Fala da Presidência durante a 127ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário das atividades da TV Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 10
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, ASSUNTO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ELOGIO, PROGRAMAÇÃO, LIDER, AUDIENCIA, ANUNCIO, LANÇAMENTO, PREMIO, SENADO, JORNALISTA, CONTRIBUIÇÃO, JORNALISMO, BRASIL.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Presente na quase totalidade dos 5.570

Municípios brasileiros, com um padrão de qualidade e excelência de programação, a Rede Globo é motivo de

orgulho do País por tudo que já realizou nas cinco décadas de existência,l para as quais o Senado Federal realiza esta sessão de homenagem.

     Desde a década de 70, quando começou a se destacar entre as emissoras de televisão do País, a TV Globo, progressivamente, tornou-se um dos mais prestigiados e influentes meios de comunicação do País em vá- rios setores, tanto no aprimoramento tecnológico quanto na melhoria de qualidade de seus produtos, seja no jornalismo, seja na prestação de serviço ou ainda no setor de entretenimento.

Basta lembrar que a Rede Globo foi a primeira emissora do País a ter rede nacional; a primeira a ter programação totalmente em cores; a primeira com sinal digital nas 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal; a primeira emissora brasileira a ter domínio de internet personalizado; a primeira a ter um telejornal transmitido em rede nacional, e a primeira em muitos outros quesitos.

     Líder de audiência, a emissora faz chegar seu sinal a 98% dos Municípios de nosso País, com uma média de 170 milhões de telespectadores, por meio de cinco emissoras próprias e de suas 117 afiliadas, pertencentes a diversos grupos empresariais.

     Mas não somente em solo brasileiro a Rede Globo revela seu protagonismo, pois se encontra presente em mais de uma centena de países por meio da Globo Internacional. Dona do maior complexo de televisão da América Latina, a emissora tem seu conteúdo assistido por cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

     Poderíamos destacar também, nesta sessão comemorativa de seus 50 anos de existência, suas transmissões. Por meio delas, podemos sempre assistir a vários programas: eventos esportivos, a beleza plástica das nossas escolas de samba, o calor das manifestações populares, o desenrolar de nossas eleições e muitos outros eventos que fazem parte do nosso cotidiano.

     Além de suas transmissões, quero também ressaltar as suas realizações. Para não ser enfadonho, recorro apenas a algumas daquelas que se repetem a cada ano: Globo Comunidade, a campanha Criança Esperança e o show de final de ano do Roberto Carlos.

     O setor de dramaturgia da Rede Globo é um capítulo a parte. Dificilmente encontraremos um brasileiro que não tenha em seu imaginário um personagem símbolo de nossas características humanas. Sua linha de novelas, minisséries e adaptações literárias tem sido, ao longo desses 50 anos de existência, um dos principais entretenimentos das famílias brasileiras.

     E não somente aqui no Brasil as novelas da Globo têm feito tanto sucesso. Desde 1977, quando exportou a obra do genial Dias Gomes, “O Bem-Amado”, a produção artística da principal emissora brasileira tem levado para o mundo afora nossos costumes, nossa cultura e nossos problemas. São hoje centenas de países que tomam conhecimento do Brasil por meio das novelas da Rede Globo.

     E aqui quero destacar ainda um traço muito próprio da Rede Globo de Televisão, que outro não é senão a valorização e difusão de nossa cultura. Não apenas em todo o mundo, como já disse, mas principalmente no Brasil, entre nós mesmos. No plano pessoal, a representação de nossos arquétipos, por meio da produção artística, é importante também para a formação de nossa autoestima.

     Encerrando, eu quero aproveitar a oportunidade de o Senado Federal homenagear esse veículo de comunicação e, mais uma vez, reiterar a firme posição do Senado Federal como guardião da liberdade de expressão. Quaisquer insinuações, gestos ou atos no sentido de restringir ou inibir a liberdade de expressão, a qualquer título ou a qualquer pretexto, terão - eu já disse e queria reafirmar - uma resposta altiva deste Congresso.

     Desejo ainda aproveitar a oportunidade para comunicar que este ano, com muita satisfação, com muita honra, o Senado Federal vai realizar a primeira edição do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico. É um reconhecimento do Senado Federal aos profissionais desse setor que tenham contribuído para o jornalismo brasileiro.

     As indicações serão feitas pelos Senadores, e os premiados, escolhidos por um conselho, que terá a seguinte composição: os Senadores José Agripino, Lasier Martins, Cristovam Buarque, Jader Barbalho, Ana Amélia, José Medeiros, Blairo Maggi, Marcelo Crivella, Roberto Rocha, Eduardo Amorim, Omar Aziz, Tasso Jereissati, Randolfe Rodrigues, Jorge Viana e Fernando Collor.

     É, portanto, com a lembrança da vocação da Rede Globo de valorizar a nossa brasilidade que encerro as minhas palavras, dando os parabéns a todos os funcionários e dirigentes da Rede Globo. E principalmente à família de seu fundador, o jornalista Roberto Marinho, cujo legado seus filhos Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho tão brilhantemente cuidam de preservar.

Muito obrigado a todos pela presença. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2015 - Página 10