Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da filiação do Governador Pedro Taques ao PSDB.

Autor
Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Aécio Neves da Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Anúncio da filiação do Governador Pedro Taques ao PSDB.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2015 - Página 147
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • REGISTRO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, PEDRO TAQUES, GOVERNADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

     O SR. AÉCIO NEVES (Pela liderança. Bloco Oposição/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) - Agradecemos

a V. Exª, Senador Raimundo Lira. São importantes seus esclarecimentos, mas eu posso lhe dizer, em nome do PSDB, Partido que presido, que, sempre que V. Exª se senta nessa cadeira, para todos nós é motivo de enorme tranquilidade, pelo equilíbrio, sensatez, experiência política e honradez de V. Exª. Portanto, para nós, da oposição, é sempre fator de muita tranquilidade tê-lo presidindo os trabalhos desta Casa em qualquer circunstância.

    Mas eu ocupo por alguns instantes esta tribuna, no horário da Liderança do meu Partido, o PSDB, quando nos preparamos para a votação de mais uma proposta do Governo, danosa para os trabalhadores brasileiros, porque impactará fortemente em vários setores da atividade econômica, e, obviamente, a repercussão nos empregos será muito grave.

     Já antecipo aqui, já na presença dos Líderes Aloysio Nunes, Senador Cássio Cunha Lima e demais companheiros do PSDB, que nós votaremos para a manutenção da desoneração, proposta lá trás por este mesmo Governo, para que nós não tenhamos também essas incertezas permanentes na política econômica brasileira que, obviamente, agravam, nesse momento de recessão profunda por que passa a economia, a situação dos empregos. Este ano, já foram mais de 500 mil empregos que deixaram de existir, postos de trabalho que foram fechados, e é importante que as empresas possam ter o mínimo de competitividade para, obviamente, garantir

os postos de trabalho que ainda mantêm.

    Feito esse registro, Senador Ataídes, senhoras e senhores, o fato que me traz hoje a esta tribuna, em um momento de tantas notícias ruins que nós, brasileiros, ouvimos todos os instantes, é para dar aos companheiros do PSDB, da oposição em especial, mas a este Plenário uma notícia alvissareira. Todos nós acreditamos que a política depende da qualificação, do preparo, da qualidade dos quadros que nela militam. Nós nos preocupamos sempre com essa degradação generalizada da atividade política, porque ela acaba impactando negativamente em novos quadros que poderiam militar na política e acabam por não fazê-lo, com medo de, de alguma forma, contaminarem-se. Mas, como um antigo pensador já disse, não existe profissão mais vil do que a política, compreendida como profissão, mas não existe nenhuma atividade mais nobre do que a atividade política, quando exercida por vocação.

    E é com esse chamamento que comunico ao Plenário, às Srªs e aos Srs. Senadores que, a partir de hoje, estará filiado aos quadros do PSDB, Partido que presido nacionalmente, um dos mais qualificados quadros po- líticos da vida nacional, que esta Casa conheceu muito bem, que aqui, em pouco tempo, fez história, pelo seu equilíbrio, pela sua independência e pela sua coragem de ser sempre leal à sua consciência, não a eventuais conveniências, muitas vezes, inclusive, contrariando posição do seu Partido, porque essas posições contrariavam aquilo em que acreditava e continua acreditando. Portanto, com uma alegria imensa no coração, porque significa um reforço muito grande ao Partido, que combate hoje o que vem acontecendo no Brasil, patrocina- do pelo Governo Federal, a partir de agora, passa a ser companheiro tucano o Governador do Mato Grosso, ex- Senador Pedro Taques. O Senador me autorizou a comunicar em plenário, hoje, a sua decisão, depois de ter recebido convite de todas as principais lideranças tucanas do Brasil, em especial do nosso Presidente de honra, Fernando Henrique Cardoso.

    O que posso afirmar é que Pedro Taques encontrará no seio tucano, no conjunto dos outros partidos de oposição, um terreno absolutamente fértil, para que continue a defender as suas ideias, mas que, além disso, possa defender os interesses do seu Estado, o que vem fazendo com absoluta correção.

    Portanto, um momento importante, em que alguns partidos têm dificuldade de caminhar pelas ruas. O PSDB, ao contrário, tem, cada vez mais, percebido a sua conexão com o sentimento da sociedade brasileira. Ao receber quadros como esse, não tenho dúvida alguma de que está simbolizado, da melhor forma possível, o momento extraordinário por que passa o nosso Partido.

