hoje estava menos de 40%. Então, a gente tem sofrido as consequências desse processo.

            Mas eu queria, a despeito disso... O telespectador deve estar pensando: “O que essa Senadora está falando?” Eu quero que a população entenda como é que a gente vive aqui dentro deste ambiente também, compartilhar com as pessoas.

            Eu queria apenas renovar... O Senador Lasier Martins já mencionou a relevância da Expointer. Na verdade, amanhã, na inauguração, é o último dia da feira... Amanhã, sexta feira, sábado e domingo, que é o último dia.

            Realmente, a gente, passando pelos pavilhões da Expointer, percebe um clima completamente diferente deste da crise que nós estamos vivendo.

            Eu estive com a Ministra Kátia Abreu, que estará amanhã lá, e ela estava me perguntando como é que era o ambiente e o clima, e eu disse: “O que eu vi lá é uma coisa um pouco diferente”. Até porque, como disse bem o Senador Lasier, a agricultura, de um modo geral, é o único setor - e V. Exª, de Santa Catarina, também atesta isto - que vem dando boas notícias no meio desta crise - crise econômica, crise política, crise federativa, crise do déficit das contas públicas da União, dos Estados e Municípios. Portanto, o setor agropecuário precisa desse olhar mais atento dos governos, especialmente do Governo Federal, e a presença da Ministra amanhã vai ser relevante nesse processo.

            Nós vamos estar na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, da qual V. Exª é membro titular - para o meu orgulho - e também o Senador Lasier Martins, promovendo um debate, a partir das 14h, relativo à questão da defesa sanitária animal e vegetal. Este é um tema muito relevante para o País: a política nacional que trata dessa questão e da relação entre a União, os Estados e os Municípios nesse processo de fiscalização.

            O Brasil hoje é o maior exportador - produtor e exportador - de carnes. Mas eu digo, Senador, que a maior parte da carne é produzida em princípios de alta qualidade, fiscalizados pelo famoso SIF, o Sistema de Inspeção Federal, o que dá ao consumidor brasileiro, em primeiro lugar, o privilégio de receber um produto de qualidade. Não é o produto de qualidade que vai para fora, ele fica aqui dentro, porque 90% ou 80% da produção são consumidos aqui dentro, no mercado interno. Então é preciso saber também isso.

            Aliás, quando houve o episódio da vaca louca, o Canadá fez um carnaval com aquilo. Foi muito bom, porque, pela primeira vez, os brasileiros puderam ver... A televisão foi mostrar onde era o frigorífico, qual era o boi criado a pasto e que não havia nenhum risco, porque nós temos uma extensão de áreas que não tem a Europa, onde nasceu essa doença. Então, todo esse cenário mostra a relevância do tema.

            Então, a defesa sanitária, a qualidade sanitária, seja da carne, seja das frutas... Santa Catarina e o Rio Grande têm maçã de excelente qualidade. Estive visitando São Joaquim, fui recebida com toda a atenção dos nossos amigos produtores de maçã e fiquei encantada, Senador Dário Berger. E o Rio Grande do Sul também, a minha terra - Lagoa Vermelha, Vacaria, Caxias do Sul e Antônio Prado -, tem áreas de grande qualidade, com produtos e frutas de grande qualidade.

            Mas elas têm que ser certificadas, têm que ser fiscalizadas para que o consumidor aqui, que vai ao Ceasa, que vai ao supermercado, saiba que o produto nacional, o produto brasileiro - a carne suína catarinense, gaúcha ou paranaense, a carne de frango, a carne bovina - tem essa qualidade para o consumidor brasileiro. Não se pode ter a ideia de que só o que é bom vai para fora. Não, pelo contrário: a maior parte do que é feito é consumida aqui dentro, por este mercado. Então, eu queria renovar o convite e agradecer a V. Exª por essa disposição.

            E queria renovar também a confirmação de que o Vice-Presidente Michel Temer já se reuniu mais de três vezes com Governador Sartori e com o Ministro Joaquim Levy para tratar dessa questão. Claro que se busca uma alternativa política, mas ela esbarra, exatamente, na questão dos contratos. E aí a gente vai, talvez com esse projeto, resolver essa questão.

            Muito obrigada, Senador Dário Berger.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2015 - Página 36