Fala da Presidência durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta do Presidente Renan Calheiros à questão de ordem suscitada pelo senador Cássio Cunha Lima, com base nos artigos 308 e 309 do Regimento Interno, referente ao uso da palavra para o encaminhamento de matéria anunciada, informando que será concedida após a votação de requerimento para votação nominal do projeto.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Resposta do Presidente Renan Calheiros à questão de ordem suscitada pelo senador Cássio Cunha Lima, com base nos artigos 308 e 309 do Regimento Interno, referente ao uso da palavra para o encaminhamento de matéria anunciada, informando que será concedida após a votação de requerimento para votação nominal do projeto.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2015 - Página 192
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • RESPOSTA, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, CASSIO CUNHA LIMA, SENADOR, ASSUNTO, CONCESSÃO, USO DA PALAVRA, AECIO NEVES, OBJETIVO, ENCAMINHAMENTO, PRELIMINAR, MATERIA, SITUAÇÃO, ANUNCIO, VOTAÇÃO, DEFERIMENTO, PALAVRA, POSTERIORIDADE, APRECIAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTAÇÃO NOMINAL, PROJETO DE LEI.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Nós tínhamos combinado este procedimento, Senador Cássio: nós apreciaríamos os requerimentos, a começar por este requerimento, e, na apreciação da matéria, daríamos a palavra ao Senador Aécio Neves para encaminhar, como manda o Regimento.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO) - Sr. Presidente, regimentalmente, cada partido, o Líder tem o direito de fazer o encaminhamento. Isso é uma prerrogativa regimental.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Sem dúvida nenhuma.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO) - No momento em que o Líder faz a questão de

ordem embasada nos artigos do Regimento Interno, sendo ele o Líder, e concede o espaço ao Senador Aécio Neves, ele está mais do que acobertado regimentalmente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) -Não. Nós vamos garantir a palavra, como sempre.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO) - Nós temos que entender uma coisa só, Sr. Presidente. Eu peço aos colegas apenas uma compreensão.

A oposição muitas vezes pode não ganhar a votação, mas nós só temos uma maneira de fazer com que o que nós estamos defendendo chegue até a população brasileira pela TV Senado, que é exatamente o Regi- mento. Se nós seguirmos o Regimento, nós vamos promover o debate e o debate que vai durar não sei quantas horas, mas um debate que vai poder elucidar os que vão votar numa medida que trará sequelas graves à população brasileira.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Concordo exatamente com o Senador Ronaldo Caiado. O procedimento sugerido foi esse. O Senador Cássio Cunha Lima, na sua questão de ordem levantada, tem razão, mas por ocasião da votação da matéria. Então, o procedimento que nós sugerimos foi nós apreciarmos esse requerimento e, em seguida, nós garantiremos a palavra ao Senador Aécio Neves no encaminhamento da votação da matéria.

     Faremos isso, com muita satisfação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2015 - Página 192