    Saúdo, mesmo a distância, o companheiro Pedro Taques. Muito bem-vindo! O PSDB será sua trincheira para que juntos possamos construir um tempo de maior desenvolvimento econômico e social para o Brasil e, obviamente, melhor bem-estar para a população do seu Mato Grosso.

O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Senador Aécio.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Com prazer, dou a palavra ao Líder Cássio Cunha Lima. O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Apenas para, em nome da Bancada que tenho a honra de liderar, também trazer a palavra de boas-vindas ao Governador e Senador Pedro Taques, que se tem constituído numa referência nessa nova política do Brasil. Durante a minha vida inteira, ouvi meu pai, o nosso poeta Ronaldo Cunha Lima, dizer que política se faz como sacerdócio, e não como negócio. É exatamente o que o Governador Pedro Taques tem feito na sua curta militância partidária, porque vida pública ele já tinha. É egresso do Ministério Público Federal. Já no Ministério Público Federal fez um belo trabalho. Disputou a primeira eleição. Foi eleito Senador, pelo Mato Grosso, de forma consagradora e, quatro anos depois, o povo do Mato Grosso, com seu discernimento e sabedoria política, elege-o Governador do Estado. Qualquer partido estaria festejando, celebrando o ingresso de um quadro da estatura moral, da decência, da competência, do saber jurídico, do conhecimento, da ética, do tirocínio, do senso de justiça que tem Pedro Taques. Então, na condição de Líder do PSDB no Senado, falo por toda a nossa Bancada, aqui presentes o Senador Aloysio Nunes, o Senador Flexa e todos, enfim, que compõem a nossa Bancada, a saudação ao ingresso de Pedro Taques ao PSDB, engrossando essa fileira que estamos formando junto com o povo brasileiro, para que possamos promover as mudanças de que este País tanto necessita, sobretudo no campo da ética. E é a postura ética, a correção

moral, a decência de comportamento do Governador Pedro Taques que nos animarão ainda mais nesta luta.

O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço a V. Exª.

O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Senador Aécio.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - O Pedro Taques é a cara nova da política brasileira. É o que os brasileiros esperam.

    Eu darei a palavra ao Senador Blairo Maggi e, em seguida, ao Senador José Serra, conterrâneo que é do Governador Pedro Taques, que a havia solicitado. Tenho certeza de que o Governador Pedro conversou também com o Senador Blairo antes dessa decisão.

É uma alegria ouvir o Senador e, em seguida, o Senador Serra.

    O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Muito obrigado. Quero saudar V. Exª, Presidente do PSDB, e cumprimentar o Partido pela recepção ao Governador Pedro Taques, que se filia ao PSDB a partir desta data. Eu não tenho dúvida nenhuma das qualidades do Governador Pedro Taques, que foram aqui já elencadas pelo Líder Cássio. Quero dizer que, assim como o PSDB espera bastante do Governador Pedro Taques, o Esta- do de Mato Grosso também espera bastante do PSDB. E não tenho dúvida nenhuma de que vocês farão uma grande parceria política nesse momento. O Governador precisava fazer um movimento político e escolheu o partido olhando para o futuro. Não tenho dúvida nenhuma disso. E tem o meu entusiasmo, embora não me deva nenhuma satisfação com isso, mas tem o meu entusiasmo, ao ver a movimentação política que o Governador do Estado de Mato Grosso faz neste momento. Parabéns ao PSDB e parabéns também ao Governador Pedro Taques.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço a V. Exª. É muito importante o seu testemunho, Senador Blairo Maggi.

Senador José Serra, é com prazer que ouço V. Exª.

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - O Senador, nosso Líder, Cássio Cunha Lima, falou em nome da Bancada. Eu queria me congratular com o PSDB pelo ingresso do Pedro Taques, um homem público de grande qualidade, um jurista bem formado e voltado para a área pública. Eu queria só observar algo interessante e diferente.

(Soa a campainha.)

