Pela ordem durante a 152ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário sobre o andamento da CPI que investiga as suspeitas de fraude no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal - carf.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
  • Comentário sobre o andamento da CPI que investiga as suspeitas de fraude no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal - carf.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2015 - Página 47
Assunto
Outros > CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Indexação
  • COMENTARIO, ANDAMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ASSUNTO, INVESTIGAÇÃO, SONEGAÇÃO FISCAL, CONSELHO ADMINISTRATIVO, RECURSO FISCAL, RECEITA FEDERAL, ENFASE, APREENSÃO, DOCUMENTO, CONTABILIDADE, EMPRESA, SOLICITAÇÃO, QUEBRA DE SIGILO, FINANÇAS, TELECOMUNICAÇÃO, SIGILO BANCARIO.

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei bem breve, Sr. Presidente, para não atrapalhar o nosso orador, o Senador Donizeti.

            Quero só fazer um registro. A Agência de Notícias da Polícia Federal, com relação à Operação Zelotes, deflagrada em março deste ano, no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)... O Senado Federal tem em andamento uma CPI, que é presidida por mim e tem como Relatora a competente Senadora Vanessa Grazziotin.

            A Agência de Notícias da Polícia Federal, hoje, dia 3 de setembro de 2015, cumpre novas buscas da Operação Zelotes.

A Polícia Federal, em conjunto com a Corregedoria do Ministério da Fazenda e Receita Federal, cumpriu hoje, três novas buscas no âmbito da Operação Zelotes. O objetivo é arrecadar documentos contábeis de algumas empresas investigadas para auxiliar as análises e perícias do interesse da investigação que apura denúncias de manipulação em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em escritórios de contabilidade, sendo cinco em Brasília/DF, um em São Paulo e três em Santo Ângelo/RS. Também foi solicitada a quebra de sigilo fiscal, bancário e telemático de todo o material apreendido.

Com essas medidas, os investigadores esperam ter acesso a materiais que possam reforçar as provas sobre o envolvimento de 12 empresas e 11 pessoas físicas no esquema fraudulento que vinha causando potenciais lesões aos cofres públicos.

            E, hoje, Sr. Presidente, tivemos uma reunião onde ouvimos um inquirido, um convocado por nome de Hugo, que trabalhava num escritório onde concentrava essa quadrilha e que pôde dar informações precisas aos trabalhos, hoje, da nossa Comissão Parlamentar de Inquérito do Carf.

            Muito obrigado, Sr. Presidente!

            Muito obrigado, Senador Donizeti, pela tolerância!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2015 - Página 47