    O Senador Pedro Taques deixa um partido que, com todo o respeito, é da Base do Governo e vem para um partido de oposição, no exercício do cargo de Governador, que é algo muito diferente, inusitado, eu diria, na política brasileira. Eu queria apenas deixar esse comentário, mandar meu abraço ao Pedro e me congratular com a direção do PSDB, na pessoa do Presidente, por essa, como se diria, aquisição para o Partido.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço a V. Exª. A palavra de V. Exª, certamente, está sendo ouvida neste instante em Mato Grosso e estimula ainda mais o nosso novo companheiro.

Senador José Medeiros, ouço V. Exª com satisfação.

    O Sr. José Medeiros (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT) - Senador Aécio, também quero me congratular com o PSDB. Nós, do PPS, também fizemos o convite, mas o Senador Pedro Taques está indo para o PSDB. Primeiro, ele já tinha um alinhamento com o PSDB, e eu diria que o Partido está de parabéns porque esse novo quadro tem tudo a ver com esse novo momento da política brasileira. Aliás, antes mesmo das manifestações de 13 de junho, Senador Aécio, aquelas bandeiras que foram para as ruas já eram as bandeiras que levaram o Senador Pedro Taques a ser Senador da República e, agora, Governador. Então, parabéns ao Senador Pedro Taques e parabéns ao PSDB!

O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço a V. Exª. Senador Agripino, Senador Aziz, na sequência, e Senador Aloysio.

    O Sr. José Agripino (Bloco Oposição/DEM - RN) - Senador Aécio Neves, eu gostaria de fazer o registro, primeiro de tudo, da inveja que eu tenho de V. Exª pelo fato de estar recebendo um quadro da qualidade de Pedro Taques, que foi um Senador que conviveu conosco durante quatro anos, com quem nós tínhamos uma excelente relação política e pessoal e admiração especial pela envergadura moral de S. Exª. Mas quero destacar também a coragem de Pedro Taques, porque ele é Governador de um Estado. Todo Governador precisa do amparo do poder central, e ele está fazendo a opção partidária por um partido de oposição. E ele sabe que é possível que isso venha a ter consequências no que diz respeito à transferência de recursos, à concessão de empréstimos, mas ele faz uma opção partidária olhando para o futuro, olhando para frente. Ele olha para o Brasil que todos nós queremos mudar. E ele muda agora, saindo de um partido, olhando para o futuro e tomando a iniciativa de se mudar para um partido de oposição. Eu me sinto gratificado, porque, ao lado do PPS, ao lado do Solidariedade, o Democratas e o PSDB vêm há anos. Anos! O Democratas, há 12 anos, vem exercendo uma posição ao lado do PSDB. E estamos, nesse momento, enfrentando uma quadra de grande dificuldade no campo político e econômico, mas sintonizados com a sociedade, com o desejo da sociedade de ver o Brasil avançar; e não vai avançar pelos quadros dominantes desse momento, pelos quadros do PT desse momento. De modo que quero, mais do que me congratular com o PSDB, quero me congratular com a coragem cívica do Senador, do Governador, do homem público Pedro Taques, que faz uma opção pelo futuro ao se filiar ao PSDB.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - V. Exª sintetiza, de forma muito clara, o sentimento de todos nós, quando fala da coragem de Pedro Taques. Eu tive a oportunidade também de registrar, nas inúmeras conversas que tivemos, que se trata, sim, de um ato de coragem, mas, quando se busca fazer algo pensando no futuro, acho que são superadas as dificuldades momentâneas.

Posso dizer a V. Exª, amigo querido, Senador José Agripino, que se sinta também, de alguma forma, homenageado, porque a nossa caminhada para um Brasil diferente é uma só, e Pedro Taques, do PSDB, é um Pedro Taques muito próximo do Democratas e da luta de V. Exª pelo início de um novo e virtuoso ciclo no Brasil, onde a decência e a eficiência dos governos possam caminhar juntas.

Agradeço o aparte de V. Exª.

    Com muita alegria, concedo um aparte ao Senador Acir Gurgacz, Líder do PDT, Partido ao qual pertencia Pedro Taques.

    O Sr. Acir Gurgacz (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - Senador Aécio, eu não poderia ser diferente. La- mento, em nome do PDT, a saída de Pedro Taques do nosso Partido, mas pontuo a importância que o Senador Pedro Taques tem e teve no PDT. S. Exª contribuiu muito para o nosso Partido, não só aqui, no Senado, como também no Mato Grosso, principalmente como Governador do Estado do Mato Grosso. Desejo boa sorte, su- cesso ao nosso Governador Pedro Taques. Tenho certeza de que o seu coração continuará sendo pedetista. Um abraço ao nosso amigo, nosso colega Pedro Taques e desejo, realmente, sucesso a ele nessa nova caminhada, nessa nova jornada, mas seu coração sempre vai ser pedetista, Senador Aécio. Muito obrigado.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço, Senador Acir, a contribuição de V. Exª. Tenho certeza de que cala fundo também no peito de Pedro Taques, o que mostra a dimensão política das relações que vocês estabeleceram, compreendendo o novo momento político do Brasil. V. Exª, aqui, cumprimenta o Senador Pedro Taques, que sai do seu Partido. Repito: essa é uma demonstração da dimensão política de V. Exª, e nós, tucanos, agradecemos.

Senador Aloysio Nunes Ferreira e, em seguida, os Senadores Randolfe Rodrigues e Waldemir Moka.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Senador Aécio, já me sinto plenamente representado pelo discurso que V. Exª fez, saudando esse novo companheiro nosso que acaba de se filiar ao PSDB, o Governador Pedro Taques. Igualmente às palavras do Líder Cássio Cunha Lima, seriam mais do que suficientes para que, subscrevendo-as, eu me sentisse também autor dessa saudação. Mas eu quero dizer a V.Exª e aos co- legas que há um toque muito pessoal nesta minha manifestação de alegria, pois durante os quatro anos que convivi com Pedro Taques eu me aproximei muito dele. Pedro Taques começou sua carreira jurídica no Estado de São Paulo, como Procurador do Estado de São Paulo, carreira que eu também abracei quando voltei do exílio. A família Taques tem uma longa história em São Paulo. Um ancestral seu - Pedro Taques também - escreveu um livro magnífico, lá pelo século XVIII, sobre as famílias paulistanas, uma espécie de genealogia paulista daquele período. Mas Pedro Taques conviveu comigo muito de perto na Comissão de Constituição e Justiça. Ali eu tive ocasião de apreciar muitos aspectos da sua personalidade. O senhor já destacou, com a sua sabedoria política: Pedro Taques é jurista. Mas, como dizia um antigo professor meu da Faculdade de Direito, um jurista que é apenas um jurista é uma triste coisa. Pedro Taques não é apenas um jurista. Pedro Taques tem o sentido da justiça e do direito como tecidos vivos, tecidos absolutamente impregnados na sociedade e cânones para a ação, cânones para a construção. Pedro Taques sempre teve vocação política. Pedro Taques nunca abandonou o gosto pela inovação, pela mudança, pelo combate, pelas boas causas. Na Comissão de Constituição e Justiça, foi um conselheiro de todos nós. Está aqui a meu lado o meu colega Randolfe Rodrigues, que muitas vezes se aconselhou da sabedoria e do bom senso de Pedro Taques. Fico muito feliz com a sua filiação. É um sinal de saúde política do nosso Partido. Pedro Taques deixa, aqui no Senado, como suplente seu, uma figura notável, que é o nosso colega Senador José Medeiros. E vai para o governo de um Estado progressista, um Estado dinâmico, um Estado que sustenta o agronegócio brasileiro. Pedro Taques deixou aqui no Senado uma lembrança muito forte de amizade e de admiração. Deixou um trabalho parlamentar que ainda não foi concluído, meu prezado Presidente Senador Renan Calheiros, que é a atualização do Código Penal brasileiro.

V. Exª lançou uma agenda, a Agenda Brasil, que tem aspectos positivos. E eu queria chamar a atenção de V. Exª para o fato de que é preciso incorporar nessa Agenda a continuidade e a conclusão do trabalho que foi conduzido magistralmente pelo Senador Pedro Taques, que é a reforma do Código Penal Brasileiro, a atualização das nossas leis penais. Senador Aécio Neves, V. Exª está de parabéns por ter conduzido essa articulação tão exitosa, que permite que hoje nós estejamos comemorando o ingresso desse grande homem público, desse grande brasileiro no nosso Partido.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - É muito importante o depoimento de V. Exª, Senador Aloysio. E me lembro muito bem da grande parceria que V. Exªs faziam na Comissão de Constituição e Justiça, parceria que acabava por orientar muitos de nós pela extraordinária experiência, conhecimento jurídico e grande visão humanística que jamais faltou a Pedro Taques em toda a sua longa militância pública - não só política, mas pública.

Portanto, agradeço muito as palavras de V. Exª, que tocaram fundo no Governador Pedro Taques.

Com alegria, ouço o Senador Randolfe Rodrigues.

     O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Socialismo e Democracia/PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Meu caríssimo Senador Aécio, a exemplo do que fez ainda há pouco o Senador Agripino, permita-me expressar uma inveja no bom sentido e parabenizar V. Exª, porque tenho certeza de que foi a condução de V. Exª, como Presidente Nacional do PSDB, que possibilitou também o ingresso de Pedro Taques nos quadros do Partido. Com o Senador Pedro Taques - hoje Governador Pedro Taques -, nosso caro amigo, aprendi a ter aqui, no plenário do Senado e nas relações do Senado, uma relação de amizade da qual tenho orgulho. E ele, ao mesmo tempo, aqui serviu, e serve, de fonte de inspiração para todos nós em função da atuação que teve. Reitero os termos apresentados pelo Senador Aloysio. Temas como o Código Penal - e um dia desses ele mesmo me alertava que temos de debatê-lo no Congresso -, como a reforma da Lei de Introdução ao Código Civil, são temas que devemos incorporar na Agenda que foi apresentada aqui pelo Senador Renan Calheiros, são temas necessários e urgentes para o Brasil neste momento. O Partido conduzido por V. Exª ganha, e muito, porque não tenho dúvida de que Pedro Taques é uma das mais proeminentes lideranças políticas deste País. Ele tem dirigido o Governo do Estado do Mato Grosso com as dificuldades de um triste legado que lá recebeu, mas não tem governado olhando para o passado. Ele tem como uma de suas principais características olhar para frente. O PSDB e o Brasil estão de parabéns com a opção política do Senador Pedro Taques. Seja qual for a opção do Senador Pedro Taques, tem que ser saudada pelo que ele representa hoje para o Brasil. Cumprimento V. Exª pela condução. Cumprimento Pedro pela escolha e cumprimento o PSDB porque ganha um dos melhores quadros políticos deste País.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Senador Randolfe, V. Exª - eu sou testemunha - transformou-se talvez em um dos mais próximos amigos de Pedro Taques nesse período recente de convivência no Senado, porque V. Exªs encontraram identidade de formação, de conduta ética na política e, sobretudo, de propósito. Todos nós queremos um Brasil diferente, um Brasil onde o ódio possa ser substituído pela convergência, pela construção de pontes que nos levem à superação das enormes dificuldades que temos hoje.

    Portanto, a saudação de V. Exª é extremamente importante e espero que um dia nós possamos ainda voltar a conversar mais proximamente sobre o futuro, Senador Randolfe.

Senador Moka e, em seguida, o Senador Tasso Jereissati.

    O Sr. Waldemir Moka (Bloco Maioria/PMDB - MS) - Senador Aécio Neves, ao me dirigir a V. Exª, ao aparteá-lo, quero desejar ao meu amigo Pedro Taques toda a sorte. Eu tenho certeza de que ele enfrenta grandes dificuldades. Está muito difícil hoje governar, em função até de toda essa crise econômica. Quero parabenizar

V. Exª porque o PSDB recebe, na minha avaliação, um dos melhores homens públicos deste País. Pedro Taques representa o político que quer fazer as coisas de forma correta, com muita ética e lisura, e sempre muito preocupado em atender as necessidades da sua população. A minha inveja, positivamente falando, só não é maior porque V. Exª vai receber Pedro Taques, mas nós, do PMDB, queremos crer que, o mais breve possível, pode- remos contar com o seu companheiro de Bancada, o grande Senador Blairo Maggi, também do Mato Grosso. Um abraço a V. Exª e ao meu amigo Pedro Taques. Desejo-lhe sucesso, porque competência nunca lhe faltou. Muito obrigado, Senador Aécio Neves.

O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Eu é que agradeço a V. Exª, vizinho que é de Estado

- e acho que de esperanças - de Pedro Taques. Disse ao Senador Pedro ontem que ele conte com o reforço na já qualificadíssima Bancada do Mato Grosso dos seus 11 companheiros do PSDB, que aqui estarão vigilantes e atentos na defesa dos interesses desse Estado que vem contribuindo de forma extraordinária para o desenvolvimento do País. Não fosse hoje a contribuição do Centro-Oeste brasileiro e do agronegócio em especial, a situação extremamente grave seria ainda mais grave.

    Portanto, estaremos todos juntos aqui, irmanados no fortalecimento da infraestrutura e de ações que possam aumentar a produtividade e a competitividade daqueles que trabalham no campo e vêm sustentando o Brasil.

Ao final, dou a palavra, com alegria, ao Senador Tasso Jereissati e ao Senador Ataídes.

O Sr. Tasso Jereissati (Bloco Oposição/PSDB - CE. Sem revisão do orador.) - Senador Renan, Presidente desta Casa, Senador Aécio, queria também cumprimentá-lo como Presidente do PSDB, como Presidente do meu Partido, por ter trazido para as nossas fileiras um dos políticos mais respeitados do País nos dias de hoje. Eu, infelizmente, não tive o privilégio de conviver com ele aqui no Senado Federal, porque quando voltei ao Senado ele saiu para o Governo do Estado. Acompanhei o seu trabalho de longe, trabalho em que ele se destacou pela coerência, pela ética e pelo espírito público com que tratava das questões que aqui eram discutidas. Assim, firma-se uma tradição do nosso Partido, do PSDB, de crescer, mas não crescer a qualquer custo: crescer em cima da qualidade, do compromisso com ideais, do compromisso com a ética e da ideia de que nós podemos, sim, fazer deste País um país melhor. Fico muito feliz de ter ao nosso lado, nas nossas fileiras, um homem da qualidade do Governador Pedro Taques, que vem enriquecer ainda mais este Partido nosso, que é um Par-

tido de quadros, de gente competente e ética. Parabéns a V. Exª.

O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço as palavras de V. Exª, Senador Tasso. Caminhando para encerrar, antes de dar a palavra ao Senador Ataídes, eu gostaria apenas de tornar pú blica a extraordinária contribuição, para que Pedro Taques chegasse ao PSDB, do Presidente Estadual do Partido no Mato Grosso, Deputado Nilson Leitão, que se encontra aqui no plenário, o 1º Vice-Líder da nossa Bancada na Câmara dos Deputados, que se dedicou, ao longo de todos esses últimos meses, a inúmeras conversas, onde as convergências foram aflorando. Temos hoje este momento raro de comemorar não a chegada de mais um membro do Congresso, mais um Senador ou mais um Governador. Na verdade, Pedro é tudo isso, Pedro é tudo isso e um pouco mais. Por isso, a alegria de todos nós, tucanos, em estarmos comemorando hoje a sua filiação.

Senador Ataídes, a palavra final a V. Exª.

    O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO. Sem revisão do orador.) - Senador Aécio, Presidente do PSDB, eu não poderia deixar de parabenizá-lo por essa articulação e pela aquisição que V. Exª fez. Em 2011, quando eu cheguei a esta Casa, ainda suplente de Senador, sentei-me ao lado do Senador Pedro Taques numa Comissão e, nas suas primeiras colocações, percebi que se tratava de um homem diferenciado, pela sabedoria, pela ética, pela moral, por seus princípios e por suas atitudes, por sua coragem. Então, eu percebo, Presidente Aécio, do nosso querido Partido - Pedro Taques sabe que eu sou um fã de carteira dele -, que ele vem fortalecer ainda mais este grande Partido, o PSDB. Pedro Taques deixou um legado nesta Casa: de que é possível, sim, fazer política com ética e moral. Muito obrigado. Parabéns, mais uma vez, Presidente Aécio.

O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço a V. Exª.

    Encerro, Sr. Presidente, agradecendo todas as manifestações, que, na verdade, expressam um sentimento comum desta Casa. Pedro, com seu trabalho, com sua simplicidade, com seu inquestionável espírito público, é hoje merecedor de todas as homenagens de todos os partidos que aqui ocuparam o microfone.

    Encerro dirigindo-me a você, Governador e amigo Pedro Taques: seja muito bem vindo! No PSDB, junto com outras forças de oposição, vamos construir um caminho diferente para o Brasil, um caminho expresso por sua trajetória ética, honrada, sobretudo corajosa, na defesa dos interesses da sua gente do Mato Grosso e do Brasil. Hoje é um dia de festa para os tucanos. A vinda de V. Exª é o mais cabal dos testemunhos de que o PSDB é o futuro, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2015 - Página 147